Chegamos ao fim do primeiro turno do Brasileirão! A primeira metade do Campeonato terminou com Corinthians, Flamengo, São Paulo e Vasco no G4 e Atlético-PR, Avaí, Atlético-MG e América no Z4. O melhor ataque até o momento é do Flamengo e a melhor defesa a do Palmeiras. O artilheiro até aqui é Borges, seguido de perto por Ronaldinho Gaúcho e Montillo. Assistimos a 12 trocas de comando técnico nos clubes; algumas bem sucedidas (como a chegada de Renato Gaúcho no Furacão), enquanto outras ainda não parecem ter funcionado: as diretorias de Avaí e América já demitiram dois técnicos cada e estão agora na terceira tentativa. A rodada final do primeiro turno contou com muita rivalidade, mas também com a união de muitas torcidas em torno de uma campanha ignorada pela grande mídia. O “Fora Ricardo Teixeira” já é famoso nas redes sociais, porém nessa rodada tomou os estádios através de faixas, cartazes, camisetas e torcedores indignados e cansados do reinado do sujeito. Nem só de João Sorrisão vive o futebol nesse país, felizmente!
Vamos aos resultados:
Flamengo 0 x 0 Vasco – O jogo foi movimentado, porém faltou inspiração para torná-lo empolgante. Ronaldinho Gaúcho esteve sumido. Do lado dos visitantes faltou eficiência para transformar o domínio do jogo em gols. O destaque da partida ficou mesmo para Felipe, que fez pelo menos cinco defesas dificílimas. Mas infelizmente a tarde de domingo no Engenhão não se resumiu a um clássico sem gols. Ricardo Gomes, técnico do Vasco, passou mal no banco de reservas e precisou de uma ambulância para deixar o estádio. Apesar da confusão e aglomeração das dezenas de curiosos e da imprensa que atrapalharam o atendimento médico, o técnico está agora se recuperando de uma cirurgia. Força Ricardo Gomes!
Fluminense 1 x 2 Botafogo – O Clássico Vovô foi animado, apesar de um primeiro tempo sem gols. A vitória de virada do Alvinegro foi merecida, pois apesar do Fluminense manter o espírito guerreiro do ano anterior, o futebol ainda deixa a desejar. Abel Braga ainda terá muito trabalho pela frente para que o time encontre alguma regularidade. Já no Botafogo tudo parece encaixado; fazem um jogo coletivo, rápido e eficiente. Caio Júnior dispõe de jogadores excelentes como Elkeson e Loco Abreu, mas a equipe não depende exclusivamente deles e credencia-se cada vez mais como postulante ao título.
Coritiba 1 x 1 Atlético-PR – O Atletiba terminou empatado em boa parte por conta dos goleiros. De um lado Renan Rocha do Furacão pegou quase todas, deixando escapar apenas a cabeçada fulminante de Émerson, zagueiro Alviverde que tem seus dias de goleador. Já pelo Coxa o arqueiro teve bem menos trabalho na partida, mas quando foi acionado Edson Bastos saiu enganado por uma bola que não tocou em ninguém; gol direto de Edilson, em cobrança de falta de longa distância. O resultado mantém o Atlético no Z4, porém um ponto conquistado como visitante em um clássico não é tão ruim, principalmente em um ano onde os Rubro-Negros já foram tão maltratados pelo rival.
América-MG 1 x 2 Atlético-GO – Mais uma vez o Coelho abre o placar e acaba perdendo o jogo. O time de Givanildo fez um bom primeiro tempo, no entanto o jogo mudou muito após o intervalo, quando o Dragão partiu pra cima e passou a merecer a virada. O surpreendente Rubro-Negro do Cerrado segue em ascensão, enquanto o América parece mesmo o mais forte candidato ao descenso do ano.
Palmeiras 2 x 1 Corinthians – Sob o sol escaldante de Presidente Prudente o Derby Paulista aumentou a vantagem estatística dos Alviverdes sobre os rivais Alvinegros. O Corinthians saiu na frente, mas o domínio da partida era do Palmeiras desde o início. Felipão não esperou o intervalo para modificar o que achava que não estava funcionando; tirou Patric e colocou Fernandão. Dessa forma o treinador deixou Kleber mais livre e o time mais rápido. Ainda na primeira etapa Luan fez o gol do empate. No segundo tempo o Corinthians deixava ainda mais espaços para o adversário, sem a marcação forte que os ajudou tanto a alcançar a liderança isolada tempos atrás. O castigo não tardou; Marcos Assunção totalmente livre deu um lindo passe para o ainda mais livre estreante Fernandão marcar o gol da virada e começar com o pé direito na equipe. Mesmo com a derrota o time do Parque São Jorge conquistou o simbólico título do primeiro turno, pois Flamengo, São Paulo e Vasco também não venceram.
Santos 1 x 1 São Paulo – O Clássico San-São deixou a desejar em grandes emoções, porém compensou a audiência com dois belíssimos gols. O do Tricolor saiu dos pés de Lucas, que fez fila com os zagueiros adversários e marcou chutando cruzado. No Peixe foi a vez de Ganso voltar a mostrar serviço. O meia fez uma boa partida, mas o lance a ser lembrado será o do gol de empate: um chutaço na gaveta de Rogério Ceni.
Grêmio 2 x 1 Internacional – Em clássico realmente tudo pode acontecer. Assombrado pela incômoda proximidade com a zona do rebaixamento o Grêmio reagiu e venceu o Gre-Nal diante de sua torcida. Os gremistas esperam agora que o segundo turno reserve uma sorte igual ou maior do que a do ano passado, quando terminaram a primeira metade do campeonato com apenas vinte pontos, mas conseguiram a vaga para a Libertadores no final.
Ceará 3 x 0 Bahia – O jogo em Fortaleza foi muito corrido e mais disputado do que o placar pode insinuar. O goleiro do Vozão foi um dos destaques da partida. Algumas defesas foram comemoradas pela torcida como gols! Outro destaque foi o atacante Osvaldo, que em uma bela jogada deu o passe para que Felipe Azevedo marcasse o segundo gol do Ceará e tranquilizasse um pouco o jogo. Com a vitória sobre o rival nordestino o time diminuiu a tristeza da torcida pela eliminação na Sul-Americana.
Atlético-MG 1 x 2 Cruzeiro – O Galo terminou o primeiro turno como o time com maior número de derrotas no Campeonato (12) e um saldo de pontos menor do que o do ano passado, quando nessa época também figurava no Z4. Esse promete ser mais um ano difícil para o clube. O Cruzeiro venceu, mas continua sem convencer. Não fosse por Montillo, autor dos dois gols, a Raposa teria ficado apenas na retranca armada por Joel Santana ainda no primeiro tempo, quando perdeu Wellington Paulista, machucado.
Figueirense 2 x 3 Avaí – O melhor jogo da rodada dos clássicos foi de tirar o fôlego dos torcedores. O Derby Catarinense foi surpreendente. Partida corrida, disputada lance a lance e com vitória de virada. O Figueira jogava melhor, mas não conseguiu segurar William, autor de dois gols do Leão e herói da batalha para a torcida avaiana. Toninho Cecílio estreou bem; venceu e evitou que o time terminasse o turno na lanterna. Para Jorginho resta recompor a auto-estima da equipe e seguir em frente com a cabeça merecidamente erguida, apesar da derrota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.