por Ernesto Aguiar
Ainda repercute com intensidade nos meios políticos, a performance da candidata eleita Presidente, Dilma Rousseff, no Paraná e especialmente em Londrina.
A pergunta que não quer calar, dá conta da pífia "contra-partida" em termos de votos auferidos para candidatura da Presidente naquela importante cidade do Estado e do Brasil.
Londrina carrega consigo uma belíssima história de luta e vitórias eleitorais da Esquerda.
Vem de lá em termos eleitorais a avalanche de votos que sempre garantiu inclusive pela influência, uma matriz progressista das forças políticas de nosso Estado.
Causa espécie que com três Ministros da República(Planejamento, Desenvolvimento Social e Combate a Fome e Chefia de Gabinete da Presidência) um atual Prefeito de Partido Aliado e um Secretário de Estado(Transportes), tenham tido tamanho repúdio das urnas e arrastado a pobre candidata de então, a resultados tão vexatórios!
Não precisa ser grande observador para notar o fracasso absoluto da candidatura nos dois turnos. Duro é explicar, mas como tudo tem explicação, vamos fazer algumas observações no sentido de, se não solucionar tal mistério, ao menos jogar luz para a sequência das análises, pois certamente esse quesito deverá influenciar inclusive na rearticulação de forças no cenário político, assim como na presença de lideranças políticas Paranaenses eventualmente no novo governo.
Para reflexão, tomaremos como exemplo uma outra cidade com uma composição de forças parecida no que tange o apoio a candidatura Presidencial.
Vamos a frieza dos números...
Londrina, a candidata Dilma ficou em TERCEIRO LUGAR no Primeiro Turno, com míseros 18% (DEZOITO POR CENTO)
No Segundo Turno, agregou os votos dos "VERDES" indo a um pouco menos miseráveis 24% (VINTE E QUATRO POR CENTO)
OUTRO CASO, TAMBÉM NO PARANÁ
Na cidade de FOZ DO IGUAÇU, com um arco de aliança política semelhante, porém, sem nem sequer a presença de um ministro, já que as principais lideranças são um Prefeito de Partido aliado, um Diretor Presidente de Estatal(Itaipu) e um Secretário de Estado(Trabalho, Emprego e Promoção Social), a Presidente eleita venceu em ambos os turnos!
Números...
FOZ DO IGUAÇU, a candidata Dilma venceu no Primeiro Turno com 43%(QUARENTA E TRÊS POR CENTO) contra 38% de Serra.
Já no Segundo Turno Dilma manteve a dianteira com 51%(CINQUENTA E UM POR CENTO)
PORTANTO
De fato chama a atenção, pois num mesmo território, com realidades que se assemelham do ponto de vista sócio-econômico, tamanha disparidade.
Voltemos a pergunta que mesmo passando os dias, não quer se calar:
- Qual o segredo? Qual o mistério? Qual a charada?
Com um maior número de caciques, como Londrina agregou tão poucos índios? (já estaria aí uma resposta?)
Seria a representatividade dessas lideranças?
Talvez um empenho, digamos assim, "meia-boca" movido por interesses inconfessáveis?
Uma visão de menosprezo conjuminada com uma visão apequenada e exclusivista?
Essas considerações e especulações certamente deverão ser objeto de avaliação, pois em disputa eleitoral a Lei do Vale Quanto Pesa é regra básica.
Bola cheia para o Trabalho de Foz, já para a trapalhada de Londrina...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vergonha de ser londrinense! Primeiro esse Barbosa prefeito, agora elegem o Beto e votam em massa no Serra! Isso sem falar que o prefeito de fato era o Belinati!!!
ResponderExcluirO pior é que essa turminha de Londrina vai continuar mamando! Acorda Dilma! Manda essa gente trabalhar!
ResponderExcluir