quinta-feira, 9 de abril de 2009

Entrevista: Álvaro Dias

Em entrevista por e-mail ao “Jornal de Beltrão”, o senador Álvaro Dias falou sobre sucessão estadual e nacional para as eleições de 2010. Confira abaixo alguns trechos desta entrevista:


Osmar Dias: Sobre a provável candidatura do irmão e uma disputa entre eles, Álvaro defende que os dois não devem entrar no jogo dos adversários: Quem estiver mais bem situado na opinião publica terá o privilégio da escolha. Só nestas circunstâncias serei candidato.”


Futuras alianças: “A força eleitoral do candidato é que atrai mais ou menos alianças. Portanto, o candidato favorito nas pesquisas sempre terá facilidades de aglutinação.”


Beto Richa: Sobre uma provável disputa com o prefeito de Curitiba dentro do PSDB, Álvaro acredita que isso não deve acontecer: “Creio que não teremos dificuldades no PSDB do Paraná, pois o Beto Richa deve cumprir todos os compromissos de campanha, completando seu mandato de prefeito e se lançando candidato ao governo em 2014. É o mais sensato. O compromisso com a população de Curitiba é prioridade. Uma cidade importante, que terá cerca de R$ 9 bilhões de investimentos nos próximos anos em razão da Copa 2014, não pode ser desprezada. O respeito aos compromissos é o mais importante. E será determinante, em minha opinião.


Mas José Serra renunciou em 2006: As circunstâncias são outras. O PT ganharia o governo de São Paulo se José Serra não disputasse, comprometendo o projeto nacional do PSDB. Isso não ocorre no Paraná. Há outro exemplo que não pode ser esquecido. Pimenta da Veiga (1989) era um prefeito super bem avaliado em Belo Horizonte, com um prestígio enorme e um grande futuro. Mas ele renunciou à Prefeitura de BH para disputar o governo (1990), perdeu as eleições e nunca mais voltou.”


Principal adversário: Para Álvaro, o principal adversário do PSDB, mesmo no Paraná, ainda e o PT: O PT é o principal adversário do PSDB no país. Por consequência, acaba sendo no Estado, independentemente do seu potencial de votos.”


E o PMDB como fica? “O PMDB pode ser parcialmente aliado nas eleições presidenciais. Como o projeto nacional é a prioridade do nosso partido, isso acaba orientando o comportamento nos Estados.”


José Serra ou Aécio Neves? As pesquisas de opinião pública, realizadas constantemente, são suficientes, em razão do favoritismo destacado do governador José Serra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.