terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mahmud Abbas içará bandeira palestina na UNESCO

Paris, 13 dez (Prensa Latina) O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, içará hoje a bandeira de seu país na sede da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Abbas presidirá junto à diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, a cerimônia oficial que terá lugar após o país árabe ter sido aceito como membro pleno nesse foro.

Em 31 de outubro passado, a Conferência Geral da UNESCO aprovou por ampla maioria a incorporação de Palestina como o Estado número 195 da organização, apesar das pressões dos Estados Unidos.

Vários oradores concordaram em destacar o fato como histórico e transcendental, e o qualificaram de ato de justiça para esse povo.

Em represália, Washington decidiu suspender os fundos à UNESCO, inclusive cerca de 60 milhões deste ano, o que pôs em uma situação difícil à organização, que teve que cortar despesas e revisar seus programas para o último trimestre.

Estados Unidos também se opõe ao rendimento de Palestina como membro pleno na ONU, uma solicitação apresentada em setembro passado e que conta com o apoio de mais de 130 Estados da organização mundial.

Apesar das dificuldades na ONU, na qual Washington pode exercer o direito ao veto, Abbas declarou no passado 5 de dezembro que seu país seguirá lutando por atingir seu rendimento nesse foro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.