terça-feira, 23 de outubro de 2012

DIREITA ! PIG ! DIREITA ! PIG ! - DIREITA, VOLVER !!

Ratinho Júnior usa Dirceu e mensalão para atacar Fruet em Curitiba

FOLHA DE SP 
ESTELITA HASS CARAZZAI
DE BRASÍLIA Atrás nas pesquisas, o candidato à Prefeitura de Curitiba Ratinho Junior (PSC) começou a citar o ex-ministro José Dirceu e o mensalão no programa eleitoral para atacar o adversário, Gustavo Fruet (PDT), aliado ao PT.
Fruet, que passou ao segundo turno em segundo lugar, hoje lidera as pesquisas de intenção de voto. Segundo Datafolha divulgado na semana passada, o pedetista tem 52%, contra 36% de Ratinho.
Desde o último sábado (20), o programa eleitoral de Ratinho Junior exibe um trecho do blog do ex-ministro, condenado por corrupção ativa pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que fala da "virada [em Curitiba] pelo candidato que apoiamos, Gustavo Fruet".
Em Curitiba, TV de Ratinho é multada pela segunda vez por favorecer filho
Atrás nas pesquisas, Ratinho vai elevar o tom contra Fruet em Curitiba
Ex-crítico do PT, Fruet hoje faz panfletos com a foto de Lula
"Mudei de postura", diz Fruet sobre virada em Curitiba
"Depois dessa, sinceramente, você ainda vai continuar apoiando esse candidato?", questiona o narrador, que chama Dirceu de "chefe da quadrilha do mensalão".
No domingo (21), também foram usados depoimentos de eleitores chamando Dirceu de "o corrupto número um do Brasil" e de uma professora questionando "como eu posso explicar isso [a aliança de Fruet com o PT] aos meus alunos?".
A tática representa uma mudança de postura de Ratinho, que, no primeiro turno, passou ao largo da troca de acusações entre Fruet e Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e candidato derrotado.
No primeiro turno, Ducci fez panfletos associando Fruet a réus do mensalão, material que foi proibido posteriormente pela Justiça.
Ratinho disse em entrevista recente que vai começar a expor "contradições" de Fruet --que foi deputado federal pelo PSDB e um dos relatores da CPI que investigou o mensalão.
Questionado sobre o tema, o pedetista diz que "nunca negou o que fez" e que "sempre combateu os corruptos", mas que Ratinho Junior está "perdendo o eixo".
"Ele está tentando explorar o mesmo preconceito e a mesma campanha covarde que foi feita contra mim no primeiro turno", declarou à Folha. "Eu estou discutindo a cidade; ele está tentando nacionalizar e está misturando conceitos, misturando informações."
Segundo o Datafolha da semana passada, 66% do eleitorado de Curitiba diz que o julgamento do mensalão não influencia o voto.
ESTRATÉGIAS
Desde a semana passada, Ratinho vem reforçando as críticas ao adversário e dizendo que esta é a "hora da virada" --estratégia que funcionou para Fruet, que conseguiu passar ao segundo turno depois de ficar até dez pontos atrás de Ducci.
Ratinho também começou a reforçar sua origem popular (ele é filho do apresentador do SBT) e apelou à pauta cristã: em um encontro com lideranças evangélicas e católicas, se disse "contra o aborto e a favor da vida".
O programa do candidato também tem destacado propostas contra a violência: há cenas gravadas nos bairros mais pobres de Curitiba e a promessa de criar uma "supersecretaria" de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.