quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projeto impulsiona área social em 4 cidades

Abaetetuba, Barbalha, Jaguarão e Marliéria estão no Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano

CNM/Divulgação


Carolina Marconi
da PrimaPagina

O PNUD, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), selecionou as cidades de Abaetetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG) para fazerem parte do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local.

Nos quatro municípios serão investidos US$ 1,8 milhão, mas não se tem uma definição do valor aplicado em cada cidade. Para a oficial do PNUD e coordenadora do Programa, Ieva Larazeviciute, isso irá depender das necessidades que se apresentarem.

Basicamente, o dinheiro será usado para capacitar funcionários das prefeituras, do setor privado e do terceiro setor a elaborar e pôr em prática políticas e projetos que contribuam para melhorias socioeconômicas inclusivas e sustentáveis na cidade.

“O objetivo principal é levar apoio aos municípios selecionados, de modo a fortalecer suas capacidades e prover conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão”, explica Ieva. A ação também ajudará os municípios a encontrar fontes de financiamento para eles, não vai financiá-los diretamente, ressalta.

Segundo Ieva, para a escolha de cada município houve critérios principalmente voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanas locais, prevendo uma continuidade após o término do desenvolvimento do programa. Ela afirma que este é um desafio para o PNUD, por ser um programa piloto no Brasil, pela primeira vez envolvendo vários segmentos dentro dos municípios como o público, privado e a sociedade civil.

Para Ieva, a intenção é, principalmente, formar municípios referência em boas práticas de desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também foi observado pelos técnicos, já que as cidades selecionadas estão abaixo da média nacional, que é 0,792. "O comprometimento e articulação demonstrados foram essenciais, porque a concorrência entre as cidades do País foi muito acirrada". Durante o período de desenvolvimento dos trabalhos, serão elaborados programas, buscando parcerias com as agências internacionais que destinam recursos para as ações de desenvolvimento.

Os municípios elegidos saíram de quatro grupos diferentes:

Abaetetuba (PA): município com obras estruturais já em andamento com IDH = 0,706

Barbalha (CE): município integrante de pólo de desenvolvimento regional com IDH = 0,687

Jaguarão (RS): município em área de fronteira com IDH = 0,764

Marliéria (MG): município integrante de área metropolitana muito pobre com IDH = 0,731

O processo de seleção teve início em junho e terminou em setembro. Para chegar ao resultado final, ocorreram diversas etapas como visitas técnicas aos 12 municípios finalistas. Em campo, a equipe do PNUD analisou o potencial de desenvolvimento de capacidades de cada um deles, antes de se decidir pelos quatro selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.