A quinta rodada do Campeonato Brasileiro terá no clássico carioca um dos seus principais atrativos. Teríamos também um clássico paulista, não fosse o adiamento da partida em razão da Libertadores. Melhor para o Santos, que ganhou tempo para se concentrar em seu principal objetivo e ainda poderá jogar o clássico com seus titulares. O Corinthians também não sai em desvantagem, pois em agosto poderá contar com os reforços da equipe mais preparados. À primeira vista a rodada pode parecer fácil para alguns times, no entanto nosso Campeonato é marcado pela imprevisibilidade e pelo destempero emocional dos jogadores, fatores que podem fazer a diferença em alguns destes confrontos.
Fluminense x Bahia – O atual campeão brasileiro terá neste sábado uma boa chance para melhorar sua colocação na tabela. O Bahia não vem fazendo bons jogos, principalmente quando longe da torcida, e ainda não venceu nenhuma. Com uma defesa muito frágil, René Simões deu sinais de que irá escalar o time com três volantes e apenas Ricardinho atuando como meia, tentando assim dificultar a chegada dos adversários. No Tricolor das Laranjeiras as novidades serão o goleiro Diego Cavalieri e Ciro, atacante que formará dupla com Fred. Considerando a situação atual dos dois clubes e o histórico de seus confrontos o Fluminense entra em campo com boa vantagem.
América-MG x Cruzeiro – Confronto mineiro que promete grandes emoções! O Coelho tem o mando de campo, mas a torcida deve ser maior para a Raposa. Alguns meses atrás a aposta no Cruzeiro seria uma “barbada”, mas hoje a situação não é tão clara. Mesmo com um grupo (na teoria) muito superior, a ansiedade e o nervosismo podem jogar contra o time Celeste. No América as maiores preocupações são com os desfalques de Marcos Rocha (expulso na última partida), Eliandro e Camilo (emprestados pelo adversário) e Alessandro, um dos artilheiros da competição, que está sob observação do Departamento Médico. Esperamos que o Cruzeiro desencante e que o duelo mineiro mantenha a boa média de gols de sua história.
Palmeiras x Avaí – O invicto Palmeiras contra o lanterninha da competição. Aparentemente um jogo fácil para os anfitriões, mas nesse Campeonato tal afirmação é muito arriscada. Felipão está fazendo um ótimo trabalho, mesmo com uma equipe limitada os resultados estão aparecendo e dando confiança ao elenco, mas a semana foi conturbada no clube. O técnico Alviverde, buscando defender os interesses do clube, declarou guerra a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda que agencia alguns atletas do time. Essa briga deve afastar o jogador Tinga e pode levar também Vinicius, jovem revelado na base. Já no Avaí o clima é de renovação, com a chegada do técnico Alexandre Gallo, do lateral Daniel e do goleiro Fernando Silva. Se o Palmeiras mantiver o foco dentro de campo e jogar concentrado é provável que termine a partida com os três pontos e mais perto da liderança.
Flamengo x Botafogo – Domingo de clássico no Rio de Janeiro! Conhecido na década de 60 como o Clássico da Rivalidade, o confronto tem um retrospecto muito favorável ao Flamengo. A maior torcida do país confia no time, mesmo estando abaixo do rival na tabela e vindo de três empates seguidos. O Botafogo, por sua vez, está mais embalado e tentará piorar a sequência Rubro-Negra. Ambos têm boas chances e como “clássico é clássico e vice-versa”, resta-nos torcer por um belo jogo.
Grêmio x Vasco – O Grêmio não está em situação confortável na competição. Com seis pontos ganhos, mas apenas uma vitória convincente, a equipe já preocupa sua torcida, saudosa do espírito aguerrido de seus atletas de outrora. O jogo não deve ser fácil para o Tricolor Gaúcho, que enfrentará o Vasco completo, com o mesmo time que ganhou a Copa do Brasil. Há quem aposte no “relaxamento pós-título” dos atletas cruzmaltinos, mas mesmo se esta previsão se concretizar, os gremistas terão de mostrar mais efetividade no ataque para vencer a partida.
