segunda-feira, 9 de abril de 2012

Panorama das eleições municipais do Rio de Janeiro

Jornal do Brasil

O panorama político carioca para as eleições de 2012 já está acertado. O atual prefeito, Eduardo Paes (PMDB) tentará a reeleição. A disputa terá, ainda, o deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL, e o deputado federal Rodrigo Maia, do DEM. Pelo PSDB, quem concorre é o deputado federal Otavio Leite, que venceu a queda de braço no partido com a vereadora Andrea Gouvêa Vieira. Enquanto isso, o PV, que disputou o segundo turno em 2008 com Fernando Gabeira, pode lançar o nome da deputada estadual Aspásia Camargo.

O pleito se apresenta sombrio para a oposição, que deve encontrar dificuldades para levar a contenda para o segundo turno. Com o controle da máquina pública, Eduardo Paes tem, ainda, o apoio da presidente Dilma Rousseff e do governador Sérgio Cabral (PMDB). Sua aliança pode chegar a 20 partidos.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-TJ), perto de 4,7 milhões de eleitores devem escolher o prefeito que comandará a cidade de 2013 até 2016, quando a cidade receberá os Jogos Olimpíadas.

Eduardo Paes
Iniciou na política como subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na primeira gestão César Maia, entre 1993 e 1996, quando era filiado ao PV. Pelo extinto PFL, ainda em 1996, foi eleito o vereador mais votado da cidade, com 82.418 votos. Em 1998 foi eleito deputado federal com 117.164 votos. Em 2000, foi nomeado Secretário Municipal do Meio Ambiente. Foi reeleito para câmara em 2002 com 186.221 votos.
No ano de 2006, concorreu ao governo do estado, quando obteve 5,5% dos votos válidos. Dois anos mais tarde, foi eleito para seu primeiro cargo executivo. No segundo turno, ele derrotou Fernando Gabeira (PV).

Rodrigo Maia
Candidato pelo Democratas, em uma chapa que promete ter Clarissa Garotinho (PR) como vice, Rodrigo Maia, filho do ex-prefeito do Rio, César Maia, exerce seu quarto mandato como deputado federal . Nasceu no Chile, em 1970 quando seu pai, militante de esquerda à época da ditadura militar, estava exilado.
Aos 26 anos, durante o mandato do prefeito Luiz Paulo Conde, aliado político de César Maia, Rodrigo foi nomeado secretário municipal de Governo, o mais novo até hoje. Entre os anos de 2007 e 2011, foi presidente nacional do Democratas.

Otávio Leite
Representante tucano no pleito de outubro, o deputado federal Otávio Leite está em seu segundo mandato na Câmara. Foi vereador de 1992 até 2002, quando elegeu-se para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
De 2005 a 2006 Otávio foi vice-prefeito do Rio de Janeiro, durante o mandato de César Maia. No município, já havia sido coordenador das administrações regionais e secretário municipal de Governo de Marcello Alencar.

Marcelo Freixo
Deputado estadual no segundo mandato, Marcelo Freixo ganhou notoriedade ao combater, dentro e fora da Alerj, o crime organizado. Candidato com menos experiência em cargos eletivos, o representante do PSOL foi reeleito em 2010 como o segundo mais votado do estado, com 177.253.
Com a imagem associada à juventude, e tendo pouco tempo disponível na propaganda eleitoral de televisão, o psolista promete ter forte atuação nas redes sociais. Freixo já escolheu o vice em sua chapa. Será o músico Marcelo Yuka, ex-baterista da banda O Rappa.

Aspásia Camargo
Candidata à prefeitura pelo Partido Verde, Aspásia Camargo já foi, por dois mandatos, 2005 a 2011, vereadora da cidade. Hoje deputada estadual, a professora tem larga experiência no setor público. No ano de 2002 foi candidata do PV ao Governo do Estado do Rio de Janeiro
Aspásia foi também secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e secretária Executiva do Ministério de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.