segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vietnã e Cuba fortalecem seus laços de cooperação e amizade

O Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, assinou em Havana uma Declaração Conjunta para registrar sua visita de 4 dias a Cuba dos dias 8 a 12 de abril passado. Durante sua visita ao país socialista do Caribe, o líder do PCV manteve conversações com o presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Raúl Castro Ruz, visitou o líder revolucionário Fidel Castro e encontrou-se com o presidente da Assembléia Nacional do Povo cubano Ricardo Alarcon, entre outras atividades.

Nas conversas com Raul Castro, o dirigente político do Vietnã destacou o fortalecimento das relações entre os dois países, o compromisso de desenvolver mais ainda a cooperação econômica e de promover a diversificação do tratamento de outros temas da agenda internacional bilateral. De sua parte, o dirigente cubano valorizou sobremaneira a visita do colega vietnamita destacando as últimas conquistas do Governo do Vietnã em sua obra de construção nacional e especialmente no que se refere ao processo de desenvolvimento da Nação. O líder cubano disse ainda que acredita seriamente na concretização da Resolução aprovada no 11º. Congresso do Partido Comunista do Vietnã, realizado no final do ano passado.

O dirigente do PCV lembrou que o Vietnã sempre terá em conta o valioso apoio recebido do povo e do governo cubano em sua luta de libertação nacional e de reunificação da Pátria no passado assim como no período mais recente de reconstrução e de defesa do país. O líder vietnamita reafirmou a decisão de consolidar cada vez mais os laços de fraternidade, de amizade, de confiança e de cooperação com Cuba. Ambas as partes concordaram em trocar delegações e experiências principalmente no campo socioeconômico. Os dois dirigentes concordaram também em fortalecer os esforços para expandir as relações econômicas, o comércio e a cooperação bilateral de acordo com o potencial dos dois países.

No que se refere à situação política da América Latina, tanto o visitante vietnamita quanto o dirigente cubano ressaltaram o crescimento importante da esquerda no continente, o que por sua vez tornou mais efetiva a luta dos setores revolucionários e progressistas pela paz, pela independência nacional, pela democracia e pelo progresso social. Foram temas ainda das conversações dos dirigentes comunistas a atual crise econômica e financeira internacional, a instabilidade social em muitos países e o combate à pobreza, às doenças endêmicas, às mudanças climáticas e a importância dos valores socialistas para conquistar o desenvolvimento sustentável dos povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.