sexta-feira, 6 de maio de 2011

Quatro Barras inaugura a maior Gibiteca da Região Metropolitana e a terceira do Paraná



Quatro Barras mais uma vez está inovando nas iniciativas culturais. Depois de criar o programa itinerante Domingão da Família, de implantar o Cine Clube Quatro Barras - que oferece sessões gratuitas de cinema à comunidade - e de oferecer cursos e espetáculos teatrais, a cidade agora está inaugurando sua primeira Gibiteca, a maior de toda a Região Metropolitana de Curitiba, e a terceira em todo o Paraná.

“É mais uma ação em prol do contraturno escolar, que incentiva a cultura, a leitura e, sobretudo, o conhecimento”, disse o prefeito Loreno Tolardo durante a cerimônia de inauguração realizada nesta terça-feira (26), na Casa da Cultura.

Segundo o prefeito, a gibiteca será mais uma opção de atividade para crianças e jovens nos períodos em que não estão na escola. “Uma das nossas metas sempre foi implantar a escola integral, mas hoje estamos vendo como os projetos de contraturno têm trazido bons frutos, porque diversificam as atividades, e com isso, agregam um grande número de participantes. Hoje atendemos mais de 2 mil alunos”, contou Tolardo.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha; o vice-prefeito Edison Wilmar Repinoski; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Olair Ribeiro Lago, também participaram da cerimônia, que reuniu secretários, estudantes e profissionais da área da Educação, e também comemorou a revitalização da Casa da Cultura, que recebeu nova pintura e layout.

“Estamos oferecendo uma nova proposta à Casa da Cultura, com a inauguração da Gibiteca - uma idéia que surgiu a partir do Curso de História em Quadrinhos, ministrado no ano passado e também neste ano pelo cartunista Enéas Ribeiro Correa, um incentivador da atividade. Desde então, a equipe vem mobilizando esforços e o resultado estamos vendo hoje: a implantação da maior gibiteca da região metropolitana de Curitiba. É a prefeitura mais uma vez investindo nos projetos voltados ao contraturno”, disse Fernando.

A Gibiteca
A Gibiteca de Quatro Barras abre as portas ao público com um acervo de mais de 2.500 exemplares, com gêneros variados, entre eles edições especiais, gibis importados, mangás, histórias de super heróis e uma infinidade de opções para todos os gostos e públicos. Em tamanho e acervo, a gibiteca está em terceiro lugar no Paraná, ficando atrás apenas da Gibiteca de Curitiba e da Biblioteca Pública do Paraná. Como as demais gibitecas do país, o espaço oferece ao público a leitura local, e para isso, disponibiliza mesas, cadeiras e pufes, funcionando de segunda a sexta-feira.

O professor do Curso de História em Quadrinhos e cartunista, Enéas Correa, explica a importância do espaço no contexto nacional. “A criação da gibiteca faz o município figurar entre os pólos nacionais da História em Quadrinhos. Nos últimos cinco anos, algumas ações foram realizadas neste segmento, mas normalmente são espaços acanhados dentro de bibliotecas, se resumindo a apenas algumas prateleiras. O grande diferencial de Quatro Barras é que além de ter um espaço destinado aos gibis, está oferecendo um Núcleo de História em Quadrinhos, dedicado à leitura e também à produção das histórias”, contou.

A moradora do Jardim Menino Deus, Zélia Maria Delgado, está otimista com a novidade. Seu filho Rômulo frequenta as aulas de História em Quadrinhos desde o ano passado e tem se envolvido na atividade cada vez mais. “É um espaço ótimo, que incentiva os jovens. Meu filho está tão empolgado, porque a coisa que ele mais gosta é desenhar, e aqui está tendo esta oportunidade”, disse.

A Gibiteca de Quatro Barras é um projeto da Prefeitura Municipal, que contou com o apoio de colaboradores, entre eles a Gibiteca de Curitiba, o Itiban Comic Shop, a Biblioteca de Pinhais, a Biblioteca Pública do Paraná, Editora Luz e Vida e a empresa Tecnoflex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.