sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comentário de um coxa branca tomando chá de cadeira‏*

Meu caro Juca;

Acompanho seu trabalho faz muito tempo, e sem precisar jogar confete, considero você, ao lado do Trajano e Tostão, as "penas e vozes" mais lúcidas da nossa crônica esportiva.

Você tem defendido que a provável e, com certeza, justa punição contra o Coritiba, tenha que ser exemplar, e desde que seja aplicada a outros clubes no futuro. Mas é justamente ai que mora o perigo...

No longínquo 1989, fatídico ano em que um fálido e desconhecido sujeito chamado Ricardo Teixeira ganhou a presidência da CBF do seu famoso sogro, houve um imbróglio entre o Coritiba X CBF. Para entender melhor, segue abaixo trechos de uma reportagem da Gazeta do Povo:

4/10/1989 – Na vitória do Coriti­­ba por 2 a 1 sobre o Sport, um tor­­cedor se aproveita da reforma do Couto Pe­­rei­­ra para invadir o gra­­mado e bater em Rafael Cam­­marota, goleiro do time per­­­­nam­­bucano. O clube é punido com a perda de um mando de jogo. Na se­­quência, a CBF determina que o con­­fronto com o Santos seja dis­­putado em Juiz de fora (MG). A diretoria alviverde aceita a punição, mas pede que a par­­tida seja dis­­putada no mesmo dia e horário de Sport x Vas­­co (25/10) – o Co­­­­­xa disputa com a equi­­pe carioca um lugar na segunda fase.

20/10/89
– O Coritiba consegue uma liminar permitindo que a partida com Peixe seja jogada simul­­ta­­nea­­mente à do Vasco com o Sport.

21/10/89
– Reunião de diretoria no Couto Pereira decide que o Coritiba não vai a Juiz de Fora.

22/10/89
– O Santos entra em campo e é declarado vencedor por W.O.

23/10/89
– A CBF cassa a liminar e sus­­pen­­de o clube por 1 ano de competições oficiais.

12/12/89
– Jacob Mehl, sucessor de Ba­­yard Osna, costura acordo com Ri­­cardo Teixeira. O Coritiba retira a ação na Jus­­tiça Comum. A CBF per­­mite que o Coxa dispute a Série B em 1990. O clube só voltaria à elite em 1996.

Naquele ano, o Coxa foi implacavelmente eliminado do campeonato (e tinhamos uma equipe pra lutar pelo título) e rebaixado para a segunda divisão, isto num ato de "benevolência" deste repugnante e até hoje presidente da CBF. Mas tal punição "exemplar" foi aplicada em outras equipes por deixarem mandar seus times a campo?

Pra citar apenas dois casos de times com sede no Rio de Janeiro: No campeonato carioca de 1998, tanto o Botafogo como o Flamengo não compareceram para jogar contra o Vasco da Gama. E o que aconteceu??

O Coritiba merece ser punido, mas não podemos ter a ilusão de que uma punição "exemplar" vinda da caneta do mandatário da CBF servirá de base futuras punições aos times chamados grandes do Brasil.

Somos uma grande nação, um clube centenário com uma torcida linda e apaixonada que não tem nada a ver com esses vândalos.

Forte abraço.
Sandro L. Querino

* referência ao bordão utilizado pelo Joca Kfouri em seu programa na CBN: Tomando chá de cadeira esperando a queda do Ricardo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.