terça-feira, 26 de junho de 2012

PRESIDENTE RAÚL CASTRO DENUNCIA :- OS GOLPES DE ESTADO VOLTARAM A AMÉRICA LATINA!

BOL Notícias

Raúl Castro: golpes de Estado voltaram à América Latina, mas disfarçados

26/06/2012 -
  • Havana, 25 jun (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou nesta segunda-feira que os golpes de Estado voltaram à América Latina, mas "disfarçados", e que os últimos eventos no continente não o surpreendem, informou a imprensa oficial.

    Raúl Castro se referiu assim à situação política do Paraguai após o julgamento político e a destituição de Fernando Lugo da Presidência, em declarações dadas no aeroporto de Havana, onde se despediu do líder de Belarus, Aleksandr Lukashenko.

    O líder cubano lembrou o golpe de Estado no Chile em 1973, que "não foi planificado nem organizado por Augusto Pinochet", e ressaltou o fato de que "ainda são confidenciais os documentos que mostrariam o papel representado pelos Estados Unidos através de seu então secretário de Estado, Henry Kissinger".

    "Já naquela época o golpe de Estado era um método tão desprestigiado que surgem outros mecanismos como o das liberdades democráticas e dos certificados de boa conduta promovidos por Washington", disse Raúl.

    O governante também apontou que há alguns anos ele mesmo previu, em uma conversa com seu irmão e antecessor, Fidel Castro, que, "no dia em que os interesses dos EUA fossem ameaçados neste continente, voltariam os golpes de Estados, e voltaram, mas disfarçados".

    No último sábado, através de uma declaração oficial, o Governo de Cuba condenou "energicamente" o "golpe de Estado parlamentar" no Paraguai e anunciou que a ilha não reconhecerá autoridade alguma "que não emane do sufrágio legítimo e do exercício da soberania por parte do povo paraguaio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.