sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Centrais vão se reunir nesta sexta (30) para debater reforma sindical de Lula
Por meio de texto do diretor de Documentação do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, o Departamento divulgou as modificações e inovações que a proposta traz para a organização sindical.
Dentre as centrais que irão participar dessa reunião de sexta, duas criticam abertamente a proposta em discussão.
A CTB, por meio do presidente Wagner Gomes, disse ser "radicalmente contra [a proposta] porque vem para destruir o instrumento mais importante dos trabalhadores que é o sindicato".
Gomes enfatizou também que "não pedimos mudanças, queremos que se mantenha a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que permite mínimas garantias para o trabalhador", criticando a proposta como "uma medida que os setores da direita tomam para acabar com os sindicatos", explicando que a medida não ajuda o movimento sindical porque pulveriza a luta sindical. E avalia que "nem tudo que o Governo Lula fez é bom para o trabalhador".
A Nova Central também não poupou críticas à PEC, que a entidade classifica como "incongruente" e divulgou documento em que pontifica as alterações inseridas na proposta do governo apresentada em 2005, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As demais centrais, até o momento, não divulgaram posicionamento sobre a proposta.
Fonte: Diap
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
JORNALISMO SINCERO, HONESTO
Paulo Aguilera
Quarta-feira, último dia 28 de setembro, na Livrarias Curitiba, houve o lançamento de mais uma obra do Jornalista Fernando Morais.
Formador de gerações, novamente está na lista dos "MAIS VENDIDOS".
Minha geração conheceu o Escritor ainda na década de 70. Sua primeira obra, A ILHA, vendeu logo na primeira tiragem 600 mil exemplares e mudou a história e a forma de ver a sociedade de uma enorme parcela de leitores.
A ILHA, fenômeno editorial, afastou a cortina de fumaça, o engôdo, a mentira e a ignorância que pairavam sobre os brasileiros com relação a realidade Cubana.
Jornalista laureado por três vezes com o premio ESSO e várias OBRAS de sucesso como CHATÔ - O REI DO BRASIL, OLGA, Fernando Morais novamente brinda o leitor com um livro ESPETACULAR.
Num bate-papo com uma centena de "fãs", sim, porque quem lê o autor transforma-se num fã do mesmo, Morais palestrou e debateu com os presentes, deliciosas histórias, partilhando suas experiências e opiniões sem frescuras e de forma bastante íntima, como se fosse um grupo de amigos reunidos.
Talvez essa característica generosa seja uma das qualidades que o torna um escritor de tamanho sucesso.
Desta vez o autor com sua habilidade única, relata de maneira absoluta uma história dramática, extraordinária, dos 5 heróis Cubanos que padecem das barbaridades do Sistema Imperialista Americano.
Por vezes o leitor sente estar lendo um romance, quase ficcionista, porém com sua hábil narração, desvenda uma tenebrosa história de terror, num rigor jornalístico incomparável.
É tudo verdade, realidade, os personagens são reais, os fatos, pitorescos e por vezes aterradores.
OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA, título do livro, é também uma denúncia e um apelo aos direitos humanos mais elementares.
Vale a pena ler. Vale a pena ser FÃ de Fernando Morais, jornalista escritor de GERAÇÕES.
Metendo os Peitos: Resultados da vigésima sexta rodada:
Botafogo 2 x 2 São Paulo – Grande jogo da rodada! O Botafogo dominou o primeiro tempo e poderia ter feito até mais de dois gols. Já na segunda etapa o domínio foi Tricolor: Adilson Batista resolveu colocar Rivaldo e Henrique no jogo, e cada um marcou o seu, empatando a partida.
Cruzeiro 0 x 3 Vasco – O Vasco passeou em Minas Gerais. Mais especificamente, Diego Souza fez a festa: com três gols marcados manteve o time carioca na liderança da competição. A aposta no Cruzeiro de corajosa passou a desastrosa, mas nos reconfortamos desse deslize na certeza de que contra a bela atuação da equipe cruzmaltina qualquer outro time estaria na mesma enrascada.
Atlético-PR 1 x 1 Fluminense – Jogo tenso na Arena da Baixada. O time da casa não fez a sua parte, perdeu as chances de aumentar a vantagem no placar (com direito a pênalti desperdiçado!) e acabou levando o empate no finalzinho. A situação do time paranaense se complica ainda mais, enquanto os cariocas seguem no grupo da Libertadores.
Flamengo 2 x 1 América-MG – O Flamengo finalmente voltou a vencer, no entanto não foi nada fácil. O duelo contra o lanterna do campeonato poderia ter sido trágico para a maior torcida do país, mas Thiago Neves, aos 43 minutos da etapa final marcou o gol da virada. Conquistaram a vitória, mas o bom futebol ainda não voltou a aparecer.
Corinthians 1 x 0 Bahia – Com uma vitória magra e apertada o Corinthians começa a esquecer o princípio de crise instalada no clube. Atualmente na vice-liderança o time do Parque São Jorge enfrentará o Vasco na próxima rodada, já de olho no retorno ao topo da tabela.
Internacional 2 x 1 Atlético-MG – A partida começou equilibrada no Beira Rio, mas o Galo sentiu a pressão e diminuiu o ritmo após tomar o primeiro gol. Mesmo alcançando o empate a equipe mineira continuou pior no jogo e acabou derrotada novamente, complicando ainda mais a sua situação na tabela.
Avaí 1 x 2 Grêmio – Jogo fraco na Ressacada. Sem muito esforço o Grêmio conseguiu afundar ainda mais os catarinenses. A apatia dos avaianos demonstra uma quase conformidade com a situação do time, que dificilmente escapará da degola.
Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – Não esperávamos vida fácil para o Palmeiras no Serra Dourada, mas da forma como o jogo se desenrolou o resultado foi vergonhoso para os visitantes. Com dois homens a mais em campo o Alviverde se acovardou e não obedeceu aos gritos desesperados do técnico na beira do gramado, que insistia para o time buscar o ataque. O merecido castigo veio no gol de empate do Dragão, que segue fazendo bonito no campeonato, mesmo com uma folha de pagamento muito mais humilde do que a de oponentes como o Palmeiras.
Ceará 3 x 2 Coritiba – Ótima partida no Presidente Vargas! Jogo movimentado e cheio de oportunidades para os dois lados, mas no final os anfitriões conseguiram voltar a vencer e interromper a sequência de resultados ruins. Pior para o Coxa, que continua sem emplacar longe da força da sua torcida.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Dia 28 de setembro: data reforça luta pela descriminalização do aborto na região
Educação sexual para decidir, anticoncepcionais para não abortar, aborto legal para não morrer. É com esse lema que organizações feministas latino-americanas e caribenhas celebrarão, amanhã (28), o Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. Somente na região, cerca de seis mil mulheres morrem todos os anos em decorrência da prática do aborto inseguro.
A proibição do aborto na maioria dos países da região não impede que as mulheres recorram à prática para interromper uma gravidez indesejada. De acordo com informações da Rede Feminista de Saúde, mais de quatro milhões de mulheres latino-americanas e caribenhas abortam a cada ano.
A criminalização, porém, leva muitas mulheres a procurar clínicas clandestinas para realizar o procedimento. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o aborto inseguro é uma das principais causas de morte materna no mundo.
Para as organizações feministas, o aborto é um problema de saúde pública. E é justamente esse um dos aspectos abordados pela Campanha 28 de setembro pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. Além do problema de saúde pública, a Campanha ainda considera o aborto como uma questão de direitos humanos e de democracia, em que a mulher tem o direito de decidir sobre a gravidez.
Ao mesmo tempo, as organizações ligadas à Campanha também defendem o Estado laico e apontam a descriminalização do aborto como uma questão de justiça social, já que quem mais sofre com o aborto inseguro é a mulher pobre.
Alguns países da região continuam a proibir todos os tipos de aborto, inclusive o terapêutico, praticado quando a grávida corre risco de perder a vida. É o caso de Nicarágua, El Salvador, Chile e República Dominicana.
Em outros, aos poucos, a legislação avança. Desde 2007, mulheres do Distrito Federal do México podem recorrer ao aborto durante as 12 primeiras semanas de gestação. De acordo com reportagem publicada ontem (26) no Jornal Ciudadanía Express, já foram realizados mais de 65 mil abortos, de 2007 até agora, nos serviços públicos e privados da capital mexicana sem que nenhuma mulher tenha morrido.
Atividades
Para celebrar a data e reforçar a demanda pela descriminalização do aborto na América Latina e no Caribe, organizações feministas realizarão, amanhã (28), diversas manifestações e debates.
No Brasil, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede-BH), na capital de Minas Gerais, será palco da roda de conversa Por que falar sobre aborto?Na ocasião, haverá exibição do filme O aborto dos Outros e debate com integrantes de movimentos feministas.
No Chile, organizações em defesa dos direitos das mulheres promoverão, em Santiago, uma marcha às 18h pelo Paseo Ahumada (da Alameda até a Praça das Armas). Já na Argentina, as ações começarão a partir das 12h na Praça do Congresso. Em uma barraca armada no local, interessados/as poderão participar, até as 19h, de oficinas sobre educação sexual, assessorias legais e aconselhamentos. Também haverá mostras fotográficas e intervenções artísticas.
Às 18h, as organizações argentinas realizarão um protesto pelo debate e aprovação do projeto de lei de Interrupção Voluntária da Gravidez, que foi apresentado pela Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito e conta com a assinatura de mais de 50 deputados/as e apoio de mais de 300 organizações sociais do país.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Apoio ao Estado mobiliza mais de um milhão na Palestina
Baby Siqueira Abrão - de Ramallah, Palestina para Carta Maior
Essa demonstração de apoio é confirmada por uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Harry S. Truman e pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Divulgada no dia 21, ela aponta que 83% dos palestinos apoiam a reivindicação à ONU, confirmando outro levantamento, do Instituto Near East Consulting, de Ramallah, segundo o qual essa porcentagem é de 84%. Entre os israelenses, 69% querem que o governo aceite a decisão da ONU.
