"CHÁVEZ, CORAÇÃO DA PÁTRIA" - ESPERANÇA DA AMÉRICALATINA!
Chávez oficializa candidatura com ato da militância na Venezuela
AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, oficializou nesta segunda-feira a candidatura às eleições no país, em outubro, com um ato de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na capital Caracas. Chávez foi acompanhado de familiares e dirigentes do governo e de seu partido. Vestido com uma boina vermelha e com um conjunto esportivo com as cores do país, Chávez desfilou em um caminhão aberto com a frase "Chávez, coração da pátria", do Palácio de Miraflores, sede do governo, até o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), onde assinou a inscrição da candidatura, no último dia de postulações.
Fernando Llano/Associated Press | ||
Chávez mostra ata de inscrição nas eleições presidenciais da Venezuela, em que tenta seu terceiro mandato |
"Venho aqui cumprir a lei e me comprometo a reconhecer ante a Venezuela e o mundo o resultado das eleições presidenciais", disse.
Chávez aproveitou a ocasião para mostrar sua proposta e dizer que representa "a maioria dos venezuelanos, a construção da pátria independente, livre e socialista". O presidente foi acompanhado de seu irmão, Adán Chávez, das filhas Rosa Virginia e Rosinés e de membros do gabinete, como o vice-presidente, Elías Jaua.
Leo Ramirez/France Presse | ||
Presidente da Venezuela acena para militantes, em primeiro evento público em dois meses, nesta segunda |
CAPRILES
O candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, registrou neste domingo sua postulação às eleições no país, para enfrentar o atual mandatário Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato. O rival do presidente foi seguido por milhares de militantes em uma caminhada pela capital Caracas.
Capriles, 39, registrou a candidatura com roupas esportivas, após andar 10 km pela cidade, tentando fazer um contraste com o presidente, que se recupera de um câncer na região pélvica, retirado em uma cirurgia em fevereiro. "Em 7 de outubro vamos decidir não entre dois homens, mas entre duas formas diferentes de vida".
Em discurso, o rival de Chávez afirmou estar pronto para ser o presidente venezuelano. "Estou feliz por ter andado esses dez quilômetros de alegria, esperança, vida e fé. Eu desejo me tornar o presidente de todos os venezuelanos, tenho um compromisso com os venezuelanos. Não vou decepcioná-los"
Os militantes ocuparam as ruas com bandeiras e cantando o jingle do candidato. Algumas mulheres usaram camisetas com a frase "futura primeira-dama", uma brincadeira com Capriles, que é solteiro e recebeu diversas propostas de casamento durante a campanha.
As últimas pesquisas apontam vantagem de Chávez, mas com margens díspares, entre cinco e 36 pontos percentuais. O atual presidente tenta seu terceiro mandato, em que ficaria até 2019, completando 20 anos no poder pelo voto democrático.
Ariana Cubillos/Associated Press |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.