sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ex-governador Orestes Quércia morre aos 72 anos em SP

eband

O ex-governador Orestes Quércia morreu na manhã desta sexta-feira em São Paulo. As informações foram dadas pelo hospital Sírio Libanês, onde Quércia estava internado para tratar de um câncer na próstata.

O político estava na UTI há alguns dias, mas a família não permitiu que o hospital divulguasse informações sobre o estado de saúde do paciente. Na última eleição, Quércia desistiu da candidatura ao Senado para tratar da doença.

Vida e Trajetória

Orestes Quércia participou da política ativamente no Brasil. O empresário já foi vereador, deputado estadual, senador, vice-governador e governador do Estado de São Paulo.

Ele nasceu em 18 de agosto de 1938 em Pedregulho (SP), filho de Octávio Quércia e Isaura Roque Quércia. Jornalista, advogado e empresário, iniciou sua vida pública em Campinas, nos anos 1960. Exerceu o mandato de vereador entre 1964 e 1966. Deixou o cargo no ano seguinte, assumindo um assento na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Em 1969, foi eleito prefeito de Campinas. Chegou ao Congresso como senador em 1975, após derrotar o ex-governador paulista Carvalho Pinto na eleição do ano anterior.

Em 1982, foi eleito vice-governador na chapa de Franco Montoro. Candidato governista, ele venceu a eleição para o Palácio dos Bandeirantes no pleito seguinte, em 1987.

Nas eleições presidenciais de 1989, o primeiro pleito direto desde o regime militar, Quércia esteve cotado para disputar o Palácio do Planalto, mas optou por terminar seu mandato de governador.

Após deixar o governo paulista, o peemedebista disputou a Presidência da República em 1994, o governo estadual em 1998, o Senado em 2002 e 2006, porém não venceu em nenhum dos casos. Em 2010, concorreu novamente ao Senado, mas renunciou à candidatura antes do pleito para tratar um câncer de próstata.

Quércia participou da fundação do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Foi presidente nacional da legenda entre 1991 e 1993. Liderou o diretório paulista do partido por quatro vezes, elegendo-se pela última vez em 2009.

Era casado com Alaíde Barbosa Ulson Quércia, com quem teve quatro filhos. Teve ainda outro filho, fruto de um relacionamento anterior com Santa Corsini.

Nas eleições deste ano, o ex-governador, que era candidato a senador, desistiu da competição para tratar de um câncer de próstata que havia sido tratado há mais de dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.