A disposição dos palestinos contrastou com o marasmo das últimas semanas. Nesse período, a conversa girou em torno de assuntos nada agradáveis: a ocupação, que se manteria mesmo com o reconhecimento do Estado palestino na ONU; de um possível aumento da repressão por parte do governo israelense quando a Assembleia terminar; da ilegitimidade do governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), cujo mandato expirou em 25 de janeiro de 2010; de acusações sobre “corrupção” dentro da ANP e da falta de liberdade que caracteriza a vida dos palestinos.
O desânimo, porém, começou a ser substituído pelo entusiasmo poucos dias antes das manifestações de ontem. No dia 20, uma enorme cadeira de madeira pintada de azul – referência ao assento que a Palestina deveria ocupar na ONU –, colocada em Al-Manara, a praça central de Ramallah, atraía moradores, ativistas e turistas, que se deixavam filmar e fotografar em frente a ela. Um restaurante local preparou uma pizza retangular com as cores da bandeira palestina, usando produtos locais (zata, queijo branco, hortelã, tomates) e a levou à praça, chamando a atenção de transeuntes e motoristas. Grupos se reuniam em diversos pontos da Al-Manara, discutindo prós e contras da ida à ONU. E no início da noite uma carreata saiu da Al-Muqata, a sede do governo, e foi até a praça Yasser Arafat, recentemente reformada, sob aplausos e gritos de vitória.
No dia 21, as vans de sete lugares que fazem as vezes de ônibus chegaram a Ramallah lotadas, trazendo moradores das vilas próximas. O trânsito complicou-se em consequência do número de pessoas que se dirigia a pé até a Yasser Arafat, perto da Al-Manara. E eram tantas que, além de tomar toda a praça, espalharam-se pelas várias ruas que desembocam nela. Nos prédios baixos do entorno, moradores, cinegrafistas e fotógrafos disputavam espaço nas sacadas dos apartamentos e nos terraços do último andar. Um palco enorme foi montado para receber oradores e autoridades, e outros, menores, colocados à frente e nas laterais do centro da praça, serviam à mídia.
Bandeirinhas palestinas enfeitavam o cenário, cruzando a praça pelo ar, como os nossos coloridos enfeites das festas juninas. Vendedores de falafel, sucos e os ambulantes que vendem chás, usando roupas típicas, trabalhavam sem descanso. Muçulmanas com seus vestidões e hijabs, mulheres em trajes ocidentais, pessoas de todas as idades carregando bandeiras e cartazes saudando o “Estado 194” sorriam e posavam para a mídia internacional. Chamava a atenção a presença de jovens, caras pintadas com o número 194 e bandeiras palestinas.
“Estou muito animada”, afirmou Tara Shtayyeh, 12 anos, ainda vestida com o uniforme escolar. “Finalmente vamos ter um Estado. Tenho certeza de que a Assembleia da ONU votará a nosso favor.”
E o veto dos Estados Unidos?
“E o que a gente poderia esperar deles a não ser essa oposição sem sentido, não é mesmo? Tudo bem, em 2012 tentaremos de novo a aceitação como membro pleno.”
Ao lado dela, Mohammad Mimi, também de 12 anos, com o mesmo uniforme escolar, aprovava as declarações com gestos de cabeça. “É uma questão de estratégia”, comentou, muito sério. “Vamos conseguir o Estado, e isso é o mais importante. O resto vem com o tempo.”
Os dois preferem a solução do Estado único, como a maioria dos palestinos, mas sabem que ainda não chegou a hora. “Primeiro é preciso tirar os sionistas do governo de Israel”, continuou Mohammad, ainda sério. “Porque são eles que não querem que a gente seja livre.”
Ele só sorri diante da pergunta sobre o término da ocupação da Palestina. “Ah, isso vai demorar muito!” Fica sério outra vez. “Será uma batalha difícil, mas que tem de ser feita.”
Tara concorda com ele: “Difícil e longa. Acho que, se trabalharmos direito, a ocupação termina quando formos adultos.”
A consciência política e o realismo quanto ao fim da ocupação são comuns nos jovens palestinos. Eles crescem ouvindo a conversa dos adultos sobre esses temas e participam delas. Os pais os estimulam. E desde muito cedo vão às passeatas e manifestações contra o muro, as colônias e a ocupação. Primeiro, no colo dos pais. Depois, em grupos de amigos. Como aqueles que estavam na praça Yasser Arafat ontem, gritando palavras de ordem, empunhando bandeiras, cantando hinos de libertação. Todos na faixa etária de Tara e Mahmmoud, ou um pouco mais velhos.
Também chamava a atenção a animação das meninas, puxando os slogans repetidos pelos grupos. Sobrancelhas franzidas, expressão desafiadora, punhos para o alto, elas gritavam, sem precisar de autofalante, as frases que ressoavam pela praça e que em português perdem a rima e a graça: “Do rio [Jordão] até o mar [Mediterrâneo]/ a Palestina será livre”; “Um, dois, três, quatro/ ocupação nunca mais/ cinco, seis, sete, oito/ chega de mortes, chega de ódio”.
Funcionário da ANP, Sameer Hejazi garantia que palestinos e israelenses, muçulmanos, judeus, cristãos e ateus são capazes de conviver num único país. “Foi assim durante milênios, antes de os sionistas inventarem Israel. Pode voltar a ser”, dizia, confiante. E confessava seu sonho de um dia postular a presidência de uma Palestina livre.
Diplomático, evitava fazer críticas diretas a Barack Obama. Preferia contar que faz parte de um grupo de direitos humanos que há 14 meses escreveu ao presidente dos Estados Unidos sobre a necessidade de liberdade dos palestinos. “Ele respondeu a nossa carta. Disse que esperava que em setembro de 2011 fôssemos membros da ONU.” Dá um sorriso irônico. “Mas parece que mudou de ideia.”
À sombra de um pequeno prédio, o soldado Ali, da polícia palestina, observava o movimento. “Tudo tranquilo”, comentou. “Nenhum incidente, nem mesmo de pessoas passando mal.” Fato comum no cotidiano de um povo acostumado ao calor intenso do verão, que hoje passou dos 30 graus.
Das 11h até 13h, aproximadamente, as pessoas permaneceram na praça. Mas, à medida que os discursos mudaram de voz – os primeiros foram feitos por jovens animados, substituídos mais tarde pela retórica das autoridades locais – e tornaram-se longos, com o nome de Abu Mazen (Abbas) pronunciado a cada sentença, a multidão foi se dispersando. Talvez um sinal de que, para a maioria, a política palestina precisa de renovação urgente.
Problemas só aconteceram no checkpoint de Qalandiya, entre Ramallah e Jerusalém, mas a ação ali não fazia parte da programação da campanha nacional. Foi em Qalandiya que o exército israelense testou suas novas armas de dispersão de multidões. Uma delas, “O grito”, é um equipamento acústico que leva as pessoas a perder o equilíbrio e cair, além de causar tontura e náuseas. Uma exposição demorada ao som, capaz de ultrapassar a barreira dos tapa-ouvidos, provoca danos ao aparelho auditivo. Outra arma foi uma nova composição química das bombas de gás, cuja inalação causa desmaio imediato.
Apesar de preocupados com as novas armas, os coordenadores da campanha “Palestine: State 194” não escondiam a euforia. Reunidos até tarde da noite de ontem, eles fizeram o balanço das manifestações. “Todas ultrapassaram em 100% nossas expectativas”, declarou Abdallah Abu Rahmah, coordenador nacional das mobilizações populares. “Tivemos a adesão de mais da metade da população da Cisjordânia. Não houve nenhum incidente. Já em Gaza, o Hamas não permitiu nenhum tipo de ação. Eles participaram do começo da campanha, mas desistiram nas últimas semanas.”
Dia 23, às 18h, estão previstas novas mobilizações. A população palestina foi convidada a assistir o discurso de Mahmoud Abbas na ONU em telões colocados nas mesmas praças onde ocorreram as manifestações de ontem.
Em Israel, colonos versus pacifistas
Os colonos tinham prometido entrar nas cidades, mas não conseguiram chegar até elas. Ficaram nos checkpoints e nas estradas, atirando pedras nos carros, tentando detê-los. Estavam armados.
Nas vilas, porém, atearam fogo a plantações, cortaram cerca de 500 oliveiras e fizeram ameaças aos moradores, como vem acontecendo diariamente nos últimos meses. No boulevard Rotschild, em Tel Aviv, marcharam aos gritos de “A terra de Israel para o povo de Israel”.
Jovens moradores das colônias de Itamar, em Nablus, e Bet El, em Ramallah, também fizeram passeatas, com o objetivo de “transmitir a mensagem de que essa terra pertenceu, pertence e pertencerá a Israel”, segundo informou um dos participantes ao site do diário Yediot Aharonot. Manifestações como essas ocorrerão nos próximos dias.
Também nos próximos dias, Israel verá outro tipo de ação. Pacifistas e apoiadores de causa palestina, que ontem à noite, em Tel Aviv, fizeram vigília cívica pela paz, programaram para hoje, às 17h, uma manifestação com a participação de artistas, escritores e acadêmicos. Entre eles, Amos Oz, escritor israelense conhecido internacionalmente. Logo depois, às 18h, palestinos e israelenses celebrarão juntos a “independência” da Palestina no Clube Ortodoxo, em Beit Jala, na Cisjordânia.
No dia 23, ao meio-dia, militantes ligados à organização israelense Peace Now estarão nos principais cruzamentos de Israel distribuindo folhetos aos motoristas, defendendo o Estado da Palestina. Eles carregarão cartazes com as frases “Israel diz sim ao Estado palestino” e “Netanyhau e Lieberman não falam por mim” (referência ao primeiro ministro e ao titular da pasta das Relações Exteriores, representantes da extrema direita de Israel).
