Secretário-geral e Nobel de Economia vão participar da apresentação do Relatório de Desenvolvimento Humano, que traz novos indicadores
Leia também |
PNUD lança curso sobre desenvolvimento Estudo do PNUD abordará fosso entre IDHs PNUD lança estudos para orientar RDH 2010 |
Imprensa |
COLETIVA PREPARATÓRIA PARA O LANÇAMENTO DO RDH 2010: O QUE: Apresentação de novos conceitos, índices e metodologias QUANDO: 01/11/2010, às 9h30 ONDE: Sede do PNUD Brasil, em Brasília ATENÇÃO: A apresentação oficial do novo RDH 2010 será no dia 4 de novembro, em NY, às 12h (meio-dia), hora de Brasília. No Brasil, a coletiva de imprensa será feita, sob embargo, no dia 3 de novembro, às 8h30, na sede do PNUD em Brasília. |
A próxima edição do Relatório de Desenvolvimento Humano, que vai celebrar os 20 anos do estudo e da criação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), será lançado em 4 de novembro (quinta-feira). No evento, na sede da ONU em Nova York, estarão presentes o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Nobel de Economia Amartya Sen, principal teórico do desenvolvimento humano e um dos criadores do IDH, a administradora internacional do PNUD, Helen Clark, e a principal autora da publicação, Jeni Klugman.
O RDH 2010, intitulado A Verdadeira Riqueza das Nações: Caminhos para o Desenvolvimento Humano, analisa as principais tendências do desenvolvimento nos últimos 20 anos, sobretudo nas áreas englobadas pelo IDH: renda, educação e longevidade. Ele também introduz inovações na medição de indicadores de gênero, desigualdade e pobreza extrema.
Um dos pontos centrais será o reforço da ideia, apresentada no primeiro RDH, de 1990, de que “as pessoas são a principal riqueza de uma nação”. O exame dos números mostrará que há diferentes vias para o desenvolvimento — não há uma fórmula única, de sucesso garantido. O cruzamento de dados aponta, por exemplo, que foi e é possível obter ganhos de longo prazo sem um crescimento econômico consistente. O relatório também analisa as relações entre desenvolvimento humano e liberdades políticas, autonomia (empoderamento), sustentabilidade e segurança humana.
A publicação do relatório — haverá versão impressa e on-line para dez idiomas, incluindo português — será acompanhada de uma série de recursos. O site do RDH será reformulado e trará ferramentas interativas para lidar com indicadores, a íntegra de todos os relatórios desde 1990, em PDF, tabelas estatísticas e perfis dos países-membros da ONU.
Haverá cinco vídeos sobre histórias de famílias (uma delas brasileira) ao longo dos últimos 40 anos e um com entrevista com Amartya Sen, vencedor do Nobel de Economia em 1998. O material que acompanha o relatório é composto ainda de um curso sobre desenvolvimento humano, on-line, gratuito e já disponível na página do PNUD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.