quinta-feira, 6 de maio de 2010

Caça a guerrilha paraguaia é véu do interesse dos EUA nas fronteiras do país

por Diego Ghersi

Algo está acontecendo no Paraguai, porém, as dúvidas aumentam, sobretudo pelas grandes dificuldades na hora de colher informações confiáveis. Apareceu o Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo ‘guerrilheiro’ auto-declarado "marxista-leninista e guevarista", que estaria atuando em cinco departamentos (estados) do país: Concepción, San Pedro, Amambay, Presidente Hayes e Alto Paraguay.

A origem do EPP data de princípios de 2008 e estaria conformada por um núcleo ativo de 20 membros. Diz estar enfrentado com o presidente Fernando Lugo, a quem acusam de não promover a Reforma Agrária, questão que motorizaria seus esforços para destituí-lo, tomar o poder em seu lugar e constituir-se como um governo marxista-leninista. Tudo muito linear, não?

Não desmente seus vínculos com as FARC colombianas e nem que seus membros teriam sido treinados em Cuba e Venezuela. São acusados de roubos, seqüestros, atentados e ao menos quatro assassinatos ao longo deste ano. Tudo muito parecido ao discurso linha dura de figuras como Álvaro Uribe, da Colômbia, não? LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.