Mais práticos, os rabinos da organização judaica Neturei Karta, que defendem o fim de Israel, preferiram participar da manifestação em Nablus. Cerca de 30 deles estiveram presentes na cidade palestina. O porta-voz foi direto: “Os palestinos têm todos os direitos na terra ocupada por Israel. E Jerusalém é a capital da Palestina. O sionismo é inimigo de Deus e do povo”.
Israel vê "difíceis repercussões" caso Estado palestino seja aprovado
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse neste domingo que haverá "difíceis repercussões" se a ONU aprovar uma solicitação da Palestina para ser reconhecida como Estado.
Lieberman não detalhou qual ação Israel tomaria se a organização apoiasse o pedido feito na sexta-feira pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, na Assembleia Geral da ONU.
No passado, Lieberman sugeriu que, se os palestinos ganhassem reconhecimento sem um acordo de paz com Israel, cortaria relações com a Autoridade Palestina, de Abbas, que tem poderes próprios limitados na Cisjordânia, ocupada pelos israelenses.
Os Estados Unidos, maior aliado de Israel, afirmou que vetaria a resolução, o que significa que a Palestina não conseguiria se tornar um membro da ONU.
Mas Israel está preocupado que, mesmo se Washington vetar a moção no Conselho de Segurança, os palestinos possam alcançar mais aprovações na Assembleia Geral, onde qualquer votação é vencida por maioria simples.
"Se os palestinos conseguiram aprovar uma resolução, se não no Conselho de Segurança na Assembleia Geral, isso nos levaria todos para uma nova situação e haveria repercussões, difíceis repercussões", afirmou Lieberman em uma entrevista à Rádio Israel.
"Qualquer medida unilateral sem dúvida trará uma reação de Israel", afirmou Lieberman.
Israel insistiu que os palestinos só poderão ganhar status de Estado por meio de negociações, e afirmou que ambos os lados precisam chegar a um acordo sobre fronteiras e segurança.
O embaixador do Líbano na ONU afirmou que o Conselho de Segurança vai se reunir na segunda-feira para discutir o pedido de Abbas.
As negociações de paz pararam há um ano devido a uma polêmica sobre a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia.
O Quarteto de negociadores do Oriente Médio, formado por EUA, União Europeia, Rússia e ONU, propôs uma novo plano na sexta-feira, exortando Israel e os palestinos a se reunirem dentro de um mês para estabelecer uma agenda de negociações.
A proposta pede um prazo para o fim de 2012 para que seja acertado um acordo de paz que resulte em um Estado palestino junto com Israel, nos territórios que Israel capturou na Guerra dos Seis Dias, em 1967.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, saudou a proposta do Quarteto para negociações diretas.
Lieberman também elogiou a ideia, dizendo à Rádio do Exército de Israel que, "com todas as reservas que temos à proposta do Quarteto, estamos prontos para abrir negociações imediatas" com os palestinos.
A imprensa israelense disse que os ministros do gabinete vão debater o plano em uma reunião na segunda-feira. Abbas afirmou que vai discutir a ideia com os líderes da Organização pela Libertação da Palestina e outras autoridades.
Kasparov prestigia evento de xadrez na Rede Municipal de Ensino
Com frio na barriga, Vinícius Moreno da Silva, 12, não tirava os olhos do tabuleiro. A ansiedade tinha nome, e era em russo. Do outro lado da mesa estava ninguém menos do que Garry Kasparov, 48, um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos.
Kasparov, o maior jogador de xadrez da história, disputou 20 partidas simultâneas com alunos das escolas municipais de São Paulo |
Vinícius e os outros 19 colegas estão entre os 35.500 alunos das 300 escolas paulistanas que aderiram ao programa "Xadrez Movimento Educativo", da Secretaria Municipal de Educação, lançado oficialmente em 2009.
‘Wall Street é nossa rua’
Há quase uma semana, manifestantes ocupam o centro do capitalismo financeiro no Mundo, em Wall Street, Nova York. Depois de passar pelo Oriente Médio, Europa, América do Sul, a onda de protestos chegou aos EUA no dia 17 de setembro. Cerca de 2000 pessoas foram à Liberty Plaza se manifestar no sábado, ao lado da sede da Nasdaq, principal bolsa de valores dos Estados Unidos e permanecem lá até agora.
Intitulado de #OcuppyWallStreet, o movimento afirma lutar contra ao 1% corruptos que prejudicam os outros 99% da população americana. O cerne da corrupção, dizem, é a especulação financeira dos investidores de Wall Street e cuja ação irresponsável deflagrou a crise econômica em 2008 que persiste até hoje.
O modelo segue as manifestações no resto do mundo: jovens, com alta participação nas redes sociais e que foram atingidos em cheio pelo desemprego gerado na crise econômica.
Os participantes reivindicam a penalização dos homens de Wall Street, que cometeram uma série de crimes financeiros no cerne da crise econômica. Além disso, criticam o sistema político americano, baseado na prática do lobby, submetido aos interesses do Banco Central (Fed) e dividido entre dois partidos – democratas e republicanos – que acabam por travar uma série de discussões na Câmara dos Deputados. Cartazes como “Pessoas, não lucros”, “Wall St. tem dois partidos, precisamos do nosso próprio”, “Não posso comprar meu lobista, faço parte dos 99%”, “AIG, Bank of America, Goldman Sachs, Citi, JPMorganChase – Por que vocês não estão na cadeia?” ilustram esse cenário. (Texto completo)
sábado, 24 de setembro de 2011
Metendo os Peitos: Prognósticos da Rodada
Jogos da vigésima sexta rodada:
Atlético-PR x Fluminense – O Furacão receberá o Fluminense na Arena da Baixada com a difícil missão de reconquistar a confiança da sua torcida. Ainda sem Madson e Marcinho a equipe terá de se superar e buscar a vitória, pois a situação é alarmante. O visitante fez uma boa partida na última rodada, mas Abel Braga afirmou que fará mudanças para evitar surpresas, como a goleada sofrida fora de casa contra o Bahia.
Santos x Figueirense – O embalado Santos tentará emplacar a quinta vitória consecutiva e confirmar a hegemonia sobre os catarinenses; dentro da Vila Belmiro foram seis jogos pelo Brasileirão com seis vitórias dos anfitriões. O Peixe jogará sem Neymar (suspenso), mas a lista de desfalques do Figueirense é muito maior: Maicon, Fernandes, Túlio e o goleiro Wilson estarão de fora. Confronto desafiador para os visitantes, que entram como azarões na disputa.
Flamengo x América-MG – Partida emblemática para o Rubro-Negro. O duelo contra o lanterna pode tanto acalmar a crise como desencadear uma situação catastrófica no clube. Já são dez jogos sem vitória e a pressão só aumenta. Sem Ronaldinho Gaúcho (suspenso) e Willians (lesionado) o time carioca terá de se virar, pois entrará em campo com a obrigação de vencer. O América pode tentar aproveitar uma possível afobação dos anfitriões, mas também entrará em campo com desfalques importantes e não deve ter vida fácil no Engenhão.
Corinthians x Bahia – Após esfriar a crise com um empate no clássico, o Corinthians precisará agora da vitória para provar que segue na briga pelo título. O Bahia vem de três vitórias consecutivas, mas tem uma lista de seis desfalques para este confronto. A ausência de jogadores importantes para a equipe como Souza, Jones e Lulinha deve dificultar muito a vida dos visitantes, mas a chance do Tricolor surpreender não pode ser descartada.
Botafogo x São Paulo – Provável jogão da rodada! O confronto pode até resultar em um novo líder da competição, e promete ser um jogo muito movimentado. Os dois times são francos candidatos ao título e a partida não possui favorito. Os anfitriões jogarão com o goleiro reserva, pois Jefferson cumprirá suspensão, e os visitantes entrarão em campo sem Casemiro e João Filipe.
Internacional x Atlético-MG – O Internacional jogará sem sua principal referência no ataque; Damião ficará em torno de 40 dias afastado dos gramados. O clube gaúcho precisará provar que não depende excessivamente do craque, e para isso o duelo contra o Galo é importantíssimo. O time de Cuca continua decepcionando sua torcida e deve ter dificuldades contra a equipe comandada pelo seu ex-técnico. O favoritismo é Colorado, mas o desempenho da equipe sem Damião ainda é uma incógnita.
Cruzeiro x Vasco – Duelo decisivo para os dois lados: no Cruzeiro a briga é pelo afastamento do Z4, e no Vasco pela manutenção da liderança. Apesar da diferença enorme dos times na tabela e da péssima fase do time Celeste, não devemos menosprezá-lo. Para fugir da zona de perigo os anfitriões devem reunir suas forças e dar trabalho ao líder do campeonato. A fase das equipes apontaria o visitante como favorito, mas arriscar numa reabilitação do time da casa pode render pontos extras aos palpiteiros corajosos.
Avaí x Grêmio – Jogo que promete muita correria e tensão. Para o Avaí apenas a vitória interessa, e o Grêmio também precisa buscar os três pontos, pois vem de duas derrotas consecutivas. Partida imprevisível em Florianópolis, onde as chuvas deste início de primavera podem complicar o andamento do jogo.
Atlético-GO x Palmeiras – Após empatar com o líder do campeonato o time de Goiás deve entrar embalado para o jogo contra o Palmeiras. A surpreendente equipe muito bem comandada por Hélio dos Anjos entrará em campo sem Bida e Gilson, enquanto os visitantes devem manter Deola no lugar de Marcos no gol. O Palmeiras vem de uma vitória e tem pretensão de finalmente embalar na competição, mas não deve ter vida fácil no Serra Dourada.
Ceará x Coritiba – O Ceará acumula seis rodadas sem vencer e precisará retomar a força que possuía em seus domínios para escapar do Z4 nesta rodada. As duas equipes jogarão muito desfalcadas, mas se mantiverem suas características devem fazer um jogo aberto e muito movimentado. Para o Coritiba chegar mais perto do objetivo de conquistar uma vaga na Libertadores é essencial vencer também fora de casa. A necessidade dos dois times deve garantir um bom jogo em Fortaleza, sem nenhum favorito absoluto.
