sábado, 21 de julho de 2012

CLIPPING

O Globo

Manchete: Prazo vence e 12 tribunais não revelam seus salários
Conselho Nacional de Justiça diz que, agora, avaliará caso a caso

No último dia do prazo dado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para publicação de salários de juízes e servidores, 12 dos 27 tribunais ainda não haviam divulgado nominalmente os vencimentos. O CNJ, no entanto, disse que não retaliaria ainda quem não cumpriu a decisão no prazo, pois avaliaria caso a caso na semana que vem. No Rio, onde uma liminar impede a divulgação nominal, o TJ informou apenas valores associados a números de matrícula. Dos 814 magistrados fluminenses, 30% recebem acima do teto constitucional de R$ 26,7 mil. O maior vencimento foi de R$ 119.764. (Páginas 1, 3 e editorial “A sugestiva rebelião”)


Vilão da Vida Real: Matança na Estréia de Batman
Fotolegenda: Judy Goos abraça um amigo da filha, que estava no cinema na hora da chacina, observada por um jovem vestido com uma camisa de Batman

A tão aguardada chegada às telas da superprodução “Batman — o Cavaleiro das Trevas ressurge” terminou em tragédia em Aurora, subúrbio de Denver, no estado americano do Colorado, no início da madrugada de ontem. O estudante de neurociências James Holmes, de 24 anos, entrou num cinema pela saída de emergência armado com um rifle, uma escopeta e uma pistola e, após jogar dois artefatos de fumaça, começou a disparar contra a plateia, matando 12 pessoas e ferindo outras 59. Ele usava máscara contra gás e colete à prova de balas e foi preso em seguida no estacionamento do complexo de salas de exibição. Em seu apartamento, a polícia encontrou armadilhas com explosivos. O massacre levou o presidente Obama e o candidato republicano Mitt Romney a suspenderem suas campanhas eleitorais. A associação de cinemas dos EUA anunciou a revisão das regras de segurança. (Págs. 1, e 30 a 32)

Cadê meu filho?

Desesperado por notícias do filho, Alex, que fora assistir à pré-estreia de “Batman” para comemorar o aniversário de 27 anos, Tom Sullivan mostra uma foto do jovem, pedindo informações sobre seu paradeiro. Uma das vítimas confirmadas foi Jessica Ghawi, de 24 anos, que escapara de tiroteio num shopping, no Canadá, há menos de dois meses. (Páginas 1 e 31)

FMI: consumo não pode ser mais o foco
Fundo diz que economia brasileira deve acelerar mais no fim deste ano e sugere elevar poupança e investimento.

A economia brasileira entrará no quarto trimestre deste ano acelerando, com taxa anualizada de crescimento de 4%, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, a instituição recomenda que o governo troque o foco poupança e investimento de incentivo ao consumo por investimento e estímulo às exportações. Além disso, sugere elevar o seu nível de poupança interna. O Ministério do Planejamento informou ontem que espera ter expansão em 3% em 2012. (Págs. 1 e 23)

País do Futuro: Casa Stefan Zweig será aberta sem apoio do governo, que em 1943 já rejeitara acervo do autor. (pág 1)


Herança Maldita programada
Se a previsão feita pela Prefeitura do Rio em Diário Oficial se concretizar, o prefeito que assumir o mandato em 2017 terá seu orçamento comprometido por 1,9 bilhão em dívidas, quatro vezes mais do que o previsto de 2013 a 2016. O município diz ser apenas uma estimativa. (Págs. 1 e 11)

Assad perde general, mas retoma terreno
No dia em que mais um general morreu devido aos ferimentos no atentado de quarta-feira, o Exército sírio retomou o controle sobre Midan, bairro central de Damasco. O chanceler Antonio Patriota diz que a retirada de diplomatas não afeta as relações entre Brasil e Síria. (Págs. 1 e 33)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Serra e Russomanno estão em empate técnico em SP
Pesquisa Datafolha mostra diferença de 4 pontos, dentro da margem de erro

Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem mostra Celso Russomanno (PRB) quatro pontos abaixo do líder José Serra (PSDB) na disputa para ocupar a Prefeitura de São Paulo.

Serra aparece com 30% das intenções de voto, e Russomanno tem 26%.
Como a margem de erro é de três pontos, eles estão tecnicamente empatados na liderança da disputa. (Págs. 1 e Poder A4)

Defesa diz que decisão do TCU vai favorecer Marcos Valério
A defesa do publicitário Marcos Valério, acusado de ser o operador do mensalão, disse que a decisão do TCU que considerou legal o contrato de sua empresa com o Banco do Brasil vai favorecê-lo no julgamento no STF, que começa no dia 2. Seu advogado pretende anexar o dado ao processo que considerou legal o contrato de sua empresa com o Banco do Brasil vai favorecê-lo no julgamento no STF, que começa no dia 2. Seu advogado pretende anexar o dado ao processo. (Págs. 1 e Poder A14)

Roberto Jefferson tem um tumor no pâncreas e passará por cirurgia. (Págs. 1 e Poder A14)


Atirador mata 12 e fere 58 nos EUA na estreia de ‘Batman’
Um homem armado com rifle, espingarda e revólver matou 12 pessoas e feriu 58 numa sessão de estréia do novo “Batman”, no Colorado, nos EUA. James Eagan Holmes, 24, foi detido pela polícia no estacionamento e disse ser o vilão Coringa.
Estudante de neurociência na Universidade do Colorado, ele usava máscara e roupa à prova de bala. O ataque lembrou o massacre de 1999 na escola Columbine, a 30 km do local. (Págs. 1 e Mundo A16)


Pobreza espiritual ajuda a explicar chacinas nos EUA (Págs. 1 e Mundo A18)


Embaixador do Brasil deixa Síria e vai pra o Líbano (Págs. 1 e Mundo A20)


Editoriais
Leia “Fraqueza da oposição”, sobre proporção de candidatos a prefeito entre os partidos, e “Sanções à Síria”, acerca de violência dos conflitos naquele país. (Págs. 1 e Opinião A2)
No RS, jovem morre de gripe A após ir três vezes ao hospital (Págs. 1 e Cotidiano C4)


Anatel não usou critério técnico para punir teles
A Anatel ignorou critérios técnicos e usou apenas reclamações de consumidores para suspender a venda de linhas de TIM, Oi e Claro. As três operadoras punidas estão dentro da meta nos indicadores que avaliam a qualidade da rede.
Na telefonia fixa, a Anatel determinou que a Telefônica faça melhorias. (Págs. 1 e Mercado B1)

Vera Magalhães: Queiram ou não os prefeituráveis, a Rota irá às urnas
Há alguns anos, a saúde lidera as queixas do eleitor. Agora, às vésperas das eleições, notícias ruins na área da segurança trazem o tema de volta ao centro das atenções. Queiram ou não os prefeituráveis, o lugar da Rota, em 2012, é na urna. (Págs. 1 e Opinião A2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.