sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

AOS CANALHAS DO EL PAÍS E AOS DEMAIS CANALHAS BRASILEIROS



Cristina chama de “canalhice” falsa imagem de Chávez no El País


“Na manchete do El País vi uma foto. Me corrijo, isso não é uma foto. É uma canalhice”. Assim a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner definiu a “barrigada” dada pelo diário espanhol El País que, nesta quinta-feira (24), estampou na manchete do jornal e na capa do site a foto de um homem entubado que supostamente seria Hugo Chávez. Horas depois, o site publicou uma retratação dizendo que a imagem era falsa e foi adquirida da agência Gtres Online.


El País
Manchete do El País nesta quinta-feira (24)
De acordo com o periódico El Mundo, a mesma imagem estava sendo oferecida por 30 mil euros ao jornal, mas foi recusada pelo editor do mesmo por considerar que não deveria publicar a foto de Chávez moribundo.

El País, no entanto, publicou a foto acompanhada por um texto que dizia não ter sido possível averiguar de forma independente as circunstâncias, o lugar ou a data em que a fotografia havia sido tirada. Quando perceberam o erro, suspenderam a distribuição da versão impressa e pediram desculpas aos leitores afirmando que a agência Gtres Onilne fornece, há anos, materiais para o periódico e outros veículos espanhóis e estrangeiros.

Para a presidenta Cristina Kirchner, trata-se de um comportamento canalha. “Como será a pessoa que montou esta foto? Terá filhos? Caminha pelas ruas de Madri junto a homens e mulheres normais? Quem foi o editor que autorizou esta publicação? Falará agora em liberdade de imprensa? Escreverá editoriais sobre ética, moral e bons costumes e apontará o dedo para a sua próxima vítima?”, questionou a presidenta em seu Facebook.

A imagem originalmente foi capturada de um vídeo publicado no YouTube em 2008 com o nome “Intubação de Acromegália AMVAD”. O homem em questão tem um físico parecido com o mandatário venezuelano.

A presidenta argentina aproveitou o ensejo para observar que este tipo de atitude não é exclusividade de um país ou outro: “imprensa canalha. Não me ocorre outro adjetivo. É igual em todas as partes. El País em Madrid, The Sun de Murdoch em Londres , envolvido em casos de corrupção com o governo de Cameron, e vai saber que outras coisas mais” e continua: “Aqui é o Clarín de Héctor Magnetto. Sobre isso não fazem falta os adjetivos, sobram e são muito conhecidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.