quarta-feira, 4 de maio de 2011

Matando um Árabe

por Ivanovick do radiotirana

Hoje morreu a minha mãe. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo: "Sua mãe falecida: Enterro amanhã. Sentidos pêsames". As palavras iniciais do livro “O Estrangeiro” (1942) de Albert Camus entraram para a história da literatura como o início mais marcante de um romance.

Retomo essa passagem, e o conteúdo do romance do escritor franco-argelino para colocar os fatos recentes no campo da ficção, mesmo sabendo que muitas vezes há mais realidade nos livros que na vida. No meio do romance, o personagem central encontra árabes na praia e, ante a possibilidade de uma luta, mata um deles com tiro de revolver. Em seu julgamento, o assassinato do árabe perde importância, e o centro passa a ser a apatia em relação à morte da mãe.

Décadas depois a banda de rock inglesa The Cure, transforma a cena do assassinato em cancão. “Killing an Arab” (1978) foi o primeiro compacto lançado pela formação liderada Robert Smith. A segunda estrofe dessa canção expressa perfeitamente o que quero dizer:

“Eu posso voltar atrás, ou eu posso disparar a arma, Olhando para o céu, Olhando para o sol, Qualquer escolha que eu faça, Tem a mesma importância: Absolutamente nenhuma.”

Tudo isso para mim era o que entendia como o centro do pensamento existencialista do Século XX. A apatia como antídoto. A vida banalizada. A morte como objeto estético (e patético, com o perdão pelo trocadilho).

Osama Bim Laden era um Árabe nascido em Riad. Integrante de uma próspera família que negociava petróleo. Teve negócios com os Estados Unidos, em particular com a família Bush.

Os detalhes sórdidos que transformaram o sócio em inimigo número um estão por aí, numa mistura assombrosa de ficção e realidade que faria os contos de cego da biblioteca parecerem fábulas infantis. Nem o mais talentoso escritor do universo seria capaz de conferir verossimilhança à falcatrua estadunidense.

Osama foi morto na noite de primeiro de maio. Assim como no romance de Camus, ou na canção do Bob Smith, a morte teve mais importância pela estética do que por qualquer outro motivo.

Vale lembrar que Killing an Arab foi proibida nos EUA. Consideraram a canção agressiva ao povo árabe, o que é uma baita ironia. Mas o fato de Osama ser árabe e mulçumano também é uma ironia. Ele esteve à venda e depois se arrependeu. Talvez estivesse expiando seus pecados perante Alá, empreendendo uma tosca guerra “santa”.

Ajudou os EUA a expulsar os Russos do Afeganistão depois percebeu que não passava de um objeto a ser descartado no momento certo. E foi, descartado no momento certo. Sua morte é um breve ato de um espetáculo que deve fazer sentido para o público (pelo menos boa parte dele). A popularidade de Obama disparou. Ele não será julgado. Deve ter chorado no enterro da mãe.

Há quem duvide da morte de Osama. Eu não. Eu duvido da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.