sábado, 11 de setembro de 2010

Vantagem cai para seis pontos e Osmar Dias encosta em Beto Richa

A disputa pelo governo do Paraná voltou a ficar acirrada. Novo levantamento Datafolha/RPC divulgado ontem confirmou a ascensão de Osmar Dias (PDT), que passou de 34% para 38% das intenções de voto, diminuindo para 6 pontos a distância para o líder Beto Richa (PSDB). O tucano oscilou de 47% para 44%. A mesma tendência havia sido apontada pela pesquisa Ibope/RPC, divulgada na quinta-feira, que mostrou Beto caindo de 50% para 47% enquanto Osmar saltou de 34% para 38%.

Crescimento esperado, de acordo com o staff do pedetista. Presidente estadual do PT, o deputado estadual Ênio Verri afirma que as pesquisas dos institutos demoram a registrar as mudanças que ocorrem no eleitorado. “Há algum tempo nós já captávamos essa tendência. Para nós não é surpresa. Quem corre o interior do estado sabe que o Osmar está crescendo”, disse.

Verri nega, contudo, que o crescimento da candidatura neste momento se deva a uma entrada tardia do PT na campanha. Recentemente, o senador Osmar Dias reclamou da falta de empenho dos petistas. “Fiquei entristecido quando o Osmar falou aquilo. O PT está de cabeça na campanha desde o começo”, afirmou. Osmar Dias, que desde o começo da campanha decidiu que não comentaria pesquisas de intenção de voto, se limitou ontem a dizer que “ainda tem muita água para rolar embaixo da ponte” até 3 de outubro, dia da eleição.

Já Beto Richa afirmou que, apesar dos novos resultados, se mantém confiante na vitória. Ele voltou a condicionar a evolução do adversário à recente passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo estado. Na semana passada, Lula participou com Osmar, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), candidatos ao Senado da chapa, de um comício em Foz do Iguaçu. É também presença constante nos programas eleitorais do pedetista no rádio e na televisão.

Apesar do crescimento de Osmar nos últimos dias, o cientista político Émerson Cervi, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz acreditar que ainda é cedo para falar em virada. “As duas pesquisas [Ibope e Datafolha] são fotografias do momento, uma primeira impressão. É melhor esperar a próxima semana para ter uma posição mais consolidada. De qualquer maneira, mostra uma inversão nas curvas, com o Beto caindo e o Osmar ganhando pontos importantes”, analisou, creditando em parte a arrancada do pedetista à chamada “Onda Lula”. “Pode ser a federalização da campanha, sem dúvida. É uma hipótese bastante plausível na verdade. É o impacto do Lula e também da Dilma, não podemos esquecer”, emendou.

Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (Psol), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson Araújo (PSTU) e Amadeu Pelipe (PCB) não atingiram 1% das intenções.

Senado

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) teve o maior crescimento entre os candidatos que disputam o Senado pelo Paraná. Fruet subiu 6 pontos em relação à pesquisa anterior, publicada em 28 de agosto, passando de 16% para 22% das intenções de voto. Mesmo com o aumento, ele segue na terceira posição, bem atrás de Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

A petista tinha 37% no levantamento anterior e agora aparece com 41%, crescimento de 4 pontos. O ex-governador continua liderando a disputa com 47% das intenções de voto, um ponto a menos do que na pesquisa passada. Na quarta posição aparece o também deputado federal Ricardo Barros (PP), que permanece com 16%.

“Sou o candidato menos conhecido. Do litoral a Ponta Grossa vou bem, mas o desafio é chegar ao interior, naquele eleitor que vota no Serra e no Beto”, explicou Fruet, retomando o discurso de uma virada de última hora. “As últimas três eleições só foram decididas na última semana. Só agora que a população está sendo provocada a decidir o voto.” Mesma posição adotada por Ricardo Barros.

Metodologia

O Ibope realizou 1.512 entrevistas entre 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.413/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 29.067/2010.

fonte: gazeta do povo

2 comentários:

  1. concordo com tudo isso, do declive do BETO RICHA, deve-se ao fato de atacar o Ex-Governador do Paraná Roberto Requião, dele nenhum paranaense pode falar mal, foi um excelente Governador e atacar ele é ferir o povo paranaense, acho que O Osmar vira e ganha mesmo, ele é mais preparado e menos fanfarrão, e devemos salientar que está do lado do Presidente LULA, outro lider incontestável pelo Brasil e a fora.

    ResponderExcluir
  2. lembremos tambem que precisamos de apoio para o Paraná crescer, pois estamos com a sétima capital brasileira e com um dois mais cobiçados índices de impregabilidade, o Paraná não pode perder isso, os microempresários que o digam, foram realmente bem tratados pelo Roberto Requião, parabéns ao Governo dele e a ele mesmo, por isso friso que tentar confundir o povo com VIA VERDE, esse papo está meio furado... BETO RICHA

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.