O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná impetrou ação na Justiça Federal nesta quarta-feira (24) para que todos os paranaenses sejam vacinados contra a gripe A H1N1. O órgão pediu na ação que se compre doses da vacina de forma imediata. A ação foi distribuída para a 2ª Vara Federal de Curitiba.
A população do estado é de aproximadamente 10,7 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A previsão é de que 5 milhões de paranaenses sejam imunizados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O mesmo posicionamento do MPF havia sido defendido em uma reunião de entidades médicas do Paraná que aconteceu no dia 15 de março. Naquele evento, o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), José Fernando Macedo, afirmou que a vacina era o único meio de impedir a transmissibilidade da nova gripe e, consequentemente, de um novo surto da pandemia.
Já a Sesa divulgou uma nota afirmando que não tinha sido notificada da ação do MPF e que a vacinação no estado segue o protocolo do Ministério da Saúde (MS).
O órgão informou também que irá discutir com o MS a possibilidade de ampliar a vacinação, assim como ocorreu anteriormente, quando os adultos entre 30 e 39 anos também foram incluídos na campanha de imunização contra a nova gripe. Apesar disso, estava descartada a hipótese de quebra do protocolo do MS.
A nota da Sesa dizia que “[...] o governo do estado (do Paraná) irá cumprir o protocolo do Ministério da Saúde que preconiza a vacinação para grupos específicos, que abrangem as faixas populacionais que epidemiologicamente apresentam os maiores riscos de complicação da doença. Desta forma, o Ministério da Saúde, responsável pela aquisição da vacina, disponibiliza as doses na quantidade relativa a população estimada em cada um destes grupos [...]”
Nada mais que justo! Vacina para todos!
ResponderExcluirhttp://www.hauly.com.br/noticia.php?idnoticia=5935
ResponderExcluirHauly quer Paraná totalmente imunizado contra gripe suína
Blog Diário Tucano – 04/02/2010
O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) reivindica que todos os cidadãos da região Sul, notadamente do Paraná, recebam a vacina contra a gripe Influenza A (H1N1). A região foi uma das áreas mais atingidas pela doença no ano passado, ao registrar o maior número de mortos. “Não houve critério regional para atender a essa população, que continuará correndo graves riscos por causa da questão climática”, alertou o tucano.
Falta de cobertura – O Ministério da Saúde divulgou a compra de 83 milhões de doses da vacina que começam a ser aplicadas em março de acordo com o critério de risco. Com isso, serão priorizados profissionais da saúde, população indígena, pessoas com problemas crônicos, mulheres grávidas, pessoas entre 20 e 29 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos e idosos com doenças crônicas. “Faltou incluir os estados onde há ocorrência de baixas temperaturas. Neles a ocorrência da gripe A foi altíssima”, reiterou.
Em ofício encaminhado ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, o tucano lembrou que embora não haja no país vacinas em quantidade suficiente para atender a todas as situações de risco, o governo brasileiro se propõe a doar parte de seu estoque para a Organização Mundial de Saúde. Enquanto isso, a população brasileira ficará sem o necessário atendimento preventivo.
Parabéns ao deputado Hauly pela grande iniciativa!
ResponderExcluir