quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PRESIDENTE VISITA CIDADES AFETADAS PELO FURACÃO SANDY


Raúl Castro visita cidades afetadas pelo furacão Sandy


O presidente de Cuba, Raúl Castro, visitou nesta segunda-feira (29) as principais regiões do país afetadas pelas intensas chuvas associadas ao furacão Sandy. O governo cubano está empenhado em um plano de reconstrução que conta com a ajuda da Venezuela.


"Podemos dizer que tivemos um grande furacão no oriente e um pequeno 'Flora' (devastador furacão de 1964) no centro do país", disse ele citado pelo jornal Granma. "Não queríamos ir ao Oriente sem antes visitar as províncias centrais", acrescentou.

Acompanhado de equipe ministerial, o presidente cubano visitou as províncias centrais de Villa Clara, Sancti Spíritus e Santiago de Cuba. As autoridades analisaram os danos provocados pelo furacão e garantiram à população que a situação no país já está controlada e estável.

Em Santiago, a segunda maior província do país, com mais de um milhão de habitantes, mais de 130 mil residências foram afetadas, das quais 15,4 mil ficaram totalmente destruídas. O furacão também afetaram a distribuição de energia elétrica e a produção agrícola na região central do país.

Os danos estendem-se a outras províncias do leste de Cuba, como Holguín e Guantânamo, e somam milhões de dólares em prejuízos. O governo venezuelano enviou no sábado (27) 611 toneladas de ajuda humanitária para o país e também para o Haiti, atingido pelo furacão.

Raúl Castro convocou neste sábado (27) todos os organismos do país para se esforçar a fim de "recuperar o que foi danificado" e insistiu em "ganhar experiências da situação atual para futuros eventos meteorológicos". "Vamos fazer o máximo esforço em todos os sentidos, montar um inventário, delinear um plano e fazer com que ele seja cumprido", disse ele em reunião do Conselho de Ministros.

O furacão "Sandy" atingiu o sudeste de Cuba na madrugada de quinta-feira e saiu pela costa noroeste cinco horas depois, tornando-se num dos mais devastadores a passar pelo país nos últimos anos, após ter deixado um rasto de 11 mortos e graves prejuízos materiais.

Fonte: Blog Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.