terça-feira, 20 de março de 2012

Prefeitura de Quatro Barras tem gestão fiscal considerada “excelente”, apenas 2% das cidades brasileiras conseguiram este índice

Quatro Barras foi considerada uma cidade com gestão fiscal de conceito “A”, considerada “excelente” pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação Industrial do Rio de Janeiro e divulgado no começo desta semana. Apenas 2% das prefeituras conseguiram mesmo índice no país, sendo que 64% dos municípios representam uma classificação “difícil” ou “crítica”.

QUESITOS
O indicador da Firjan considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; Gasto com Pessoal, que representa o gasto dos municípios com pagamento de pessoal; Liquidez, em que o Firjan mediu a relação entre o total de restos a pagar acumulado no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los; Investimentos – que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e o último quesito analisado foi o Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

IFGF
A classificação dos municípios é feita por meio de uma soma de todos os quesitos. Segundo a Firjan, os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município.

Quatro Barras teve pontuação de 0,8061, ficando em 5º no ranking estadual e 83º no nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.