terça-feira, 29 de novembro de 2011

RELAÇÕES PERIGOSAS: COMISSÃO DA VERDADE PODERÁ TRAZER MAIS PROBLEMAS PARA A GRANDE MÍDIA DO QUE PARA MILITARES

educação política

A instalação da Comissão da Verdade, que pretende esclarecer o que aconteceu na história recente do país, poderá trazer mais constrangimentos para a imprensa, ou seja, grandes grupos de mídia consolidados durante a ditadura militar. Isso porque já há muita coisa e muita informação que mostra a relação espúria da associação entre torturadores e empresas de comunicação.

Para os militares que estão na ativa, depois de 40 anos, não há muito o que se preocupar. Quem se preocupa entre os militares são um pequeno grupo de aposentados e alguns que ainda vivem a paranóia da guerra fria. A verdade não afetará em nada a instituição militar e nem os militares que hoje estão nos postos de comando.

No entanto, poderá afetar muito a credibilidade de empresas de comunicação se vier à tona as relações entre jornalistas, torturadores e proprietários de meios de comunicação.

Talvez seja por isso que a cobertura da mídia sobre a Comissão da Verdade é de uma má vontade inacreditável. Parece que vamos ter um outro golpe militar se a história for esclarecida; há por trás das pautas uma suspeição, um medo, um tom que diz: “é melhor deixar pra lá”. Mas o melhor mesmo é resgatar essa história para que nunca mais aconteça.

Vale a pena ouvir a entrevista de Beatriz Kushnir, no blog do Azenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.