O músico e compositor Marcelo Yuka vai concorrer como vice na chapa do pré-candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, o deputado estadual Marcelo Freixo.
Yuka, filiado ao PSOL desde 2010, foi um dos fundadores da banda O Rappa e ficou paraplégico depois de levar um tiro em um assalto em 2000.
De acordo com Freixo, que presidiu a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio e inspirou personagem do filme "Tropa de Elite 2", a ideia de convidar o artista surgiu durante uma conversa por acaso em seu gabinete."Conversávamos sobre o vice e uma pessoa falou o nome do Yuka. Nem lembrava que ele era filiado. No mesmo dia à noite liguei para ele e disse que queria conversar."
O nome de Yuka será levado à executiva do PSOL e o anúncio oficial da chapa deverá ser feito em cerca de 15 dias.
Freixo deverá disputar o comando da cidade com o prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição com apoio do PT; o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), que terá como vice a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR); a vereadora verde Aspásia Camargo; e o deputado federal tucano Otávio Leite.
O PSOL não fechou acordos partidários para a campanha. Freixo diz que a escolha de Yuka não foi por falta de opção, mas por atender à busca de alianças com a sociedade civil.
"É mais difícil pensar em campanha dessa forma, mas é saudável. Apesar de ter grande atuação política, Yuka não é visto do ponto de vista partidário, e sim como um músico, um artista. Representa muito bem a nossa proposta."
Yuka disse que recebeu o convite com surpresa: "Aceitei porque confio nele, pela forma como se relaciona com o poder. Freixo tem uma conduta humanizante".
Questionado se a atuação como político pode mudar a maneira de verem seu trabalho na música, Yuka disse que não."Milito há muito tempo. Por esse ponto de vista, pode ser uma consequência do meu trabalho. Não vou mudar minha vida como artista".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.