sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

VÁ DE RETRO LIBERALISMO ! - REQUIÃO



Requião: Europa quer “exportar desemprego”


Ao mesmo tempo em que fortalece os canais de comunicação com a Europa, o Mercosul deve tornar clara a divergência quanto ao melhor caminho para sair da crise, disse hoje Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). O senador participou, em Santiago, no Chile, da abertura da Assembleia Parlamentar Eurolatinoamericana (Eurolat).
Requião sugere cautela 
em negociação sobre livre 
comércio
Na opinião de Requião, os países europeus erram ao adotar a ortodoxia econômica para superar a recessão.
— O momento é de conversar, mas não aceitar o liberalismo econômico. Este é o momento de mostrar que eles estão errados — disse.
O senador criticou a política de corte de gastos sociais promovida pela União Europeia e defendeu o modelo brasileiro de superação da crise econômica.
“Desespero”
Para Requião, deve ser vista com cautela a intenção dos europeus de retomar negociações com o Mercosul para um acordo de livre comércio entre os dois blocos, interrompidas desde 2004. Ele atribui a tentativa de reabrir negociações ao “desespero” da Europa.
— Os europeus querem passar seus problemas para cá. Querem exportar mercadorias e desemprego. Temos que resistir a isso. Crise mundial precisa de solução solidária, mas não prejudicando o nosso bloco — afirmou Requião.
A Eurolat ocorre dois dias antes da abertura da 1ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac)-União Europeia. A Celac, que busca o diálogo político da área, foi criada em 2010, no México, durante cúpula de chefes de Estado da região.
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.