Será durante as comemorações dos 50 anos de Quatro Barras, que a cidade vai inaugurar uma das mais importantes obras ligadas à infraestrutura e ao turismo: a pavimentação da Estrada da Graciosa. Reconhecida como a primeira via carroçável do Paraná, hoje a estrada ganha um novo contexto, de preservação da cultura e da história, e também um eixo de oportunidades para o turismo e atividades que colocam em prática a sustentabilidade.
A inauguração será realizada hoje, às 11h, na Capela de São Pedro, no Rio do Meio - um belo cenário cercado por vales e montanhas. Será neste local, que a Prefeitura e o Ministério do Turismo selam os 20 quilômetros de pavimentação que hoje estruturam a estrada, levando qualidade de vida aos moradores e infraestrutura aos visitantes.
“A pavimentação da Graciosa indica uma nova fase para Quatro Barras, um divisor de águas para o setor turístico e para as comunidades que nela vivem. É uma obra de reconhecimento à importância histórica da cidade, que será ao mesmo tempo um eixo de visitação, resgate e desenvolvimento”, disse o prefeito Loreno Tolardo.
O que mudou
As obras executadas há dois anos melhoraram significativamente as condições de rodagem e moradia das comunidades do entorno. Além do pavimento, foram construídos oito quilômetros de ciclovias, instalada nova sinalização, além de recuperadas pontes centenárias como a Ponte do Rio Taquari, que teve sua estrutura toda refeita, preservando o traçado e arquitetura da época. Trechos alternados entre asfalto e paralelepípedos indicam áreas de interesse histórico e turístico, e áreas de remanso foram construídas para dar segurança a motoristas e pedestres.
Ligação da estrada com o Império
A Estrada da Graciosa passou a figurar no cenário estadual e nacional a partir do século XIX, quando surgiu a necessidade de escoar a produção de madeira e erva-mate do planalto de Curitiba até o litoral, para que fosse embarcada para a Europa. Entre os anos de 1854 e 1873 o antigo Caminho da Graciosa passou por obras de alargamento e pavimentação, até ser transformado na Estrada da Graciosa.
Já com um bom acesso entre o litoral e o planalto, em 1880, Dom Pedro II e sua comitiva passaram pela estrada com destino à Província. Durante a jornada, o imperador pernoitou em uma estalagem no Rio do Meio, visitou a Companhia Florestal (primeira serraria a vapor do Estado) - na época já desativada - e parou às margens de um pinheiro no trecho que hoje corta o município.
.
ResponderExcluirGoverno federal paga, mas não é chamado para inaugurar obra em Quatro Barras
10 de novembro de 2011 - 14:59 - 1 Comentário
Governo federal é excluído da foto. (Prefeitura de Quatro Barras).
O Ministério do Turismo pagou R$ 19 milhões para pavimentar e restaurar a Estrada da Graciosa, no trecho compreendido entre o Florestal e o Alto da Serra, no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Até aí tudo bem.
O diabo é que o prefeito Loreno Tolardo, do PSD, inaugurou a obra ontem (9) à revelia do governo federal. Preferiu chamar para o evento o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Pepe, irmão do governador Beto Richa (PSDB).
A inauguração da Estrada da Graciosa, sem a presença de quem a financiou, causou azia nos petistas e aliados nativos da presidenta Dilma. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, por exemplo, estava indignada hoje pela manhã com tamanha deselegância do prefeito.
“É um absurdo a prefeitura e o governo do Paraná inaugurarem uma obra, paga com recursos da União, como se fosse uma realização deles”, protestou o deputado federal João Arruda (PMDB), que esteve na linha de frente para a liberação dos recursos.
Não é a primeira vez que tucanos e agregados ignoram obras do governo federal no Paraná. Em Maringá, o prefeito Silvio Barros II, aliado de Richa, teve a pachorra de apagar a logomarca das placas do programa Minha Casa, Minha Vida. Em Curitiba, o governo do PSDB “lançou” o Programa Segundo Tempo mesmo ele existindo desde 2003.
A última tentativa de apagar as digitais do governo federal em obras ocorreu no mês passado, em Curitiba, quando a própria presidenta Dilma foi censurada na TV Paraná Educativa. Na oportunidade, ela anunciou R$ 2 bilhões para a construção do metrô em Curitiba.
Viva o Governo Revolucionário de Quatro Barras. Não é do capital nem é pequeno burguês!
ResponderExcluir