Figueirense x Atlético-PR – O time catarinense está melhor no Campeonato e ainda não perdeu jogando em casa. O visitante vive uma fase complicada, ainda sem vitórias e com muita dificuldade para marcar gols. O técnico do Furacão revelou que escalará Cleber Santana no lugar de Branquinho, voltando a congestionar o meio de campo com volantes, para o desespero da torcida. Além disso, nas chances ofensivas que porventura surgirem, a pontaria terá que ser aperfeiçoada, pois a defesa do Figueira já provou grandes qualidades, além de ter um ataque em evolução na competição. A partida deve ser equilibrada, não seria surpreendente se fosse a primeira sem gols no Campeonato, mas tudo pode acontecer quando um time confiante enfrenta uma equipe sob pressão.
Ceará x São Paulo – Jogando em seus domínios o Vozão deve tentar se recuperar da vexatória derrota por goleada na última rodada. O grupo de Vagner Mancini ainda não correspondeu às expectativas da torcida, que vinha animada durante a Copa do Brasil, mas vêm perdendo o fôlego no Brasileirão. Além da escassez de vitórias (apenas uma, e fora de casa) o Ceará também pode perder pontos por conta da escalação, irregular segundo alguns juristas desportivos, de Fabrício para o jogo contra o Botafogo. No São Paulo a situação é mais tranqüila, apesar da iminente saída de alguns jogadores para a Copa América e para o Mundial Sub-20. O Tricolor do Morumbi é líder isolado e pretende continuar acumulando pontos importantes para atravessar a fase mais complicada que terá pela frente. O retrospecto desse confronto é favorável ao visitante e conta com boa média de gols, mas isso não facilita a previsão para domingo, pois o jogo deve ser aberto e muito movimentado.
Atlético-MG x Atlético-GO – O duelo entre os Atléticos tende a ser um jogo de ataque contra defesa. O Galo começou bem o Campeonato, mas perdeu pontos importantes nas últimas partidas e precisa muito da vitória. O Dragão aplicou uma goleada no Ceará e está fazendo uma campanha respeitável, mas o próprio técnico declarou durante a semana que o objetivo do time é não cair para a segunda divisão. PC Gusmão afirmou que o time entrará em campo na defensiva e focado na marcação, porém atento às oportunidades dadas pelas falhas do adversário. Com alguns desfalques, Dorival Júnior teve de fazer mudanças no time, mas segue confiante. Guilherme voltará a formar dupla de ataque com Magno Alves, que lutará para reconquistar a confiança da torcida, ansiosa por seu reencontro com os gols. Ótima chance para o Galo provar sua força, pois a retranca do xará será forte e furá-la pode ser um bom combustível para uma arrancada no Campeonato.
Coritiba x Internacional – Partida que promete muita tensão e correria. Os dois times precisam escalar a tabela se quiserem disputar algo além da presença na Competição Sul-Americana. Claro que estamos apenas no início do Brasileirão, muita água ainda vai rolar, mas não é à toa a repetição dos comentaristas em torno dos “pontos perdidos no começo do Campeonato”. O Coxa precisa voltar à boa fase, deixar o passado para trás e provar que o bom rendimento não foi apenas fogo de palha. Potencial a equipe tem, tanto que o técnico adversário afirmou essa semana que o jogo em Curitiba será “muito, muito difícil”. Falcão sabe que sua equipe vem sofrendo muitos gols, e tendo pela frente uma equipe ofensiva, que jogará com o apoio da torcida e buscando a recuperação, tem motivos reais para estar preocupado.
Corinthians x Santos – Esse jogo foi adiado para o dia 10/08, quando o Santos já estará livre de seus compromissos na Taça Libertadores da América.
Oba, agora posso monter meu time no Cartola! Valeu Carolaine!!!
ResponderExcluir