Embaixador Ibrahim Alzeben: Israel quer uma terra sem palestinos
Alzeben renovou as críticas à administração Obama, que prometeu vetar o reconhecimento do Estado da Palestina no Conselho de Segurança das Nações Unidas, afirmando que
Obama deixou muito a desejar e praticamente lavou as mãos, renovando a autorização não escrita à Israel para que fizesse o que quiser com os palestinos.
Portal Vermelho: Por que a Palestina pediu o reconhecimento do Estado neste momento?
Ibrahim Alzeben: Porque o processo de negociações, ao longo de 18 anos, só teve resultados negativos. Tivemos mais ocupação, mais Muro da Vergonha, mais colônias, o bloqueio contra Gaza. Tivemos a ocupação de Jerusalém, a destruição de casas. Israel armou os colonos. Esse processo, que deveria terminar em um estado independente da Palestina, cada vez torna menos possível e viável a criação do Estado palestino.
Hoje temos a Primavera Árabe, os povos se lançam às ruas exigindo justiça, independência, democracia. Por sua vez, o povo palestino exige o fim da ocupação. E nós estamos em sintonia com os desejos do povo.
Portal Vermelho: O que achou dos discursos de Dilma e de Obama?
Ibrahim: Foram duas coisas diferentes. A presidente Dilma expressou a alma solidária, consciente do povo brasileiro. Quanto ao presidente Obama, realmente deixou muito a desejar, porque não agiu como deve agir uma superpotência, o resultado é deixar as mãos livres a Israel: "Façam o que quiserem que nós apoiamos vocês".
Isto não estimula a paz, pelo contrário, estimula a linha dura da política de Israel, contra o direito internacional. Foi uma atitude desafortunada.
Portal Vermelho: Os Estados Unidos já anteciparam que vão vetar a aspiração palestina...
Ibrahim: Cada vez mais os EUA e Israel estão sozinhos, cada vez mais existe o isolamento, por que não estão em sintonia com o sentimento popular internacional, por não sentir o decoro político.
Portal Vermelho: E o que significaria um Estado não-membro da ONU para a Palestina?
Ibrahim: É simples: temos direito à voz, mas não temos direito a voto dentro da organização.
Portal Vermelho: O que o embaixador acha que acontecerá depois?
Ibrahim: Vamos seguir construindo a infraestrutura do nosso Estado, sob condições mais difíceis ainda, vamos seguir batendo às portas da ONU e de seus organismos correspondentes e não vamos claudicar. Continuaremos lutando, até conseguir nosso direito legítimo, consagrado pelo direito internacional e pela Carta Magna da ONU, que é o direito sagrado à autodeterminação dos povos.
Portal Vermelho: A iniciativa palestina pode gerar violência e retaliação por parte dos EUA e de Israel?
Ibrahim: Sem dúvida a atitude que esses dois Estados têm já é de agressão. O fato dos Estados Unidos "lavarem as mãos" e dizerem "negociem", sabendo que as tais negociações nunca deram certo, é obviamente manter as portas abertas para maiores agressões e maiores repressões por parte de Israel. Isso já vem acontecendo, os sinais já estão visíveis, por exemplo, a partir do momento que Israel arma os colonos, que passaram a agredir diariamente os palestinos.
Israel pretende, com isso, que os palestinos tomem alguma reação em retaliação aos ataques, para que possam dizer que somos os "agressores" e que não é possível conviver com os palestinos. Eles estão nos empurrando para o confronto, algo que temos evitado. Nossa decisão soberana é não cair na provocação deles. Mas não sei até quando, obviamente.
Portal Vermelho: Qual é o grande obstáculo nas negociações com Israel?
Ibrahim: Posso dizer em duas palavras? A política de Israel. Israel quer paz, mas com as terras palestinas vazias. Quer uma Palestina sem palestinos e, no melhor dos casos, quer moradores, que serão mão de obra barata, praticamente escrava de Israel, isolados e rodeados por colonos judeus.
Isto é, querem uma Palestina sem palestinos ou, no melhor dos casos, para eles, palestinos subjugados. Isso Israel jamais vai conseguir.
SENSACIONAL: DEPUTADO PEDE QUE STJ SE EXPLIQUE NA CÂMARA E PODE DAR INÍCIO À CPI DA IMPUNIDADE NO JUDICIÁRIO
educação política
A oposição ao governo pode estar sem rumo, mas o deputado do PSDB do Paraná, Fernando Francischini, acertou o alvo. A corrupção não é um problema do legislativo ou do executivo somente. É da sociedade como um todo e, principalmente, do poder judiciário, que anula provas de corrupção.
Segundo matéria do Estadão, o deputado pede explicação sobre a anulação de provas contra os ricos, no caso os ricos da operação Boi Barrica, que investigou o clã Sarney que controla o Maranhão há décadas. De acordo com a matéria, os ministros da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão convidados (deveriam ser convocados) a debater no Congresso a decisão, tomada na semana passada, de anular provas da Operação Boi Barrica, que investiga o empresário Fernando Sarney, acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.
O deputado pediu somente informação sobre os Sarney por uma questão política, já que o PMDB de José Sarney faz parte do governo. É hora dos deputados governistas contra-atacarem e pedirem explicações sobre outras operações da PF que foram anuladas.
É preciso de uma CPI da anulação de provas.
Os ministros do STJ precisam ser convocados a explicar não só as decisões a favor do clã maranhense, mas principalmente as operações Satigraha, Castelo de Areia e Diamante. O problema é que esses temas só viram notícia quando é contra o governo. Se um deputado pede CPI da anulação de provas da Satiagraha, não vira nem nota de rodapé na imprensa.
A Justiça Brasileira faz o que quer e toma a decisão que quer porque não tem que dar satisfação a ninguém e tem a conivência da grande mídia. Tem um ministro da mais alta corte que deu dois habeas corpus em menos de 48 horas a um banqueiro posteriormente condenado a 10 anos de prisão e ninguém ficou indignado. (Veja texto do Estadão)
PORQUE HOJE É SÁBADO
by Ernesto Aguiar
Segue o enterrro, como diria amigo meu.
A socialyte e Bispa SONIA(foto), responde a dezenas de processos, dentre eles Formação Quadrilha e Estelionato. Sua Off-Shore, um exemplar da SAGRADA BÍBLIA com fundo falso,recheada de dólares, foi descoberta na Alfandêga e ela e um APOSTOLO SAFADO foram parar no XILINDRÓ!
Após PUXAR CANA por alguns meses a Emergente e Bonitona Eclesiasta, efetuou pagamento de poupuda FIANÇA. Sem os grilhões e a BOLA DE FERRO nos pés, mas uma singela TORNOZELEIRA com CHIP, devidamente RASTREADA, a BALZAQUEANA dos sonhos eróticos da Juventude Renascer e mais um BANDO DE MARMANJOS, pode circular finalmente.
Mas a PERUA não perde a pose, continua misturando dinheiro dos dizimistas com os trocadinhos que despeja nas lojas de grife dos JARDINS ou em RAZANTES com seu HELICÓPTERO em visitas a seu HARAS no interior Paulista.
Já o Deputado Federal TAKAYAMA,(PSC/PR), denunciado pelo Ministério Público Federal, por PECULATO 12 vezes, deve ser julgado pelo STF.
Notem bem, 12 (DOZE), parece coisa bíblica.
PECULATÁRIO 12 vezes, o PASTOR HIDEKAZU, comanda uma CRUZADA pela Moral e Bons Costumes, pregando e arrecadando Brasil afora através no movimento CRISTO VIVE.
Bem, se Cristo vive, não me diz respeito, mas que TAKAYAMA está BEM VIVO, ah isso está.
Nesse MAR DE LAMA que tem se transformado a EXPLORAÇÃO DA FÉ, a UNIVERSAL DO REINO DE DEUS voltou as páginas policiais.
LAVAGEM DE DINHEIRO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA entre outras são as acusações do Ministério Público contra a ORDEM dirigida pelo ET Edir Macedo.
Por falar neles, a PROMOÇÃO DA SEMANA é IMPAGÁVEL!
Os contribuintes, após recolherem o boleto, podem passar por uma espécie de TÚNEL, com 318 Pastores portanto CAJADOS LUMINOSOS entrelaçados, show de bola!
A disputa palmo-a-palmo de fatias do MERCADO DA FÉ, continua acirrada!
As "ações" da Instituição de VALDEMIRO SANTIAGO (o apóstolo), continuam em alta!
A MUNDIAL com seus 4,5 milhões de associados, causa um alvoroço na praça.
Com um viés mais popular, classe D e E, sua estratégia de markenting é simples e objetiva.
Santiago pede NA CARA DURA, 10zão, 20tão, Cinquentinha ou quanto o fiel tiver no bolso, tá bom, eles aceitam.
Já RR.$OARES, mais comedido, só aceita óbolo desde que o contribuinte SEJA TOCADO EM SEU CORAÇÃO PARA TAL, ao contrário NÃO! ( ah,bom!)
Entre um trecho bíblico e outro, recomenda... Vá a uma agência do BRADESCO, peça ao CAIXA....etc.
Segue o enterro....
Metendo os Peitos: Resultados da vigésima quinta rodada:
Fluminense 3 x 1 Avaí - A lógica prevaleceu no resultado da partida e o desempenho dos jogadores reanimou a torcida Tricolor. O Avaí até conseguiu equilibrar o jogo e assustar em alguns momentos, principalmente com Lincoln e William, mas é pouco para um time em situação tão desesperadora.
