sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cuba já não é uma estrela solitária na América

Por Cláudio Fajardo

Cuba foi a primeira estrela socialista a brilhar na América. Desde os primeiros anos da vitória da Revolução -1959-, o brilho daquela estrela tornou-se referência para a juventude do mundo todo, mas especialmente para toda uma geração de jovens generosos da América Latina. Cuba experimentou as virtudes e as vicissitudes de seu pioneirismo. Iniciou uma inédita trajetória de construção de uma sociedade mais justa e, por isso mesmo, despertou o ódio doentio das privilegiadas oligarquias tradicionais e dos ricos e opulentos proprietários e capitalistas norte-americanos.

Com entusiasmo, a construção do socialismo empolgou a população cubana. Sob a liderança dos revolucionários, dentre eles Fidel e Che, foi-se delineando uma estratégia de transformações sociais para o bem-estar da população da Ilha e, aí residia a ousadia, para o levante de todos os oprimidos, da América e também do continente negro da África. O impulso ideológico e a solidariedade daí decorrentes estão agora exibindo a sua fecundidade no desabrochar de uma nova era: a Cúpula de Cancún.

Depois de suportar quatro décadas de isolamento diplomático no continente americano e um bloqueio econômico cruel, Cuba se reúne com todos os países da América (América Latina e Caribe) exceto EUA e Canadá. Aquele isolamento na OEA (Organização dos Estados Americano) imposto pela hegemonia dos EUA é hoje página virada. Quem agora está amargando o isolamento -imaginem!- são justamente os Estados Unidos da América.

É muito bom estar vivendo estes dias, durante décadas de sofrimento, resistência e luta, somente nos melhores sonhos, socorridos pelo vigor ideológico, éramos capazes de encontrar o conforto ao imaginar que um dia isso pudesse acontecer.

http://blogdofajardo.wordpress.com/

5 comentários:

  1. Uribe26.2.10

    E o cara que morreu na greve de fome? Um verdadeiro líder não deveria manter contato com a oposição? Opa, eu disse "oposição"?

    ResponderExcluir
  2. Fui aluna do professor Fajardo! Parabéns pela publicação do artigo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26.2.10

    Lula levou o Fome Zero para Cuba... lá matou um grevista de fome que era apenas um preso político.

    ResponderExcluir
  4. Silvano26.2.10

    URIBE!!! PARE DE OUVIR TANTO A MIRIAM PORCONA E SE LIGA NOS FATOS!! SÓ MESMO O PIG PRA FAZER ALARDE COM A MORTE DE UM PRESIDIÁRIO QUE FAZIA GREVE DE FOME!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8.4.10

    Preso politico em CÚba ???isso é invenção da PIG...

    Em CÚba todos tem internet e liberdade pra postar na rede o que quiser...

    Até preso politico tem internet e 8 refeiçoes por dia...

    ResponderExcluir

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.