terça-feira, 26 de outubro de 2010

Exposição vai comemorar 65 anos da ONU

Mostra com 85 fotos será apresentada em Brasília e terá versão na internet; imagens vão abordar parceria entre o Brasil e a organização

Reprodução
Leia também
ONU inaugura no DF agência para formação

PNUD quer mais parceria global com Brasil
da PrimaPagina e do UNIC RIO

Uma exposição de 85 fotos, que terá versão virtual, vai comemorar no Brasil os 65 anos da criação das Nações Unidas, marcada pela promulgação da Carta da ONU em 24 de outubro de 1945. A mostra, a ser inaugurada na segunda-feira (25), destaca a história de cooperação entre o Brasil e a organização.

A abertura oficial será às 17h30, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Estarão presentes o secretário-geral das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o coordenador-residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, além de ministros, representantes do corpo diplomático e das agências, fundos e programas das Nações Unidas que atuam no país.

O evento, chamado Nações Unidas e Brasil: 65 anos de cooperação, 65 anos de realizações, trará imagens históricas e inéditas da participação do governo brasileiro na criação e consolidação da ONU. Também serão expostas fotos de projetos implementados em parceria com as Nações Unidas, tanto por aqui quanto no exterior, e programas de ajuda humanitária implantados após desastres naturais e conflitos.

A versão virtual está em site criado especialmente para comemorar a data, e que entrará no ar no próprio dia 25: www.unicrio.org.br/onu2010.

A mostra também presta uma homenagem aos brasileiros que se dedicaram às causas da ONU e marcaram a história da organização. Há ainda módulos dedicados à passagem de presidentes brasileiros na sede da ONU, em Nova York, e às personalidades brasileiras que são Mensageiros da Paz ou Embaixadores da Boa Vontade das diferentes agências.

A exposição ficará no saguão de entrada do Palácio do Itamaraty, entre 26 de outubro e 7 de novembro. O horário de visita é das 14h às 16h30 (entre segunda e sexta-feira) e das 10h às 15h30 (nos finais de semana e feriados). A entrada é franca.

A Carta das Nações Unidas foi assinada por 51 países, entre eles o Brasil e os cinco representantes permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia (então União Soviética). Atualmente, são 192 países-membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.