sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quatro Barras inaugura a Real Estrada Parque da Graciosa


As obras de pavimentação e restauração da Estrada da Graciosa, no trecho compreendido entre o Florestal e o Alto da Serra, em Quatro Barras, estão não apenas dando uma nova denominação à estrada, que agora é chamada Real Estrada Parque da Graciosa, como também mudaram significativamente o cenário de uma das mais importantes vias do Estado, melhorando as condições de rodagem e moradia das comunidades que vivem no seu entorno.


Foi neste cenário e em meio às perspectivas mais promissoras de desenvolvimento, que as obras executadas através do convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo (Prodetur) foram inauguradas no dia 9 de novembro, na data em que Quatro Barras comemorou seus 50 anos de emancipação política. A solenidade fez parte das comemorações festivas e reuniu autoridades do Estado, lideranças locais, prefeitos, ex-prefeitos, moradores, deputados e vereadores em um evento histórico.

A inauguração ocorreu próximo à Capela de São Pedro, onde foi instalado um monumento em forma de diamante, trabalhado artesanalmente na pedra - uma atividade regional símbolo da cidade. Foi neste local, que o prefeito Loreno Tolardo, o vice-prefeito Edison Wilmar Repinoski e o presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago descerraram oficialmente a placa.

“Esta é uma obra importante não apenas para Quatro Barras, mas para o Estado e também para o país, pelo seu contexto histórico, ambiental e turístico, que certamente fará voltar os olhos para a estrada e todo o seu potencial. Quatro Barras completa hoje seus 50 anos e quero agradecer a todos os ex-prefeitos pela contribuição que deram à cidade, salientar nossos esforços em tornar esta obra realmente possível, e dizer que quando concentramos nosso trabalho em ações que são boas para as pessoas, todo o esforço é importante, e é isto que estamos fazendo”, disse o prefeito Tolardo.

Representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, parabenizou o trabalho. “Quero parabenizar o prefeito e sua equipe pela execução da obra que será determinante para o município e sem dúvida para todo o Paraná”, afirmou.

Após a solenidade, o público participou de um almoço preparado pela comissão da Capela de São Pedro, saboreando a típica costela de chão e feijão tropeiro, em uma estrutura amplamente decorada pela Prefeitura.

Também participaram do evento a primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo; os deputados estaduais Francisco Buhrer, Tadeu Veneri, Cleiton Kielse, Rasca Rodrigues e Anibelli Neto; o superintendente regional do Trabalho no Paraná, Neivo Beraldin; o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; os ex-prefeitos Roberto Adamoski e João Carlos Creplive; o prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção e o vice Leandro Zanetti; o superintendente Ângelo Batista, que representou o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; o superintendente Regional Leste do DER, Gilberto Loyola; vereadores; secretários municipais e moradores da região.

Infraestrutura
Nos últimos dois anos, a Estrada da Graciosa recebeu 20 quilômetros de pavimentação, oito de ciclovias, além de ganhar nova sinalização e ter pontes centenárias recuperadas como a Ponte do Rio Taquari, que teve sua estrutura refeita, mantendo o traçado e arquitetura do período de construção, que data do século XIX.

Trechos alternados entre asfalto e paralelepípedos hoje indicam áreas de interesse histórico e turístico, e áreas de remanso foram construídas para dar segurança a motoristas e pedestres. Agora seguem em andamento as obras complementares do projeto, que são o último item do convênio entre Prefeitura e Ministério do Turismo, que totaliza investimentos de mais de R$ 19 milhões.

Uma estrutura voltada ao turismo e à qualidade de vida dos moradores. “A estrada está ótima, estou feliz por ver as mudanças e poder testemunhar uma obra desta proporção”, contou Frederico Landarin, morador da região há 74 anos, ao falar sobre os benefícios da obra, que segundo ele, ficarão para seus filhos, netos e para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.