terça-feira, 19 de junho de 2012

SIN LAS MUJERES NO HAY REVOLUCION !


América Latina


18 de Junho de 2012 - 17h40

Cidade natal homenageia a heroína cubana Vilma Espín


A heroína cubana Vilma Espín Guillois foi exaltada nesta segunda-feira (18) em Santiago de Cuba, como revolucionária desde os tempos de estudante.


Vilma Spín Vilma Spín
O movimento de homenagem se estendeu a todo o país, com ações inclusive comemorativas, entre as quais se sobressaíram as conferências nas universidades do Oriente, eventos nos quais os participantes tiveram a oportunidade de conhecer várias facetas da vida de Vilma, símbolo do empenho pela dignificação das mulheres e defensora dos direitos da família.

O memorial que leva seu nome, nesta cidade do oriente cubano, foi montado na casa onde a líder viveu a infância e reuniu participantes mulheres que trabalharam com Vilma na luta revolucionária.

A homenagem terminou com uma peregrinação popular e uma coroa de flores oferecida pelas autoridades do país e depositada no mausoléu da Segunda Frente Oriental Frank País, onde repousam restos de combatentes revolucionários, entre eles os de Vilma Espín a qual é recordada com admiração especial.

Simpósios, conferências e caminhadas a locais históricos em atos de solidariedade aos cinco cubanos patriotas injustamente presos nos Estados Unidos completaram as solenidades para honrar Vilma Espín.

Na Segunda Frente, fundada pelo comandante Raúl Castro em março de 1958, a jovem revolucionário demonstrou seus talentos na organização e na guerrilha, o que a converteu em heroína da pátria.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.