quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LIBERDADE PARA OS CINCO HÉROIS CUBANOS !


Mais de 200 ativistas participarão de fórum pela liberdade dos 5


Mais de 200 ativistas de 33 países confirmaram, até o momento, sua assistência na província de Holguín, em Cuba, para o  8º Colóquio Internacional pela Liberdade dos Cinco Herois e contra o Terrorismo, informaram nesta terça-feira (28) os organizadores.


De acordo com o delegado do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) em Holguín, Amaury Torno, estima-se a participação de cerca de 300 pessoas de 50 nações no fórum convocado para novembro em apoio a Gerardo Hernández, René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino e Fernando González.

O encontro permitirá em sua tradicional sede traçar estratégias globais de solidariedade com os cubanos detidos injustamente em 1998.

“Até a data, as delegações mais numerosas são as da Itália e do Canadá, apesar também de esperarmos uma ampla presença de amigos da Venezuela”, explicou Torno para a Prensa Latina.

Segundo a convocatória divulgada pela ICAP, o fórum previsto do dia 28 de novembro até 1 de dezembro será uma nova oportunidade para que todas as pessoas amantes da justiça unam vontades e esforços na luta a favor dos antiterroristas.

No programa do colóquio inclui uma copa ciclística, a instalação de barracas pela paz e encontros com familiares dos Cinco, que tratavam de impedir nos Estados Unidos ações contra Cuba como as que deixaram na ilha 3.400 vítimas e cerca de 1.000 com gravemente feridos.

Os participantes checarão além disso o cumprimento dos acordos do Fórum anterior, realizado em novembro de 2011, quando os 413 delegados dos 50 países presentes combinaram em numa declaração intensificar as atividades a nível mundial para pedir a Casa Branca o fim da injustiça.

Nesse sentido, os ativistas estabeleceram uma dezena de ações entre elas a realização de jornadas para divulgar o caso, a colocação de cartazes e faixas em importantes cidades dos Estados Unidos e outros países, também o aumento do uso das redes sociais e internet em defesa dos Cinco.

A data anterior também ratificou seu repúdio ao duplo padrão de Washington em sua suposta luta antiterrorista, ao prender pessoas encarregadas de prevenir o terrorismo, enquanto ampara criminosos como Luis Posada Carriles, responsável entre outros atos da explosão, em outubro de 1976, de um avião cubano com 73 pessoas.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.