Por Cláudio Fajardo
Cuba foi a primeira estrela socialista a brilhar na América. Desde os primeiros anos da vitória da Revolução -1959-, o brilho daquela estrela tornou-se referência para a juventude do mundo todo, mas especialmente para toda uma geração de jovens generosos da América Latina. Cuba experimentou as virtudes e as vicissitudes de seu pioneirismo. Iniciou uma inédita trajetória de construção de uma sociedade mais justa e, por isso mesmo, despertou o ódio doentio das privilegiadas oligarquias tradicionais e dos ricos e opulentos proprietários e capitalistas norte-americanos.
Com entusiasmo, a construção do socialismo empolgou a população cubana. Sob a liderança dos revolucionários, dentre eles Fidel e Che, foi-se delineando uma estratégia de transformações sociais para o bem-estar da população da Ilha e, aí residia a ousadia, para o levante de todos os oprimidos, da América e também do continente negro da África. O impulso ideológico e a solidariedade daí decorrentes estão agora exibindo a sua fecundidade no desabrochar de uma nova era: a Cúpula de Cancún.
Depois de suportar quatro décadas de isolamento diplomático no continente americano e um bloqueio econômico cruel, Cuba se reúne com todos os países da América (América Latina e Caribe) exceto EUA e Canadá. Aquele isolamento na OEA (Organização dos Estados Americano) imposto pela hegemonia dos EUA é hoje página virada. Quem agora está amargando o isolamento -imaginem!- são justamente os Estados Unidos da América.
É muito bom estar vivendo estes dias, durante décadas de sofrimento, resistência e luta, somente nos melhores sonhos, socorridos pelo vigor ideológico, éramos capazes de encontrar o conforto ao imaginar que um dia isso pudesse acontecer.
http://blogdofajardo.wordpress.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E o cara que morreu na greve de fome? Um verdadeiro líder não deveria manter contato com a oposição? Opa, eu disse "oposição"?
ResponderExcluirFui aluna do professor Fajardo! Parabéns pela publicação do artigo!
ResponderExcluirLula levou o Fome Zero para Cuba... lá matou um grevista de fome que era apenas um preso político.
ResponderExcluirURIBE!!! PARE DE OUVIR TANTO A MIRIAM PORCONA E SE LIGA NOS FATOS!! SÓ MESMO O PIG PRA FAZER ALARDE COM A MORTE DE UM PRESIDIÁRIO QUE FAZIA GREVE DE FOME!
ResponderExcluirPreso politico em CÚba ???isso é invenção da PIG...
ResponderExcluirEm CÚba todos tem internet e liberdade pra postar na rede o que quiser...
Até preso politico tem internet e 8 refeiçoes por dia...