América-MG 1 x 2 Santos – Quase queimamos a língua apontando o Santos como favorito absoluto! O Peixe abriu o placar aos 17 minutos do segundo tempo com Borges, porém o América empatou numa bobeira da defesa Alvinegra aos 22. Neymar estava muito bem no jogo, mas quem cravou a vitória santista foi o zagueiro Edu Dracena! E aos poucos, sem chamar muita atenção, o time praiano vai escalando a tabela de classificação.
Bahia 1 x 0 Atlético-PR – Jogo fraco no Pituaçu; com muitos passes errados e poucas chances de gols, o Bahia conseguiu marcar um tento salvador e fugir da zona de perigo. Para o Furacão a situação fica ainda mais complicada; agora restam 13 jogos pela frente e pelo menos 8 vitórias serão necessárias para garantir a permanência na Série A.
São Paulo 0 x 0 Corinthians – O Majestoso deixou a desejar no quesito gols, mas emoções não faltaram. O público no Morumbi também foi menor do que o esperado: menos de 45 mil pessoas (o recorde foi na milésima partida de Rogério Ceni). O São Paulo dominou o jogo e criou a maior parte dos lances de perigo, mas faltou sorte e pontaria. O resultado mantém o Tricolor na vice-liderança e esfria um pouco a crise no Corinthians.
Figueirense 1 x 1 Internacional – Ótimo jogo no Orlando Scarpelli! A partida foi equilibradíssima e muito movimentada, mas acabou tendo como protagonista a lesão de Leandro Damião. Ainda na primeira etapa o craque sentiu a coxa direita, deixando o Internacional e a Seleção preocupados. Os Colorados só voltaram a se encontrar na segunda etapa da partida, quando chegaram ao empate e quase viraram, mas o arqueiro do time catarinense estava inspirado e fechou o gol. Mais uma vez o Inter jogou bem e não venceu, perdendo a chance de crescer na tabela.
Atlético-MG 1 x 1 Flamengo – Partida sofrível em Minas Gerais. Foram apenas nove finalizações durante todo o jogo! A quantidade de passes errados foi incontável, e a apatia era muito clara. O gol mineiro surgiu de uma bola parada, e o carioca de um bom lance de Ronaldinho Gaúcho. Após o jogo Luxemburgo inovou na maneira de fugir das explicações sobre o desempenho do time: o técnico fez um apelo pela união dos treinadores na luta contra o rebaixamento de quatro equipes no campeonato! Ele acredita que deveriam cair apenas dois ou três times. Porque a preocupação repentina com essa questão Luxemburgo? Seria a fuga do rebaixamento o novo objetivo do clube? Exageros à parte, o rendimento da equipe tem sido preocupante e só agrava os problemas políticos na Gávea.
Palmeiras 1 x 0 Ceará – O Palmeiras confirmou o favoritismo, jogou melhor que o Ceará e conseguiu uma importante vitória. Certamente não foi da forma como a torcida esperava, pois a escalação foi bem ofensiva, mas os três pontos devem ajudar o Alviverde a sair da inércia. Destaque negativo para Thiago Matias do Ceará: o jogador cometeu duas penalidades máximas (vergonhosamente não marcadas pela arbitragem) e ainda marcou o único gol da partida contra a sua própria meta.
Vasco 1 x 1 Atlético-GO – O bom jogo em São Januário teve um resultado justo. A partida foi equilibrada e com muitas chances para os dois lados. O Dragão novamente arrancou pontos preciosos do adversário e segue fazendo a melhor campanha de sua história. O Vasco continua na liderança, mas perdeu a chance de aumentar a diferença para o vice.
Grêmio 0 x 1 Botafogo – Partida traiçoeira para o Tricolor Gaúcho. Os anfitriões tentaram de todas as maneiras, finalizaram 22 vezes, mas a falta de pontaria e a ótima atuação de Jefferson não permitiram a vitória gremista. E o Botafogo, que praticamente abdicou do ataque no jogo, em um lance resolveu a partida: de Maicosuel para Loco Abreu e bola na rede. O resultado levou o Alvinegro de General Severiano ao terceiro lugar na tabela.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Alô alô Paulo Bernardo. O Haiti é aqui e o Iraque também!
educação política
Pesquisa Pando Networks publicada pela Folha de S.Paulo comprova que banda larga no Brasil é mesmo um horror. Ela tem a mesma velocidade que a banda larga do Iraque, país destruído pela invasão dos Estados Unidos e pela guerra civil.Apesar de ser uma das mais caras do mundo, a velocidade da banda larga aqui no Brasil é pior do que no Haiti, Nigéria, Afeganistão e muitos outros país.
Segundo a reportagem, o Brasil é o 163º em um ranking da média da velocidade da internet publicado pela Pando Networks. A velocidade média da conexão no Brasil é de 105 KBps (quilobytes por segundo), o que o coloca atrás de países como Níger, Haiti, Etiópia, Angola, Paquistão e Papua-Nova Guiné.
Carta de um Prêmio Nobel da Paz a outro
Adital
Barack Obama: Se os Estados Unidos entram em default, a América Latina ajudará
Estimado Barack Obama,
Mais do que uma carta, a intenção é tentar ‘dar-te uma mão' desde a América Latina frente à crise econômica, política e de valores que atinge os Estados Unidos, a Europa, a Grécia e outros países do mal chamado "primeiro mundo”. Sempre afirmei que somos um só mundo mal distribuído e agora a crise toca aos intocáveis.
Como Fausto que, por um amor, vendeu sua alma ao diabo, o grave é que alguns países venderam sua alma à Bolsa que os embolsou e lhes reclama o pagamento da dívida e os juros; semelhante ao Mercador de Veneza que reclama o pagamento da dívida com uma libra de carne de seu próprio corpo.
Esclareçamos as coisas, Barack. A América Latina não pode dar-te crédito algum; está desfalcada graças à gentileza do FMI e do Banco Mundial, com suas receitas. O primeiro conselho é que não aceites receitas de organismos tóxicos. O que, sim, podemos fazer é transmitir-te algumas experiências que podem ajudar.
Temos que aprender a viver com a crise; nós a assumimos quase que como uma irmã mais velha. Algumas vezes a amamos e, outras vezes, a odiamos; são como problemas de família.
Temos que revisar e ver "que o armário de ideias está vazio”, como dizia alguém cujo nome não recordo; portanto, deves gerar ideias superadoras e aprender os mecanismos impostos pela dívida externa como instrumento de dominação. Nisso, vocês são mestres.
Porém, os latino-americanos sabemos bastante sobre as pragas bíblicas que são "esse monstro grande que pisa forte toda a inocência das pessoas”, como canta León.
Heráclito dizia que nunca nos banhamos nas mesmas águas, apesar de ser o mesmo rio. Tudo muda. Até teu país, que se cria poderoso amo do mundo, hoje, deve enfrentar a maior dívida externa do mundo, que deixa aos norte-americanos com a boca aberta e o bolso tremendo na angústia existencial, quando a Standard & Poor's faz sinal de negativo nas qualificações, no melhor estilo imperial.
Tenho que dizer-te que não tenho suficientes dedos nas mãos e nos pés para contar a dívida de teu país em bilhões, trilhões; cifras que não entram em minha cabeça, e tento compreender que o impossível é possível.
É demais para meus neurônios comprovar que o maior credor dos Estados Unidos é a China "capicomunista” e, entre os mistérios desse legendário país, é saber como fará para cobrar aos Estados Unidos a dívida externa. Porém, a China também controla o mercado de metais para alta tecnologia, o que torna os EUA mais dependentes da China. Tudo isso me parece um ‘conto chinês'.
Me pergunto: Os chineses terão que convocar aos seus deuses e magos de todas as dinastias e ao sábio Confúcio, que deve estar bem confuso com o que acontece em teu país? Quem sabe! Nisso não podemos ajudar-te. O que, sim, podemos, é ensinar-te o jogo da dívida externa:
1. Deves saber que as regras são postas pelos que mandam e não por teu país, que passou a ser membro do clube dos devedores. Portanto: "Bem vindo ao clube dos devedores!”
2. No jogo, os credores usam dados viciados e o resultado será sempre o mesmo: "quanto mais pagas, mais deves e menos tens”. Jogar é uma forma de fazer-te acreditar que podes ganhar.
3. Não te desesperes; o jogo vem com surpresas. Estás condenado à perpetuidade, como o mítico Sísifo: nunca chegarás ao cume; uma e outra vezes deves carregar o peso da dívida que, passo a passo, pesa mais e mais.
Pega o lápis, estimado Barack, e anota; porém, não te desesperes; coloca todos os números que queiras e sempre obterás o mesmo resultado.
Até o momento, aplicaste um duro programa de ajuste fiscal em gastos sociais, educação, saúde, alimentação por 2,5 bilhões de dólares e aumentaste o gasto militar com a cumplicidade do Congresso para elevar o endividamento até 16,4 bilhões de dólares, cifra superior em uns dois bilhões ao PIB de teu país. Segundo os dados que o politólogo Atilio Borón recolhe em sua nota "Uma estafa de 16 bilhões de dólares”. Não perderei tempo em colocar dados que já tens.
Se continuas com essa loucura, esperando resolver o déficit, é como colocar a cabeça na guilhotina para que tu mesmo a cortes. Estimado Barack, por favor, não sejas suicida. Tenta encarar políticas públicas a favor de teu povo para evitar que o país pegue fogo, como está acontecendo na Europa e em outras latitudes, com os indignados... indignadíssimos...
Em vez de enfrentar a pobreza, a fome e o desemprego que atinge a mais de 54 milhões de pessoas, envias milhões de dólares para salvar aos que mais têm. São 659 milhões de dólares que foram abonados a instituições bancárias e a empresas financeiras. Algo cheira mal, Barack, e pode apodrecer.
Teu governo decidiu continuar aumentando o gasto militar, as bases em diversas partes do mundo, para promover guerras e conflitos à custa do direito de teu povo e de outros povos, vítimas de teu país. Se crês que apoiando o complexo industrial-militar resolverás a crise, chegarás a um ponto sem retorno.
