segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpe : Manuel Zelaya anuncia que regressará a Honduras

O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou, desde São José da Costa Rica, que regressará a seu país para assumir a presidência: “Eu fui tirado violentamente do meu cargo”.

Organismos internacionais estão solidários a Zelaia. Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA) e União Européia condenaram o golpe de Estado em Honduras.

O mesmo fizeram os presidentes de todo o continente, exigindo também a restituição da ordem constitucional no país. Entre eles, Barack Obama (EUA), Luís Inácio Lula da Silva (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Michelle Bachelet (Chile). Na verdade, toda a América Latina se uniu em defesa de Zelaya. A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade, entre outras entidades, também condenou o golpe.

A ONU realizará nesta segunda-feira uma sessão extraordinária para tratar do golpe de Estado em Honduras.

Sindicatos prometem greve geral
O Congresso de Honduras avalizou neste domingo o golpe de Estado contra o Governo do presidente Manuel Zelaya e nomeou Roberto Micheletti como presidente de fato. À votação não compareceram os parlamentares que apóiam o presidente Zelaya. Micheletti, que é presidente do Congresso, e o arcebispo auxiliar de Tegucigalpa teriam sido os artífices do golpe militar.

Horas antes de o Congresso hondurenho avalizar o golpe, o diplomata dos EUA em Honduras avisou: “Os Estados Unidos não reconhecerão outro presidente que não seja Manuel Zelaya”.

A primeira medida “democrática” de Micheletti foi o toque de recolher até dia 30. Os apoiadores de Zelaya, no entanto, rechaçam-na. Milhares se hondurenhos estão concentrados em frente ao Palácio Presidencial, em Tegucigalpa,para exigir o retorno de Zelaya. A única rádio que ainda transmitia informações foi tirada do ar esta noite. Sindicatos de trabalhadores prometem uma greve geral para exigir o retorno do presidente constituído. (Viomundo).

3 comentários:

  1. Anônimo12.3.10

    nao posso ver tanto roubo por isso que OS PREFEITOS,PRESIDENTES, GOVERNADORES, ETC. ESTAO PODRES DE RICOS, CLARO ROUBAM DINHEIRO DOS POBRES E OS COITADOS NEM SABEM DE NADA PAGAM UM ABSURDO DE IMPOSTO E EM VEZ DE MELHORAR PARA ELES CADA VEZ O IMPOSTO SOBE MAIS..ISSO E BURRISE,MAIS E OBRIGADO NÉ FAZER OQUE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12.3.10

    CONCORDO PLENAMENTE COM A PESSOA ANONIMA MAS SE FOSSE EU NAO TERIA MEDO DELES PORQUE NOIS APENAS ESTAMOS FALANDO OQUE ESTA NA PONTA DO NOSSO NARIS ELES ROUBAN SIM E MUITO PASSA NOS JORNAIS TODOS SABEM DISSO MEU NOME É´SARAH E NAO RETIRO OQUE EU DISSE.VALEU ANONIMO!

    ResponderExcluir
  3. SARAH CORIOLETTI12.3.10

    CVARDIA DELES CONCORDO COM OS ANONIMOS TIRARAM AS PALAVRAS DA MANHA BOCA!

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.