segunda-feira, 28 de março de 2011

Chávez inicia seu giro sul-americano para impulsionar integração

Prensa Latina

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, iniciará hoje um giro que o levará a Argentina, Uruguai, Bolívia e Colômbia para impulsionar a integração regional e os convênios bilaterais assinados.

A informação foi dada no sábado pelo próprio presidente durante um ato para recordar sua saída de prisão há 17 anos, depois de liderar uma insurreição militar em fevereiro de 1992.

Segundo fontes oficiais, Chávez conversará em Buenos Aires com sua par anfitriã, Cristina Fernández, e receberá um prêmio da Faculdade de Jornalismo da Universidade de La Plata, por sua contribuição à comunicação social.

Além de vistoriar à cooperação agrícola, científica e industrial, está prevista a assinatura na Argentina de um convênio para construir ali uma planta de gás.

No Uruguai, o estadista e o presidente José Mujica darão seguimento a mecanismos de cooperação energética e agropecuária, enquanto na Bolívia inaugurará junto com Evo Morales obras para levantar uma termo-elétrica.

Também assinará um convênio para a exploração petroleira em La Paz e analisará com Morales a situação internacional da óptica de dois países irmanados na Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América, bloco integracionista que realizará sua XI cúpula no próximo 3 de abril em Caracas.

Com respeito à estadia na Colômbia, será o terceiro encontro de Chávez com Juan Manuel Santos para continuar reconstruindo as relações binacionais, afetadas pela hostilidade da administração de Álvaro Uribe.

O percurso do presidente venezuelano tem como recentes antecedentes o nascimento oficial da União de Nações do Sul (Unasul) e uma reunião nesta capital preparatória para a cúpula de fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.