terça-feira, 30 de março de 2010

PNUD e Sony vão combater Aids na Copa

Empresa japonesa montará telões em Camarões e Gana; testes e informações sobre doença também estarão disponíveis ao público

UNDP Divulgação

O PNUD, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Sony Corporation firmaram parceria para reforçar a luta mundial pelo fim da extrema pobreza em 2015 e pelo cumprimento de outros Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com foco no combate ao vírus HIV e à AIDS.

Como parte da parceria, uma campanha contra o avanço da doença na África vai se focar na ajuda a comunidades carentes, levando informações médicas a Gana e Camarões. Nos dois países, a Sony montará telões que transmitirão, de graça, cerca de 20 jogos da Copa do Mundo, permitindo que a população local, que tem pouco acesso a televisores, possa acompanhar a participação de suas seleções no maior evento esportivo do ano.

Junto com a transmissão dos jogos, o PNUD, a JICA e seus parceiros locais oferecerão aos espectadores orientações e testes de HIV/AIDS. Esta é a primeira vez que o Mundial de futebol entre seleções, disputado desde 1930, é realizado no continente africano. A competição começa em junho.

A administradora do PNUD Helen Clark diz que “a Copa do Mundo une as pessoas em torno de suas equipes, torcendo por seus jogadores”, e que “o mesmo pode acontecer com os Objetivos do Milênio”. Ela afirma ainda que não há espectadores no combate à pobreza. “Todos têm uma função na luta para atingir os oito objetivos do milênio. Esses esforços vão melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.”

Tendo a Copa como atrativo, os participantes da campanha esperam ajudar, neste ano, aproximadamente 13 mil pessoas, e realizar cerca de 1.800 testes de HIV. O presidente da JICA, Sadako Ogata, acrescenta que a Copa do Mundo da África do Sul é a oportunidade perfeita para reafirmar a solidariedade mundial para com o continente africano.

Para ele, Sony, PNUD e JICA estão dando um importante passo de aproximação com a África. “Esforços colaborativos entre pessoas e povos na África e no mundo são indispensáveis para se alcançar paz e prosperidade no mundo”, completa.

Embora o futebol seja um esporte muito popular em Camarões e Gana, apenas uma pequena porcentagem de seus habitantes tem acesso a televisores (22% em Camarões e 21% em Gana) e, por isso, a maioria não consegue acompanhar os jogos de suas seleções e apoiá-las.

Howard Stringer, presidente e CEO da Sony, se diz muito feliz em poder contribuir com uma campanha contra o HIV/AIDS e ainda levar “uma grande experiência futebolística” às pessoas de Camarões e Gana por meio da tecnologia e do apoio da FIFA, a entidade que regula o futebol mundial.

Após a Copa, a Sony continuará apoiando as Nações Unidas no esforço para que os Objetivos do Milênio sejam atingidos, como parte de suas atividades complementares, aproveitando a tecnologia da companhia japonesa e sua presença em todo o mundo.

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