Não deves esquecer que quem semeia violência recolhe mais violência; teu país suportando o bumerangue das receitas neoliberais que impuseram a outros povos. Tens uma possibilidade: nos EUA há pessoas sábias e com ideias que têm propostas para teu armário vazio e podem ajudar a superar a crise.
Porém, vamos ao concreto e tentemos visualizar algumas soluções. Como o problema é muito mais complexo, se necessita ter pensamento holístico:
Quanto custa aos Estados Unidos a guerra no Iraque?
Teu antecessor, George W. Bush, mais mentiroso do que Pinóquio, disse que a guerra no Iraque custaria 50 bilhões de dólares. Os EUA estão gastando essa quantia no Iraque a cada três meses, como diz o Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz: "Se situamos essa quantidade em seu marco, o resultado é que por uma sexta parte do custo da guerra dos EUA, seu sistema de seguridade social poderia ser dotado de uma sólida base econômica durante mais de meio século, sem reduzir as prestações sociais e nem aumentar as contribuições”. Mais claro, impossível.
Quanto custa uma bomba que teu exército e teus aliados detonam sobre a Líbia, o Iraque e o Afeganistão?
Te recordo que 146 entidades financeiras de 16 países investiram e prestaram serviços financeiros pelo valor de 43 bilhões de dólares para fabricar bombas de fragmentação entre os anos de 2007 e 2009.
Um míssil Trident DII5, de longo alcance, pode transportar uma cabeça nuclear e seu custo é de 30.9 milhões de dólares. A empresa Lockheed Martín é a contratista ganhadora a um custo de 789,9 milhões de dólares.
Quanto custa um tanque de guerra e um avião de combate?
Anota, Barack, pára não esquecer e soma as cifras inimagináveis para promover a morte e a destruição.
Outra pergunta: Te povo sabe quanto o governo gasta em guerras que desencadeiam em diversas partes do mundo e para onde vão os impostos que pagam?
O AH-Apache, usado pelos Estados Unidos no Iraque, é um helicóptero de ataque utilizado pelos britânicos, por Israel, pelo Japão e outros; o custo do programa foi de 10 bilhões e 500 milhões de dólares. O custo de despegue é de 18 milhões de dólares e o custo de compra da versão AH-64D, em 2003, era de 56 milhões de dólares.
Aqui vem o prato principal: Segundo a TIME, na lista de 2009, um simples caça de combate costa 94 milhões de dólares e soma até o poderoso e letal bombardeio avaliado em 2.400 milhões de dólares o B-2 SPIRIT.
Nem falar dos porta-aviões que entram no imaginário do incrível; porém, dolorosamente certo, como a classe NIMITZ, que alcançam por unidade os 4.000 milhões de dólares; que necessita um equipamento anual de 150 milhões de dólares. Isso sem contar os 80 aviões que podem aumentar sua capacidade até 100.
Me cansei, Barack; estou esgotado com tanta loucura e irresponsabilidade... Necessito respirar.
Porém, temos que continuar. Outras medidas que podes utilizar para reduzir o déficit de teu país –medidas que prometeste; porém, não cumpriste- é fechar as prisões de Abu-Graib (Iraque) de Guantánamo (Cuba). E levantar o bloqueio a Cuba e liberar aos cinco cubanos que manténs presos por mais de 10 anos. Isso permitiria que teu país economizasse milhões de dólares. Me diz, Barack: Quanto custa ao teu país o salário dos torturadores, assassinos e carcereiros formados na Escola das Américas, que, mesmo tendo mudado de nome, continua usando os mesmos métodos?
O problema mais grave que atinge ao teu país é o medo. Medo dos demais e medo de si mesmo. Porém, se empenha em aferrar-se ao salva vidas de chumbo e inventa mecanismos de segurança que torna a vida mais insegura e angustiante. O orçamento militar de teu país para 2011 supera os 700 bilhões de dólares.
As guerras, o petróleo, os minérios, a água, o poder político e econômico custam milhares de vidas humanas; provocam fome e violência. Porém, para os que mandam, negócios são negócios; e a humanidade passa a ser uma abstração.
Hoje é a Líbia; a guerra pelo petróleo. Amanhã? Será pela água, pelos recursos e bens naturais? Quem sabe! O que, sim, sabemos é que estás hipotecando o presente e destruindo o futuro de teu povo e de outros povos do mundo.
Não podemos continuar lamentando a situação em que vivemos; devemos construir na esperança. Te proponho o seguinte:
Doa o valor de um dos aviões de combate e, como dizia Raoul Follereau, poderás ver quantos hospitais, escolas e empregos dignos podem ser construídos para os povos.
Com o valor de uma das bombas que teu exército joga sobre o Iraque, o Afeganistão ou a Líbia podem ser construídos centros de saúde e dar de comer e educar a milhões de crianças, que te oferecerão um sorriso e esperança de vida.
Se fossem somados todos os milhões investidos para a morte, quanto mais teu país poderia fazer para a vida de teu povo e da humanidade? Poderias pagar a dívida externa e interna.
Minha saudação de Paz e Bem.
Organizações pedem julgamento de ex-ditador haitiano
Mais de oito meses após o retorno de Jean-Claude Duvalier ao Haiti, o ex-ditador do país caribenho permanece fora da prisão. Organizações sociais continuam a pressionar autoridades haitianas para que levem Duvalier a juízo por violações aos direitos humanos realizadas durante seu governo, de 1971 a 1986. Para reforçar o pedido de justiça, Anistia Internacional (AI) divulgou, nesta quinta-feira (22), um informe sobre os abusos promovidos pelo ex-presidente, também conhecido por "Baby Doc”.
No relatório You cannot kill the truth the case against Jean-Claude Duvalier ("Você não pode matar a verdade no caso contra Jean-Claude Duvalier”), Anistia Internacional destaca as violações de direitos humanos promovidas por Baby Doc contra a população haitiana. Torturas, desaparecimentos forçado, mortes sob custódia, detenções arbitrárias e homicídios são alguns dos abusos ocorridos na gestão de Duvalier lembrados no relatório.
O documento de Anistia Internacional reforça o pedido de julgamento de Baby Doc já solicitado pela organização de direitos humanos. No dia 12 deste mês, AI pediu às autoridades haitianas para levar o ex-presidente a julgamento.
"Existem provas suficientes para processar Jean-Claude Duvalier pelas detenções arbitrárias, torturas, mortes sob custódia, homicídios e desaparições que ocorreram, de forma generalizada, durante seu governo, algumas das quais constituíram crimes contra a humanidade”, afirmou Javier Zúñiga, assessor especial da AI em comunicado divulgado pela organização.
No documento, o assessor da entidade defensora dos direitos humanos ainda lembrou que Michel Martelly, atual mandatário do país, tem o dever de levar a julgamento os responsáveis pelos crimes cometidos durante o governo de Duvalier. "O que falta é vontade política por parte do novo governo do Haiti para cumprir com suas obrigações internacionais e com seu dever diante dos sobreviventes e das vítimas dos abusos”, denunciou.
Baby Doc
Jean-Claude Duvalier, também chamado de Baby Doc, retornou ao Haiti em janeiro passado, após 25 anos de exílio na França, país para onde foi depois de ter sido deposto pela população haitiana. O ex-presidente governou o país caribenho de 1971 a 1986.
O regime, herdado do pai, Francois "Papa Doc” Duvalier, foi marcado por detenções arbitrárias, torturas, homicídios e desaparecimento de pessoas contrárias ao governo. Autoridades haitianas também acusam Baby Doc de desvio de dinheiro público e má administração. Atualmente com 60 anos de idade e com saúde fraca, Duvalier segue em liberdade no país.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
A Líbia pode desintegrar-se como a Somália
A Líbia não é a Tunísia nem o Egito. O grupo dominante (Kadafi) e as forças que o combatem são em tudo diferentes dos seus correspondentes tunisianos ou egípcios. Kadafi nunca passou de um palhaço, cujo vazio de pensamento está refletido no seu conhecido “Livro Verde”. Agindo numa sociedade arcaica e parada, Kadafi bem podia comprazer-se em sucessivos discursos “nacionalistas” e “socialistas” desligados da realidade e, no dia seguinte, se auto-proclamar como um “liberal”.
Ele só o fez para “agradar ao Ocidente”, como se a opção pelo liberalismo pudesse deixar de ter efeitos na sociedade. Mas tinha e, como toda a gente sabe, ela piorou as condições de vida da maioria dos líbios. Os benefícios do petróleo, antes amplamente redistribuídos, tornaram-se o alvo de pequenos grupos de privilegiados, entre eles a família do líder. Essas condições deram origem à bem conhecida explosão (social), de que os regionalistas e os políticos islamistas do país logo tiraram proveito.
Porque a Líbia nunca existiu realmente enquanto nação. É uma região geográfica que separa o mundo árabe ocidental do mundo árabe oriental (o Magrebe e o Mashreq). A fronteira de transição de um para o outro se situa bem no meio da Líbia. A Cirenaica era historicamente grega e helenística antes de se tornar mashrequiana. A Tripolitânia, por seu lado, era romana e tornou-se magrebina. Por isso o regionalismo sempre foi muito forte no país.
Ninguém sabe quem são realmente os membros do Conselho Nacional de Transição em Benghazi. Pode haver democratas entre eles, mas certamente há também islamistas, alguns deles da pior das estirpes, e ainda regionalistas. O presidente desse conselho é Mustafa Muhammad Abdeljelil, o juiz que condenou à morte as enfermeiras búlgaras (1) e foi premiado por Kadafi, que o nomeou ministro da Justiça entre 2007 e fevereiro de 2011. Foi por esse motivo que o primeiro-ministro da Bulgária, Boikov, se recusou a reconhecer o conselho, mas as suas razões não foram levadas em conta pelos EUA nem pela Europa.
Desde o seu início, o “movimento” da Líbia tomou a forma de uma revolta armada em combate contra o exército, e não de uma vaga de manifestações civis. E logo em seguida essa revolta chamou a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em sua ajuda. Assim foi dada, às potências imperialistas, a oportunidade para uma intervenção militar.
