Segundo informações publicadas agora pela manhã em vários blogs de Curitiba, o deputado federal Luiz Carlos Hauly será o Secretário da Fazenda do governo Beto Richa. A confirmação teria vindo por parte da assessoria do deputado, que ocupou o mesmo cargo no governo de Alvaro Dias em 1987.
Perfil
Luiz Carlos Jorge Hauly nasceu em Cambé, norte paranaense, no dia 8 de outubro de 1950. Seus pais - Salomão Jorge Hauly e Jamile Ayub Hauly - pioneiros do Norte do Paraná, estabeleceram-se com a família em Cambé, onde criaram todos os filhos. A irmã Nágila Hauly foi a primeira criança registrada no recém-criado município de Londrina.
É casado com a professora universitária Dra. Maria Célia de Oliveira Hauly e tem dois filhos: Lucas e Luiz Renato. Formado em Economia e Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, Hauly participou ativamente da luta pela redemocratização do Brasil. Apaixonado por esporte, participa da equipe de jogadores veteranos de basquetebol do Paraná. Sua carreira como líder político paranaense começou em 1972 quando foi eleito um dos mais jovens vereadores pelo extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Cambé. Em 1982 é escolhido para ser o prefeito pelo PMDB destacando-se como líder municipalista.
Sua gestão é reconhecida por organizações governamentais e não -governamentais como o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e tendo recebido a Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante -FAE/MEC - em 1985, pelo excelente trabalho desenvolvido nas áreas de educação, saúde e assistência social. Pela sua liderança estadual ele passa a liderar a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, entre 1987 a 1990, sendo ainda o presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná, que assumiu a 7ª posição no ranking entre os bancos brasileiros.
Assumiu o mandato de deputado federal pela primeira vez em 1991, tendo Londrina como sua base eleitoral. Reeleito por duas vezes para ser o representante do Paraná na Câmara Federal. Em Brasília notabiliza-se por onze vezes ser escolhido como um dos "cabeças" do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). É um dos 14 congressistas que aparecem na lista desde 1993 tendo se destacado como formulador e debatedor. Recebeu indicações por sua atuação parlamentar da revista VEJA e ÉPOCA, além do jornal Folha de São Paulo que o classificou como "muito atuante".
Hauly foi eleito pelos paranaenses para o quinto mandato consecutivo com 2,9% dos votos válidos, sendo o terceiro mais votado no partido: 111.499 votos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande escolha! Hauly é um quadro que não pode ficar de fora de qualquer governo!
ResponderExcluir