sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CONTINUA A LUTA PELA LIBERTAÇÃO DOS 5 HÉROIS CUBANOS INJUSTAMENTE DETIDOS NOS EUA

A mãe de um dos cinco antiterroristas cubanos condenados nos Estados Unidos há 14 anos, Mirta Rodríguez, qualificou de muito frutífera e grata a visita de uma semana que concluirá nesta quinta-feira (20) à República Dominicana.


"Vou embora satisfeita com tanta solidariedade com a causa do meu filho, Antonio Guerrero, e de Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino e René González", expressou à Prensa Latina.

Ela comentou que se sentiu bem entre muitos amigos e os meios de comunicação com os quais interagiu foram respeitosos e compreensivos ao expor "um caso que merece toda a atenção do mundo".

"Estes dias, cheios de experiências, representam outros esforços pela libertação de nossos filhos, que são vítimas de uma grande injustiça, pois eles somente nos defendiam de novas ações terroristas", afirmou.

Os Cinco, como são conhecidos internacionalmente, foram presos no dia 12 de setembro de 1998 ao monitorar atividades violentas de grupos anticubanos residentes na Flórida, sul estadunidense. Após um julgamento parcial e viciado, segundo reconhecidos juristas de diversas partes do mundo, receberam sentenças que chegam até dupla prisão perpétua por mais 15 anos de prisão.

René González esteve atrás das grades até 7 de outubro de 2011, e agora cumpre três anos de liberdade supervisionada em solo norte-americano.

Durante sua estadia na República Dominicana, Mirtha Rodríguez assistiu a uma missa a favor dos Cinco e visitou cidades do interior, entre elas Baní, berço do patriota Máximo Gómez, de destacada participação nas lutas independentistas cubanas.

Também, conversou longamente com integrantes da Campanha Dominicana de Solidariedade a Cuba, e foi recebida ontem por deputados e senadores na sede do Congresso."Não vamos descansar, temos um povo muito unido e amigos como vocês em todo o mundo para seguir brigando pela vitória final", expressou no último desses encontros.

Os Cinco, enfatizou, têm um valor imenso e sua luta contra o terrorismo é também a favor de toda a Humanidade. Com voz entrecortada em ocasiões, a mãe de Antonio Guerrero agradeceu o apoio dos senadores, entre eles Euclides Sánchez, quem promoveu em 2010 uma resolução a favor da liberdade dos antiterroristas cubanos.

Continue firme que a dignidade nunca morre, sugeriu Sánchez a Mirta Rodríguez após renovar o compromisso com os Cinco pois, agregou, "temos o dever de apoiar a Cuba pelos históricos laços que nos unem".

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.