O seu objetivo seguramente não era “a proteção dos civis” nem a “democracia”, mas sim o controle sobre os campos petrolíferos, os recursos aqüíferos subterrâneos e a aquisição de uma importante base militar no país. É claro que, tão logo Kadafi optou pelo liberalismo, as companhias petrolíferas ocidentais tiveram o controle sobre o petróleo líbio. Mas com Kadafi nunca se podia estar seguro de nada. E se, de repente, ele mudasse de orientação e começasse a jogar com a Índia e a China? Mais importantes são os recursos aqüíferos subterrâneos que poderiam ser usados em benefício dos países africanos do Sahel (2). Empresas francesas bem conhecidas estão interessadas nesses recursos (o que explica o imediato envolvimento da França). Vão usá-los de maneira mais “proveitosa” para produzir agrocombustíveis.
Em 1969, Kadafi exigiu que os britânicos e os estadunidenses retirassem as bases que mantinham no país desde a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os EUA precisam encontrar na África uma localização para o seu AFRICOM (o comando militar dos EUA para a África, parte importante da sua estratégia para o controle militar do mundo, mas que ainda continua baseado em Stuttgart – Alemanha!). A União Africana rejeitou-o e, até agora, nenhum país africano o aceitou. Um lacaio instalado em Trípoli certamente aceitaria todas as exigências de Washington e dos seus lugares-tenentes da OTAN. O que seria uma ameaça direta contra a Argélia e o Egito.
Dito isto, continua a ser difícil prever qual será o comportamento do “novo regime”. Não é de excluir a possibilidade de uma desintegração do país como na Somália.
Notas
1) Referência ao “caso das enfermeiras búlgaras”, ou “caso do HIV na Líbia”, em 1998, em que um médico interno palestino e cinco enfermeiras búlgaras do Hospital Infantil El-Fatih, em Benghazi, foram acusados de terem deliberadamente infectado cerca de 400 crianças com o vírus da aids. Foram condenados à morte, e por fim viram a sentença comutada em prisão perpétua por decisão de uma comissão de ministros. Em 2007, após complicadas negociações com a UE, foram extraditados para a Bulgária e acabaram por ser libertados depois de o presidente búlgaro lhes ter comutado as penas.
2) Faixa subsaariana que atravessa a África desde o Atlântico ao Mar Vermelho, de transição entre o deserto e a savana subtropical. Inclui, no todo ou em parte, Senegal, Mali, Burkina Faso, o sul da Argélia, Níger, o norte da Nigéria, Chade, Sudão (incluindo Darfur e o Sudão do Sul), o norte da Etiópia e a Eritreia.
Original (em inglês) deste artigo no Pambazuka News.
Tradução do Passa Palavra.
Paixão e Solda em Quatro Barras
Na próxima terça-feira (27) a Casa da Cultura estará oferecendo a Oficina dos Chargistas, das 8h às 11h30. Quem ministra a oficina é o cartunista Luiz Solda e o chargista e ilustrador Ademir Paixão, profissionais bastante conceituados na área, que já passaram e continuam atuando nos principais jornais do Paraná.
O evento, oferecido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Quatro Barras, será direcionado aos alunos da Gibiteca e também aberto à população. Os interessados devem se inscrever na Casa da Cultura até o dia 26 de setembro, pelo telefone: (41) 3672-3154. Participe!
CURTAS & GROSSAS
PAULO BERNARDO JUDAS ISCARIOTES
Os carteiros, em greve há uma semana, PENDURARAM no Rio de Janeiro, um boneco de "JUDAS", representando o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo.
O ex-líder grevista, agora "do outro lado do balcão" ameaça a categoria com CHIBATADAS, desconto dos dias parados e até punições mais graves.
O que é isso (EX) Companheiro?
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ...
Quando líder sindical bancário, JUDAS BERNARDO, nunca admitiu ou teve descontos em suas longas greves.
Agora mancomunado com os interesses privados na área da comunicação promete CASTIGOS e CHICOTADAS nos Carteiros.
Quem te viu...
PRESTÍGIO
Algumas Instituições, Categorias Profissionais, gozam de um PRESTÍGIO especial junto a OPINIÃO PÚBLICA.
Os CARTEIROS certamente são uma delas, BOMBEIROS, PROFESSORES também.
Já a "categoria" de PAULO ISCARIOTES, parece andar meio "EM BAIXA" nas pesquisas de Opinião.
Mesmo assim, JUDAS BERNARDO, promete RETALIAR o funcionalismo dos CORREIOS.
Cruel esse Ministro, muito cruel...
MANTEGA NA MATRIZ
O Ministro GÜIDO MANTEGA foi "PAGAR PAU" na MATRIZ.
Em Washington, considerou que o "MERCADO" (que diabos é isso?) esse ente invisível, mas que PISA FORTE, anda estressado.
Oras Bolas Ministro, tá estressado? VÁ PESCAR!
Ou faça melhor, BOTA A MÃO PESADA do Estado sobre ele e CONTROLA O BICHO!
MAMÃE, MAMÃE, MAMÃE, COMO GOSTO DE VOCE...
O Governador SOCIALISTA de Pernambuco, EDUARDO CAMPOS, mobilizou uma FORÇA TAREFA, removeu RIOS E MONTANHAS e NOMEOU sua mamãe para o TCU.
O jogo foi pesado, fala-se em MONTANHAS de cifras na "parada".
Pobre ARRAES, não pode descansar em PAZ.
SHOW DE BOLA DA DILMA
Deu orgulho de nossa Presidenta na Assembleia Geral da ONU.
O Plenário da ONU vibrou, aplaudindo várias vezes seu discurso.
Muito impacto e saudações a sua manifestação.
Parabéns Dilma!
OBAMA, CADELINHA SIONISTA
O vira-latas OBAMA, fez seu discursinho chocho, embromando e tergiversando o tempo todo.
Com a COLERINHA apertada no pescoço, jurou amor e fidelidade ao TERRORISMO ISRAELENSE, colocando-se como uma cadelinha a serviço do MOUSSAD.
Embusteiro e Subserviente o outrora DEMOCRATA mostrou mais uma vez toda sua TÍBIEZ e FANFARRONICE.
RO$$ONI NO $ENADO
O deputado RO$$ONI articula com BETO/TANIGUCHI, passar a rasteira no Senador Álvaro Dias e tomar-lhe a indicação Tucana para a vaga ao Senado.
Quem conhece os "bastidores" da ALEP sabe do que RO$ONI é capaz.
Pela GRANA que ele GASTOU pra se eleger Presidente da ALEP dá pra se ter uma ideia...
NÃO LARGA O OSSO!
DerOSSO não está disposto a LARGAR O OSSO.
Enviou sua defesa a Comissão que investiga as FALCATRUAS na Câmara.
Segundo analistas, DerOSSO está tranquilo, confia nos "RABOS-PRESOS" que controla na CASA.
Tem sua caterva controlada.
SOCIEDADE CIVIL (DES) ORGANIZADA
Uma comissão de vereadores dispostas a CAÇAR o DerOSSO, procurou setores organizados como a Igreja Católica, a OAB em busca de apoio.
Onde a VIDA há esperança...
GUSTAVO VEM AÍ
Estrategicamente, FRUET, retardou mais uma vez a divulgação de sua opção Partidária.
Partidos Políticos como o PC do B, PT, PV, prometem acompanhar o quase senador.
Ficou pra semana que vem a Coletiva.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Câmara dos deputados homenageia os quatro anos de luta da UGT
O evento, que será exibido ao vivo pela TV Câmara, reunirá diversos parlamentares e sindicalistas para a cerimônia que fortalece a importância da UGT na construção de políticas públicas que ampliam o conceito de qualidade de vida da população com melhor distribuição de renda, valorização do trabalho, mudança na política de juros, fortalecimento do mercado interno e da economia nacional.
A UGT é uma entidade que já nasceu com os princípios da democracia, com a fusão das centrais: Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e de um amplo grupo de sindicatos independentes.
Com a proposta de representar, organizar, coordenar e defender os direitos dos trabalhadores, a UGT tem como princípio fundamental da entidade a ética, a cidadania e a inovação e, assim, ao longo dos anos, está ganhando espaço e notoriedade no mundo sindical e no cenário político brasileiro.
Serviço:
Evento - Sessão Solene em homenagem a UGT
Local - Plenário Ulysses Guimarães
Data e hora - 03/10/2011 a partir das 10 horas
Exibição ao vivo pela TV Câmara e site da UGT
CURTAS & GROSSAS
REQUIÃO TEM RAZÃO!
O senador Requião desceu a borduna na Sodomizada.(como é conhecida a bancada do pmdb na intimidade do poder, sodomizada pra aqui,sodomizada pra lá )
Criticou a pouca vergonha da desavergonhada em relação a SANEPAR.
ATÉ TU CHEIDA!
Nada melhor que o tempo para desmascarar oportunistas. Lá trás criticaram o PT por isolar CHEIDA no partido.
Pois não é que os Aloprados Londrinenses tinham razão!
O Cheida é um VENDILHÃO !
Atirou-se no colo do TANIGUCHI na primeira CANTADA!
CAÍTO QUE ENGANA
O sapecado deputado Caíto Que Engana, tentou explicar a entrega da SANEPAR ao GRUPO DO TANIGUCHI/LERNER, enrolou,enrolou e nada explicou.
Tá CAINDO a máscara!
Entrega Caíto, ENTREGA!
VIRARAM O COCHO
Após MAMAREM por anos a fio nas TETAS e em outras PARTES do Senador Requião, agora a PORCADA resolveu VIRAR O COCHO!
CHAFURDAM no CHAVASCAL do TANIGUCHI lambendo os beiços.
Eta PORCADA tucura sô!
