sábado, 20 de fevereiro de 2010

Futebol estelar rende US$ 767 mil a Haiti

Com Kaká, Amigos de Ronaldo e Zidane enfrentaram estrelas do Benfica; renda foi revertida a vítimas do terremoto de janeiro

ONU/Divulgação
da PrimaPagina

O clube português Benfica e o PNUD anunciaram que a edição deste ano do Jogo contra a Pobreza, realizado em 25 de janeiro em Lisboa, arrecadou US$ 767 mil, valor que será direcionado integralmente aos projetos de trabalho remunerado nas frentes de reconstrução do Haiti, cuja capital foi devastada por um terremoto no começo do ano.

O programa de ajuda liderado pelo PNUD tem criado postos de emprego a milhares de homens e mulheres, ajudando-os a recomeçar a vida em suas comunidades. O anúncio da renda do jogo foi feito após auditorias nas vendas de ingressos, nos direitos de transmissão e patrocínios.

O Jogo contra a Pobreza, organizado pelo Benfica e pelo PNUD, aconteceu no estádio da Luz, na capital portuguesa, e teve público de 50 mil torcedores assistindo aos “Amigos de Ronaldo e Zidane” contra “As estrelas do Benfica”. Sessenta jogadores de seleções nacionais estiveram em campo. Antes do ponta-pé inicial, os atletas respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto devastador de 12 de janeiro.

“Todas as vezes que nos unimos em torno desta partida podemos fazer a diferença”, disse o embaixador da Boa-Vontade do PNUD e ex-jogador francês Zinédine Zidane. “Eu acho que o Haiti precisa da ajuda de todos agora”, afirmou o craque brasileiro Kaká, que substituiu o amigo Ronaldo e também embaixador da Boa-Vontade do PNUD, que teve compromissos profissionais com o Corinthians e não pôde participar do jogo. “Há uma série de problemas ao redor do mundo, mas o mais urgente no momento é o Haiti, e por causa disso eu estou muito feliz em fazer parte deste jogo e representar o Ronaldo”.

O programa coordenado pelo PNUD prevê colocar mais de 100 mil pessoas nas frentes de trabalho de reconstrução o mais rapidamente possível. As atividades incluem remoção de escombros das ruas, busca e estoque de material reutilizável e eliminação de resíduos. A ideia é restaurar os serviços públicos essenciais, como reabilitar as ligações de energia, reformar infraestruturas nas ruas e retomar acesso à água, além de proteger as suas fontes

Nos últimos sete anos, o Jogo contra a Pobreza, apoiado pela FIFA e pela UEFA, arrecadou fundos para projetos de combate a pobreza em vários países do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.