Foi inaugurado nesta terça-feira(14) o Espaço Cultural Espedito Rocha, com uma amostra coletiva dos artistas Marcos Querino, Ildefonso de Mello Junior e Javier Gerredo.
O nome do espaço é uma homenagem ao Espedito Rocha, falecido na manhã do dia 18 de novembro deste ano. O artista iniciou sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1938, ainda em Pernambuco, e chegou ao Paraná no início dos anos 50, onde trabalho na colonização do Norte do Estado.
Espedito Posteriormente mudou-se para Curitiba para trabalhar na construção do Centro Cívico e iniciar a atividade sindical, onde teve forte atuação política. Na sua fuga para São Paulo, em 1976, Espedito utilizou as horas de esconderijo para retomar o talento antigo de esculpir na madeira. A partir daí, junto à militância política, iniciou a carreira de artista plástico. Realizou exposições, coletivas e individuais, em diversos locais do Brasil e tem peças no acervo permanente de vários museus do país.
Estiveram presentes na inauguração familiares do homenageado e autoridades locais. O Espaço para visitação fica na Agência do Trabalhador, rua Pedro Ivo, 744 em Curitiba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bela iniciativa! O Espedito merece!
ResponderExcluir