CONVITE OFICIAL
Articula-se na bancadinha do pmdb na ALEP o convite OFICIAL para a filiação de CÁSSIO TANIGUCHI ao partido.
Segundo as lideranças da sodomizada, que mal teria nisso?
Quem tá na chuva e PRA SE QUEIMAR!
RAÇÃO PRA PORCADA
Nos bastidores, os pedidos da bancadinha do pmdb vão sendo encaminhados...
O é DANDO que se RECEBE aos pouquinhos vai se estabelecendo.
Uma nomeaçãozinha aqui, uns KIT-MISÉRIA acolá...
É a ração nossa de cada dia, dia-após-dia...
SOU MAS QUEM NÃO É?
Questionado dia desses numa mesa de restaurante um ex-paladino da moralidade lutador exemplar contra o PEDÁGIO reconheceu...
Cansei de dar murro em ponta de faca, ENTREI NA PARADA!
Que papo de MALACO deputadinho!
TREMEI CORNÉLIO!
O AMARELO ANSELMO ROMANELLI, transferiu seu título eleitoral pra cidade de CORNÉLIO PROCÓPIO.
Até o CRISTO arrepiou-se!
Cruz-credo!
CRESCE GUSTAVO
Enquete realizada pelo instituto DATA/NOVA na Vila Oficinas demonstrou liderança absoluta de FRUET naquela região da cidade.
Deu quase 3 X 1 entre Gustavo e o segundo concorrente.
Quem viver verá!
FRUET VEM FORTE!
Forma-se uma ampla FRENTE em torno de Gustavo. Muita gente boa se juntando.
O quase senador vem com muita força.
A herança do saudoso Maurício ainda tem MUITA FORÇA na capital e Gustavo é muito articulado, com as alianças então...
MINISTRO DO TCU
Briga de foice na disputa.
Apesar de todo zelo "em público" , o PAU tá comendo por debaixo dos panos.
Não estranhem se o comunista levar, tem café no bule....
Metendo os Peitos: Resultados da vigésima quarta rodada:
Vasco 4 x 0 Grêmio – Ótimo jogo em São Januário! O placar até pode enganar, mas a primeira etapa da partida foi muito equilibrada. Já no segundo tempo o jogo ficou mais difícil para o Grêmio: quem aproveitou melhor suas chances venceu, e venceu bem. O Vasco encontrou o caminho pelas laterais do campo e fez a festa. Éder Luis e Diego Souza jogaram como nos seus melhores dias de Copa do Brasil, Fagner e Elton também estavam muito bem e desta vez souberam suprir a ausência de Juninho Pernambucano. Acertamos o palpite e o campeonato tem um novo líder!
São Paulo 4 x 0 Ceará – Mais um palpite certeiro. O São Paulo venceu um jogo que começou feio, mas terminou dando gosto aos torcedores Tricolores. O Ceará começou melhor, mas desperdiçava suas chances e acabou tomando o primeiro gol e tonteando. Na saída para o intervalo o placar já era de 2x0, um de cada lateral são-paulino (!). No segundo tempo o jogo era todo dos donos da casa, com direito a belos lances a equipe fechou o placar com um gol de Casemiro e outro de Rivaldo. Com o resultado o São-Paulo está na segunda posição da tabela, e o Ceará na décima quinta.
Bahia 3 x 0 Fluminense – E não é que o Bahia surpreendeu? Joel Santana conseguiu sua primeira vitória, e logo sobre o Flu que vinha tão bem nas últimas rodadas! A atuação de Fred e Gum na partida fez com que os torcedores anunciassem os jogadores por R$1,99 na internet neste início de semana! Fred pouco fez no jogo, mas Gum certamente é merecedor da piada: o zagueiro marcou um gol contra, tomou um cartão amarelo, fez um pênalti e então foi expulso! O resultado tirou o time baiano do Z4 e deve dar novo ânimo à torcida, que há tempos não comemorava uma vitória no Pituaçu. Para a torcida do Fluminense foi um balde de água fria, mas a quinta colocação foi preservada pelo empate do Internacional.
Atlético-PR 0 x 0 Figueirense – Jogo de muita marcação, passes errados, furadas e poucas emoções. Pior para o Atlético, que segue no Z4 e vê cada vez mais distante a luz do fim do túnel.
Avaí 1 x 1 Palmeiras – Na Ressacada tivemos mais cartões vermelhos do que gols. A partida de muita correria e pouco futebol foi marcada por expulsões e nervosismo. O Avaí saiu na frente com um gol de Batista, mas que só entrou com a ajudinha do zagueiro Alviverde, Henrique. Pouco depois o primeiro palmeirense expulso foi Rivaldo. Com um a menos o time ainda alcançou o empate, na jogada mais que manjada de cobrança de falta de Assunção e cabeceio de Chico. No início do segundo tempo veio a segunda expulsão: Gérlei, que havia entrado para cobrir o buraco deixado por Rivaldo, foi expulso sem nem ter o primeiro amarelo. Com dois a mais em campo o Avaí bem que tentou, mas não fez valer a vantagem e o jogo seguiu sem grandes lances, mas ainda com tempo para mais uma expulsão; desta vez foi Rafael Coelho, do Avaí, que deixou o campo após falta dura em Kleber.
Botafogo 1 x 1 Flamengo – O clássico frustrou um pouco as expectativas de ambas as torcidas. O empate não ajudou ninguém e o jogo também poderia ter sido melhor, tendo em vista a quantidade de excelentes jogadores em campo. O Botafogo foi melhor na primeira etapa, mas o Flamengo reagiu no início do segundo tempo, quando Jael substituiu Deivid e já chegou driblando a zaga Alvinegra para empatar a partida. O Botafogo perdeu a chance de colar no líder, e o Flamengo começa a repensar seus objetivos do ano.
Corinthians 1 x 3 Santos – Em pleno Pacaembu o Santos ganhou de virada e confirmou a retomada do rumo de sua equipe. O Peixe andava meio perdido pela tabela do campeonato, mas aparentemente a ressaca pós-título está curada e o time de Muricy voltou a se encontrar. O Corinthians começou melhor e saiu na frente com um gol de Liédson, mas mesmo com a posse de bola o time de Tite não criava grandes chances e acabou tomando o empate ainda na primeira etapa. Com a pressão dos resultados do dia anterior, o técnico do time da casa resolveu arriscar mais e avançar a equipe. No entanto a tática não deu certo e os espaços abertos para os visitantes foram fatais: Borges ampliou sua marca na artilharia e Allan Kardec também deixou o seu. Após 17 rodadas o Corinthians deixa a liderança, e se seguir nesse ritmo pode comprometer até mesmo uma possibilidade de tentar novamente a Libertadores.
Cruzeiro 0 x 0 América-MG – Partida decepcionante na Arena do Jacaré. A correria e a boa vontade das equipes não foram suficientes para superar as dificuldades técnicas. No Cruzeiro o argentino Montillo bem que tenta fazer milagres, mas mesmo com todos os bons passes e cruzamentos para os companheiros, eles teimam em não conseguir marcar! A Raposa está cada vez mais perto do Z4, e o Coelho dificilmente sairá de lá.
Internacional 1 x 1 Coritiba – Jogo emocionante no Beira Rio! Apesar do placar magro, as chances de gol foram muitas, assim como as belas defesas do goleiro Alviverde. O gol Colorado saiu nos primeiros minutos da partida, em um cruzamento de Damião para Oscar. Em seguida o camisa 9 ainda aumentou, e comemorou muito, pois demorou a ver que o bandeirinha havia anulado o tento. Antes do término da primeira etapa Damião ainda perdeu mais duas chances, uma delas na trave. E o segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: bola na rede, desta vez do Coritiba, com Émerson. Os visitantes equilibraram o jogo, mas quem trabalhou mesmo foi o goleiro Vanderlei, que defendeu até pênalti. Oscar também deixou sua marca no travessão, e no final da partida certamente a torcida Colorada foi embora se sentindo injustiçada com o resultado. Mas enfim, futebol tem dessas coisas e o Coxa teve o mérito de arrancar esse ponto do Internacional.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Cuba: 0% de desnutrição infantil
De acordo com o documento, 28% desse total encontram-se na África, 17% no Oriente Médio, 15% na Ásia, 7% na América Latina e Caribe, 5% na Europa e outros 27% nos países em desenvolvimento.
Cuba, porém, não tem este problema, sendo o único país da América Latina e Caribe que eliminou completamente a desnutrição infantil de sua realidade, graças aos esforços governamentais para melhora da alimentação, especialmente dos grupos mais vulneráveis.
Também a FAO (Fundo para Alimentação e Agricultura) reconheceu Cuba como a nação com mais avanços na América Latina e Caribe, na luta contra a desnutrição. Isto se deve ao fato do Estado Cubano garantir uma alimentação básica a todos e promover os benefícios da amamentação materna, até os seis meses de idade e, até os sete anos, garantir um litro de leite diário para cada criança.
Não é por nada que, a própria ONU situa Cuba na vanguarda do cumprimento das metas de desenvolvimento humano. Para o ano de 2015, Cuba aponta para eliminação total da pobreza e a garantia à sustentabilidade ambiental. E tudo isso, apesar do bloqueio imposto pelso Estados Unidos há mais de 50 anos.
Fonte: Blog Solidários
Dirigentes da UGT se filiam ao PSD
O evento realizado na sede da central sindical, contou com a presença do presidente estadual do PSD, Deputado Federal Eduardo Sciarra e do presidente municipal do PSD, deputado estadual Ney Leprevost.
Para o deputado federal Eduardo Sciarra, a adesão dos dirigentes da UGT mostra que o PSD não será um partido de elite.
Segundo Paulo Rossi, a decisão da filiação ao PSD representa um movimento da UGT que atualmente é a terceira maior central sindical brasileira no sentido de oferecer a população a opção de uma terceira via. Outro fator importante destacado por Rossi foi que o futuro instituto de estudos e formação política do PSD será comandado por dirigentes da UGT.