segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Obama amplia vantagem sobre McCain

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ampliou a liderança a um dia da eleição de 4 de novembro e tem dez pontos percentuais sobre o rival republicano, John McCain. Segundo a mais recente pesquisa do instituto Gallup, Obama tem 52% das intenções de voto contra 42% de McCain. Com dois pontos percentuais de margem de erro, o levantamento consultou 2.847 eleitores registrados.

O instituto aponta ainda que os dois senadores tem mantido o desempenho relativamente estável nas pesquisas, mesmo diante de intensa agenda de campanha, propagandas na TV e cobertura da imprensa. Na pesquisa anterior, o senador democrata por Illinois tinha margem de oito pontos percentuais, 51% a 43% de McCain.

Nas duas últimas semanas, a porcentagem de Obama nas sondagens Gallup tem variado de 50% a 52%, enquanto o republicano McCain marca 41% a 43% da preferência dos eleitores registrados. A nova pesquisa, realizada entre 29 e 31 de outubro, mostra ainda que 27% dos eleitores entrevistados já votaram no processo de votação antecipada.

A margem de eleitores que participaram do processo aumentou significativamente desde a pesquisa realizada entre 17 e 19 de outubro, quando apenas 7% dos entrevistados já haviam declarado seu voto na eleição presidencial. E os eleitores antecipados, aponta o Gallup, favorecem o democrata Obama por uma margem um pouco maior do que o cenário geral.

Moderado
O democrata também lidera, embora com margem menor, na pesquisa diária do Reuters/C-SPAN/Zogby, divulgada neste domingo (2). Segundo o instituto, Obama tem seis pontos percentuais sobre McCain, com 50% da preferência contra 44% do senador republicano.

O resultado mostra uma queda de um ponto percentual em relação à sábado. ''Faltam dois dias antes da eleição e, obviamente, qualquer coisa pode acontecer. Mas é difícil ver onde McCain pode ir daqui'', disse o pesquisador John Zogby.

A sondagem do fim de semana mostra que ambos os candidatos parecem estar consolidando o apoio entre sues tradicionais eleitorados — mulheres e independentes para Obama e eleitores mais velhos e conservadores para McCain. Obama — que pode se tornar o primeiro presidente negro do país — tem ainda 93% de apoio entre o eleitorado negro e 65% entre os hispânicos.

O Zogby apontou também, assim como o Gallup, que Obama foi o mais beneficiado pelo processo de votação antecipada, com 56% contra 49% dos votos entre estes entrevistados. Este resultado pode ser explicado pela intensa campanha democrata para o registro de eleitores e para a mobilização no processo de votação antecipada.

Os candidatos nanicos, independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr, receberam 2% e 1% das indicações, respectivamente. Outros 2% permanecem indecisos. A pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby foi realizada entre 29 e 31 de outubro, com 1.201 eleitores e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para comentar clique em COMENTÁRIOS abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.