terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ásia vence prêmio fotográfico sobre ODM

Indiano, paquistanês e vietnamita conquistam o primeiro lugar em concurso global contra a pobreza; ator Antonio Banderas compôs júri
Fonte: PNUD/Divulgação
Leia também
Prêmio de fotos sobre ODM vai até domingo

PNUD vai premiar fotografias sobre ODM

Campanha da ONU premia 4 fotos do Brasil


da PrimaPagina

Um fotógrafo indiano, um cinegrafista vietnamita e um professor de fotojornalismo paquistanês são os grandes vencedores da segunda edição do concurso anual "Fotografe isso: Nós Podemos Acabar com a Pobreza", promovido pelo PNUD, a Olympus Corporation e a Fundação Agência France Presse.

A premiação foi criada para motivar a população e os governos a redobrarem seus esforços na luta contra a extrema pobreza. Além disso, o concurso foi planejado para ser realizado pouco antes da cúpula de líderes mundiais que analisará o progresso registrado no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de 20 a 22 deste mês, em Nova York.

Participaram do concurso fotográfico 1.400 pessoas, que enviaram um total de três mil fotos, inclusive do Brasil. Os vencedores vão ganhar câmeras digitais e lentes fotográficas da Olympus Corporation e um certificado de reconhecimento do PNUD.

Um júri formado pelo ator Antonio Banderas, embaixador da Boa Vontade do PNUD, e outros quatro jornalistas fez a seleção dos vencedores nas categorias profissional e amadora. A terceira fotografia foi escolhida por votação popular.

No quesito profissional, venceu o registro do indiano Prakash Hatvalne, que fotografou um menino subindo as escadas de sua escola (acima). Entre as amadoras, a imagem ganhadora foi a do vietnamita Tran Vinh Nghia, que capturou o resultado de um dia de pesca no sudeste do seu país (abaixo).

O público, por sua vez, escolheu a foto do paquistanês Agha Rizwan Ali, que mostrou um grupo de estudantes homens e mulheres trabalhando juntos em aula de engenharia elétrica (abaixo).

Mobilização pró-ODM

As imagens foram enviadas por participantes de países desenvolvidos e em desenvolvimento. "Ao mostrar o que pessoas ao redor do mundo estão fazendo para erradicar a extrema pobreza em suas comunidades, nós percebemos que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio não são apenas metas abstratas", afirma a administradora do PNUD, Helen Clark.

Já Antonio Banderas considera "inspiradoras" as fotos mostrando as ações diárias de pessoas fazendo o que podem para alcançar os ODM.

"Espero que essas ações gerem uma onda que influencie a cúpula dos chefes de Estado na semana que vem em Nova York, para originar um resultado significativo", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.