por Marcelo Freire, no Foz Notícia via boca maldita
O diretor Geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, está ansioso para um desfecho sobre a candidatura a prefeito. Samek tem apoio do partido e já manifestou desejo de disputar as eleições na cidade onde nasceu. Mas a decisão está nas mãos da presidente Dilma Roussef. Por isso o diretor tenta um encontro com a presidente para acabar com a indefinição. A reunião só não aconteceu ainda por mudanças na agenda de Dilma.
Na sexta, 24, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, esteve em Foz para um encontro partidário. A presença dele criou uma expectativa grande nos bastidores da política iguaçuense. Líderes de outras siglas, vereadores e militantes petistas acompanharam o evento á espera de um anúncio oficial sobre a candidatura de Samek, o que não ocorreu.
Falcão demonstrou apenas otimismo em relação a candidatura de Samek. “No que depender da direção nacional do partido o Samek vai ser prefeito de Foz do Iguaçu, mas essa decisão não cabe a mim. O Samek tem muitos projetos em Itaipu, e a presidente Dilma tem conhecimento disso”, destacou o presidente petista.
O maior empecilho para a saída de Samek da Itaipu é a instabilidade na direção da estatal no país vizinho. Em nove anos já foram trocados sete diretores paraguaios. O diretor brasileiro é respeitado e tem um relacionamento bom no Paraguai, o que permite que projetos saiam do papel com facilidade e, principalmente, garante que problemas sejam facilmente resolvidos.
“ É preciso ter essa conversa com a presidente. Acredito que se resolve até abril (quando é necessário a descompatibilização do cargo e antes da convenção petista). O PT tem outros bons nomes para Foz e também há nomes em outros partidos para ocupar esta função (prefeito)”, pontuou Samek.
Um “não” de Dilma pode impulsionar outros nomes dentro do PT. Os petistas que mais despontam dentro da legenda são: Gilmar Piolla e Joel de Lima, ambos da Itaipu. No caso de a legenda não ter um candidato a prefeito, a preferência de apoio é para partidos aliados ao Governo Dilma. A aliança com siglas que compõem o grupo de aliados do PSDB no Paraná é remota.
O prefeito Paulo Mac Donald, o presidente estadual do PC do B, Chico Brasileiro, os vereadores Nilton Bobato, Sergio Beltrame, Hermogenes de Oliveira, o deputado estadual, Elton Welter e o deputado federal André Vargas, ambos do PT, acompanharam Rui Falcão no evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.