quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EX-MINISTRO DA COMUNICAÇÃO DIZ QUE AVANÇO NA PRODUÇÃO DE REPORTAGENS É ESSENCIAL PARA QUE BLOGOSFERA NÃO SE TORNE “GRILO FALANTE” DA IMPRENSA

O ex-ministro da Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, falou de forma bastante otimista sobre o futuro das comunicações no Brasil em seminário promovido pela Altercom (Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação), realizado em São Paulo na última segunda-feira.

Como mostra notícia publicada pela Rede Brasil Atual, para o ex-ministro, a blogosfera cumpre um importante papel na conjuntura atual, no entanto, um dos seus grandes desafios estaria em avançar na reportagem. Ou seja, ao invés de somente comentar o conteúdo ou a falta de conteúdo da grande mídia, a blogosfera precisaria produzir seu próprio conteúdo na opinião de Franklin e assim, ter mais condições de se impor diante dos grandes meios de comunicação.

O ex-ministro falou em uma espécie de “central de reportagem autônoma”, que potencializaria a democratização da informação viabilizada pelo baixo custo na produção de conteúdo na rede. “O modelo seria o de uma central de uma rede de veículos que captaria recursos, absorveria e remuneraria a produção. O conjunto de publicações na internet, seja de portais de notícia, seja de blogues, reproduziria as reportagens, permitindo ampliar a visibilidade da produção. “Sozinho, ninguém tem ‘bala na agulha’ para isso”, avalia.

Não deixa de ser algo a se pensar. A blogosfera precisa se preparar para falar sobre aquilo que a grande mídia já não fala, dar a informação que eles omitem por interesse ou simplesmente porque boa parte da realidade já não lhes interessa. Em outras palavras, trata-se da velha receita de deixar de lado um pouco a opinião e produzir informação de fato.

Mesmo assim, o ministro lembra que os bons momentos do jornalismo começaram com muita opinião, com a vontade de dizer, comentar os abusos ou as omissões, fazer valer a “justiça dos fatos”, e só depois, surgia a necessidade de produzir informação e se transformar em meio condutor dela.

Potencial a blogosfera já demonstrou que tem para fazer de fato um outro jornalismo, oposto a esse feito pelos jornais do Brasil que, como lembrou Franklin, “são muito ruinzinhos, não se pautam pelo imponderável da notícia, mas pelos seus próprios preconceitos”. (Texto completo da notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.