educação política
A fala emocionada e forte de um imigrante londrino à respeito dos recentes conflitos na Inglaterra é capaz de produzir, em pouco tempo, inúmeros efeitos de sentido. Com uma inteligência precisa e clara percepção social, produto de sua história e experiências como imigrante, Darcus Howe mostra o outro lado dos conflitos em Londres, justamente aquele que a mídia escolheu esconder.
Enquanto a última se preocupou em mostrar o “vandalismo” que tomou conta da capital inglesa, os rebeldes que atearam fogo nas casas e a total “desordem” em que sucumbiu a cidade, Darcus fala em uma “insurreição popular” que faz parte de um específico momento histórico e acontece também em outras partes do mundo.
Quando a jornalista o acusa de ter parte nos distúrbios ou tumultos, ele responde dizendo que nunca se envolveu em desordens e sim em situações que acabam por criar certos conflitos e pede o respeito que muitos imigrantes ainda esperam de boa parte dos europeus.
Darcus promove assim um deslocamento pela palavra, o sentido do discurso da mídia desliza, uma nova versão é construída e se está diante de outras possibilidades de significação histórica, social e humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.
Não serão tolerados ataques pessoais.