quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mobilização pelos ODM reúne '4 São Paulos'

Mais de 173 milhões de pessoas em 120 países aderiram à manifestações em prol dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), no que se transformou na maior mobilização da história, quebrando o recorde atingido pela mesma mobilização em 2008 ,de acordo com o Guinness - Livro dos Recordes. A campanha Levante-se e Faça sua Parte reuniu no mundo todo o equivalente a quatro vezes a população do Estado de São Paulo. Durante o período, palestras, eventos esportivos e cerimônias oficiais convidaram as pessoas a se levantarem num gesto simbólico de apoio às metas da ONU.

Em sua quarta edição, o público do Levante-se superou o do ano passado, quando 116 milhões se levantaram. A campanha já tinha sido incluída no Guinness pelos resultados em 2007 e 2008.

Cerca de 3 mil ações aconteceram ao mesmo tempo, entre os dias 16 e 18 de outubro. Durante um show da banda U2 em Oklahoma, nos Estados Unidos, o vocalista Bono Vox pediu que as mais de 50 mil pessoas presentes se agachassem e levantassem em seguida em prol da campanha. “Isso está acontecendo na África e na Índia e agora em Oklahoma... em nome de todos, muito obrigado!”, disse o cantor.

No Brasil, eventos somaram pelo menos 140 mil participantes. Na Paraíba, cartazes do Levante-se foram distribuídos em jogos do Circuito Nacional de Vôlei de Praia. Atletas, como o jogador Giba, compareceram e tiraram fotos para a campanha. Junto com outras ações, de distribuição de alimentos e kits de higiene bucal, o Estado contabilizou 15 mil participantes.


O Levante-se também foi lembrado no jogo entre Atlético Paranaense e Santo André, que aconteceu no domingo em Curitiba. Foram estendidas faixas na torcida e no campo, antes do início da disputa. Cerca de 16 mil pessoas estavam presentes. Mais brasileiros se levantaram ainda em Londrina, em programas de ginástica no trabalho e nas escolas, em Florianópolis, onde atrações de lazer atraíram pessoas para um parque da cidade.

Outros eventos de pequena proporção também foram importantes ao redor do mundo. Na África do Sul, 1.500 crianças de uma escola primária participaram de uma ação que lembrou o combate a abuso sexual, físico e emocional. Os meninos e meninas se alinharam formando o desenho do número do telefone para denunciar a prática.

No fim da campanha, o movimento foi lembrado na abertura da bolsa Nasdaq em Nova York, no dia 20. Membros da ONU participaram da cerimônia de tocar o sino que dá início às atividades do pregão.

Os eventos realizados agora estão sendo registrados no site oficial do Levante-se, em inglês. É possível acessar fotos e vídeos de manifestações em diversas partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.