domingo, 21 de fevereiro de 2010

PNUD premiará projetos socioambientais

Prêmio Equatorial, que está na quinta edição, vai destacar iniciativas comunitárias que usam a preservação ambiental para gerar renda

Reprodução
da PrimaPagina

Uma premiação do PNUD que prestigia projetos comunitários que combinem geração de renda com preservação ambiental está com as inscrições abertas até 28 de fevereiro O Prêmio Equatorial 2010 concederá US$ 5 mil a 20 finalistas e US$ 20 mil aos cinco vencedores — um de cada região em desenvolvimento (África, Ásia e Pacífico e América Latina e Caribe), um para uso da cultura tradicional de indígenas e um relacionado a adaptação às mudanças climáticas.

As inscrições não precisam ser feitas por responsáveis pelos projetos — qualquer pessoa pode indicar um programa que se encaixe no perfil exigido pelos organizadores. Esta é a quinta edição da iniciativa, promovida de dois em dois anos. Oito projetos brasileiros já chegaram às finais, e dois foram vendedores: a Associação Vida Verde de Amazônia e Mamirauá.

São seis os critérios principais usados para selecionar os vencedores: impacto (redução efetiva da pobreza por meio da conservação da biodiversidade), parcerias (interligação entre o projeto comunitário e outros setores), sustentabilidade (é preciso comprovar que houve pelo menos três anos de ações bem-sucedidas), inovação e capacidade de ser adaptado a outros contextos, liderança e empoderamento (participação decisiva dos moradores no projeto, especialmente dos grupos marginalizados) e igualdade entre os sexos e inclusão social.

A ideia do Prêmio Equatorial é que pequenas iniciativas comunitárias de sucesso, se difundidas, podem resultar numa contribuição importante para o mundo cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, incluindo áreas como renda, educação, saúde e meio ambiente). Por isso, todos os indicados ao prêmio aderem a uma rede mundial de melhores práticas em biodiversidade, para que suas experiências sejam disseminadas e compartilhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não tiver conta no Google, opte por "Comentar como: Nome/URL", sendo que o campo URL não precisa ser preenchido.

Não serão tolerados ataques pessoais.