quarta-feira, 20 de abril de 2011

Raúl Castro encerra 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba

O Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, disse nesta terça-feira que a principal tarefa é, agora, concentrar-se no cumprimento dos acordos do evento, sob o denominador comum da ordem, disciplina e exigência.

Raúl Castro assinalou como compromisso superior obter com o concurso de todos a atualização do modelo econômico da nação, para garantir o caráter irreversível do socialismo em Cuba.

Ele também conclamou a que não se façam ilusões de que o cumprimento das diretrizes aprovadas e das medidas a elas associadas sejam a solução para alcançar o êxito.

A atualização não é um milagre que se obtém da noite para o dia e será alcançada gradualmente, no transcurso do quinquênio, pois é enorme o trabalho de planificação e coordenação, tanto no plano jurídico como na preparação dos que intervirão nele.

Considero indispensável, não só um intenso trabalho de divulgação sobre cada medida, mas como manter os pés e os ouvidos bem colados à terra, para superar obstáculos e retificar os erros cometidos em sua aplicação.

O principal inimigo está em nossas próprias deficiências e, portanto, na tarefa de tamanha dimensão para o futuro da Pátria não renunciaremos a fazer as mudanças necessárias, como indicou Fidel, e ao ritmo demandado pelas circunstâncias objetivas.

Sempre — disse Raúl — com o apoio e a compreensão dos cidadãos, sem colocar em risco a unidade em torno à Revolução e seu programa.

Raúl Castro sublinhou que Cuba se encontra dentro do reduzido número de países que contam com as condições de transformar seu modelo econômico e sair sem traumas sociais disso.

Temos um povo patriótico, poderoso pela força de sua unidade política, a força de sua causa e com sua preparação militar, orgulhoso de suas raízes revolucionárias, sublinhou.

Raúl manifestou que os planos serão alcançados apesar do bloqueio estadunidense, as condições adversas do mercado internacional, expressas na inexistência de acesso às fontes de financiamento por Cuba e aos preços do petróleo que encarecem tudo o que é comprado do exterior.

O primeiro é cumprir o aprovado neste evento, ou seja, que o Comitê Central analise em suas plenárias, duas vezes por ano pelo menos, como são cumpridos os acordos, particularmente a atualização do modelo econômico e a execução do Plano da Economia, agregou.

Missão de Primeiro Secretário

Raúl Castro assinalou também que a principal missão do ocupante do cargo de Primeiro Secretário é defender, preservar e prosseguir o aperfeiçoamento do socialismo.

O presidente cubano sublinhou que assume sua última tarefa com a firme convicção de não permitir, jamais, o regresso ao regime capitalista.

Diante dos delegados e convidados ao evento, entre eles o líder da Revolução, Fidel Castro, Raúl destacou a adequada proporção de chefes principaus das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) no Birô Político do Comitê Central.

"Tenho razões de sobra para proclamar que as FAR nunca renunciarão a cumprir o papel a serviço da defesa do povo, do Partido, da Revolução e do Socialismo", disse.

Raúl disse também que a condição de membro do Comitê Central, que em parte havia sido até agora um reconhecimento à trajetória de luta dos eleitos, a partir deste momento deverá predominar o conceito de que essa categoria representa uma enorme responsabilidade ante o PCC e o povo.

Convocada a Conferência

Em seu encerramento, o 6º Congresso do PCC convocou para 28 de janeiro de 2012 a Conferência Nacional do partido, cujo tema central será avaliar com objetividade e sentido crítico o trabalho da organização.

A Conferência, segundo informou ao plenário do Congresso o Segundo Secretário do Partido, José Ramón Machado Ventura, determinará com vontade renovadora as transformações necessárias para situar o Partido à altura das demandas das atuais circunstâncias.

"O partido deverá mudar tudo o que deve ser modificado, como disse Fidel em sua brilhante definição do que é Revolução, e esse conceito presidirá o espírito do debate a as decisões a tomar sobre a base da inteligência e visão de futuro", assinalou.

"A Conferência deverá fazer as modificações nos métodos e estilos de trabalho do Partido, para consolidar seu papel de vanguarda organizada da Revolução e força dirigente superior da sociedade e do Estado", agregou Machado Ventura.

Com informações da Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.