domingo, 10 de janeiro de 2010

Famílias correm risco de violência

Cerca de 36 famílias Sem Terra estão correndo risco de violência na Fazenda Solidor, no Município de Espigão Alto do Iguaçu (PR). A área é objeto de disputa judicial que envolve os trabalhadores rurais e o grileiro das terras, Jocemino João Bonotto.

Uma caminhonete de propriedade de Bonotto estava sendo blindada em uma oficina da cidade de Quedas do Iguaçu, nesta quinta-feira (8/1). Segundo um funcionário da oficina, Bonotto pretente usar o veículo para o transporte de pistoleiros.

-A única explicação é uma possível ação contra as famílias acampadas para intimidar e vitimar lideranças. Estamos encaminhando à Justiça, à imprensa e à polícia uma denúncia e pedido de proteção e ação judicial, em vista de prevenir uma possível tragédia?, afirma o Sem Terra Samir Ribeiro.

-Precisamos também do apoio e da intervenção da sociedade em prol das famílias acampadas e já com residência fixada nestes últimos seis anos. É necessária a participação da Secretaria de Segurança do Paraná e aos órgãos competentes até que seja feita a conclusão do processo?, completa.

O assentamento Núcleo Agrícola Vitória foi reconhecido como de posse da União pela Justiça na década de 80. Em 2000, famílias que estavam assentadas foram despejadas em função do ganho de causa por Bonotto.

Depois de 13 anos de criação do assentamento, uma juíza local pediu a reintegração que favorece Bonotto. Foram ignorados todos os questionamentos feitos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Além disso, a juíza impediu que os trabalhadores rurais fizessem a colheita da produção das famílias, que serviria para o seu sustento (alimentação própria e de seu rebanho de animais e comercialização).

Em 2003, as famílias voltaram a ocupar a fazenda. Atualmente, o caso está em processo no Incra e na Justiça Federal.

Nesta quinta-feira (7/1), o Incra entrou com medida cautelar para que seja suspensa a reintegração de posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.